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O que é digital analytics? Saiba a importância para empresas

O que é digital analytics? Saiba a importância para empresas
O que é digital analytics? Saiba a importância para empresas

Se você está buscando sobre digital analytics, provavelmente já escutou sobre esse termo em algum lugar, seja nos corredores da empresa onde trabalha ou em alguma aula na faculdade.

Nos últimos anos, o comportamento das pessoas mudou muito na hora de comprar. Isso obrigou as empresas a estudar os novos hábitos dos consumidores para adaptarem os seus negócios às exigências atuais.

Assim como as pessoas estão consumindo muito mais pela internet, seja pelo smartphone ou computador, as organizações estão aproveitando a tecnologia para otimizar o negócio e aumentar as suas vendas digitais. É aí que entram as análises de dados digitais, que é conhecida por ser possível com ferramentas de digital analytics.

Digital Analytics: o que é?

Mas, afinal, o que é o digital analytics? Apesar do nome diferente, o conceito não é tão complicado e pode te ajudar muito dentro de uma empresa e até te qualificar melhor para o mercado de trabalho.

Vamos começar a explicação com um exemplo. Imagine que você está procurando um produto na internet e encontra duas lojas virtuais famosas e confiáveis que possuem o que você buscou. Você clica nos dois sites e vê que cada uma tem preços diferentes.

Ao perceber a diferença de preço, você imediatamente fecha o site com o produto mais caro. Em seguida, analisa o produto na loja com o preço melhor e já coloca ele no carrinho do site para finalizar a compra.

Com digital analytics, as duas lojas poderão coletar os dados das visitas aos sites de cada pessoa que, assim como você, acessou em busca de uma compra. Com esses dados, é possível fazer análises e interpretar o que pode estar fazendo a diferença para um usuário comprar no site ou aplicativo da empresa ou comprar na concorrência.

No caso do nosso exemplo, o preço foi o fator decisivo. Mas há muitos outros motivos que fazem o cliente tomar uma decisão de comprar ou não, e tudo isso pode ser analisado e aprimorado com o digital analytics.

Qual a importância do digital analytics para uma empresa?

Agora imagine a quantidade de dados disponíveis para as empresas poderem interpretar como cada um dos consumidores estão se comportando quando acessam o site. É muita informação disponível para que as equipes de tecnologia e análise de dados possam traçar novas estratégias e otimizar diversas áreas do site ou aplicativo.

Veja alguns fatos que fazem o digital analytics ser uma peça muito importante para o crescimento dos negócios digitais de uma empresa.

  • Entender o comportamento do público e do consumidor

    Com uma amostra grande de usuários acessando o site ou o aplicativo, é possível traçar um perfil de quem são essas pessoas e transformar o grupo em uma persona, isto é, uma pessoa fictícia que representa o comportamento de um grupo em relação ao consumo.

    Com esses dados e com as personas construídas, é possível direcionar todos os esforços para “dialogar” com esse consumidor específico, tanto com o tom de voz da marca, o foco das campanhas digitais e até as estratégias de vendas.

  • Otimizar os gastos com campanhas

    Para impactar o maior número de pessoas possível, as campanhas de marketing exigem muitos recursos, tanto financeiros quanto humanos. Mas não necessariamente isso quer dizer que quanto mais dinheiro, maior é o retorno, já que muitas vezes esses esforços de campanha acabam atingindo pessoas que não são potenciais consumidores.

    Assim, o digital analytics é capaz de otimizar os gastos com as campanhas ao criar uma análise de quem é o público-alvo certo para ser impactado com as peças digitais de marketing. Isso representaria uma redução de dinheiro desperdiçado, que pode abrir espaço no orçamento para novos investimentos técnicos e em pessoas qualificadas.

    Com funcionários capazes de organizar as campanhas por meio das análises de dados, a tendência é trazer muito mais vendas para a empresa.

  • Detectar possíveis melhorias para a experiência dos usuários

    No exemplo que usamos mais cedo neste texto, mostramos que a desistência da compra se deu por causa do preço. Mas há muitas outras razões para um usuário desistir de comprar em um site. O site pode não parecer confiável, pode ter o caminho de compra confuso para o usuário ou simplesmente pode apresentar problemas técnicos e não carregar muito bem.

    O digital analytics é capaz de identificar onde estão os principais pontos de desistência dos usuários que acabam por não concluir a compra. Com os problemas identificados, é possível direcionar para as equipes responsáveis para testar melhorias, seja em tecnologia, design, marketing ou até de produto.

  • Aumentar a conversão de clientes

    Com o conhecimento de como o público-alvo se comporta antes de comprar, com o dinheiro para as campanhas otimizado e os esforços das equipes direcionados para as melhorias do site, as chances de aumentar a conversão de clientes para vendas é muito maior.

    Por isso, investir em tempo, pessoas e ferramentas de digital analytics traz impactos diretos nos resultados de uma empresa.

Quais são as ferramentas de digital analytics?

As ferramentas de digital analytics se multiplicaram devido ao reconhecimento da importância dessa coleta e análise de dados para as empresas. Mas existem algumas das mais famosas usadas no mercado corporativo. Entre elas, é possível usar versões pagas e de testes gratuitos.
Confira as mais usadas:

  •  

    Google Analytics

    A ferramenta mais famosa de coleta e análise de dados do mercado. Com fácil visualização de números, tabelas e gráficos, o Google Analytics conta também com uma versão gratuita com diversos recursos importantes.

  •  

    SEMRush

    Ferramenta paga para análise de SEO e inteligência com palavras-chave de pesquisas online.

  •  

    Adobe Analytics

    Ferramenta para análise em tempo real de desempenho de campanhas e testes A/B.

  •  

    AT Internet

    A ferramenta é usada para estudo do público e do usuário que acessa os sites e aplicativos. Conta com período de teste gratuito, mas suas ferramentas são pagas.

  •  

    Google Search Console

    Outra ferramenta do Google, mas focada no desenvolvimento de estratégias de SEO e de busca por palavras-chave.

O que uma pessoa precisa para trabalhar com digital analytics?

Para trabalhar com digital analytics, é necessário estar por dentro de como funciona o mercado digital. Como grande parte das pessoas que atuam na área vão trabalhar com análise de dados, é preciso saber lidar com números e ter a visão crítica para interpretá-los e aproveitar as análises para fazer melhorias no negócio e trazer resultados.

Muitos números, gráficos e tabelas serão utilizados. Se você quer entrar no mundo dos dados e não sabe por onde começar, confira outros conteúdos do nosso blog para descobrir mais sobre marketing digital!