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O que é UTM: entenda o que é e sua importância

O que é UTM: entenda o que é e sua importância
O que é UTM: entenda o que é e sua importância

A gestão de tráfego é um dos pontos estratégicos para conseguir manter uma presença digital eficiente e dar suporte a outras estratégias essenciais do marketing digital.

Por exemplo, a identificação dos fluxos para um site permite identificar se as estratégias para cada canal, para direcionamento para o site, estão sendo efetivas e quais devem ser alteradas.

Dentro desse contexto, o UTM tem um papel fundamental para o sucesso de uma boa gestão de tráfego e do marketing digital da sua empresa como um todo. Você já ouviu falar sobre ele? Se ainda não, confira a seguir mais sobre o tema e tire suas dúvidas!

O que é UTM?

UTM é a sigla para Urchin Tracking Module ou, em português, Módulo de Rastreamento Urchin. Ele é um dos mecanismos mais importantes quando falamos em rastreamento de tráfego.

Ele funciona com a criação de uma extensão específica para os links do seu site e, assim, permite que o gestor de tráfego identifique qual foi a origem daquele acesso e, assim, facilitar o entendimento de padrões de comportamento, quais são os fluxos prioritários dos usuários e traçar estratégias mais eficientes.

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Qual a importância do UTM no rastreamento de tráfego?

Um dos pilares de uma estratégia de marketing digital de sucesso é, justamente, o monitoramento: saber exatamente de onde veio determinado fluxo, para onde ele vai, quais são as tendências que esses dados apontam, entre outros.

Por exemplo, você pode realizar diferentes estratégias para trabalhar o tráfego vindo de uma rede social específica, mas se o seu público não está respondendo a isso, pode ser mais interessante optar por outras estratégias mais eficientes.

Por isso, o UTM é tão importante: ele ajuda a definir parâmetros importantes de rastreamento que serão utilizados no Analytics, em conjunto com outras informações e, assim, proporcionar uma visão mais ampla e complexa da presença digital da empresa.

Como utilizar o UTM no dia a dia da gestão de tráfego?

Vamos ver a seguir como trazer o UTM para a rotina da sua empresa.

O UTM pode – e deve – ser incorporado em todo link gerado pela sua empresa. Lembre-se que o rastreamento é parte estratégica nas rotinas de marketing digital e gestão de tráfego.

Por exemplo, vai divulgar um e-book? Utilize UTM para identificação do tráfego para a landing page. Fez uma campanha com um influencer digital, que vai divulgar o link para um determinado produto de seu site em suas redes? Conte com o UTM. O CTA de um post direciona para o contato com a empresa? Utilize UTM.

Lembre-se que toda ação tem um propósito e cada link gerado tem uma motivação estratégica em sua empresa. Saber se tudo está indo bem ajudará a direcionar melhor os esforços no futuro.

Escolha a ferramenta

Hoje temos diversas ferramentas que permitem criar links rastreáveis e, por isso, é importante conhecer quais delas são as mais eficientes para o seu negócio.

Inclusive, o Google também fornece isso. Contudo, hoje não é mais possível contar com a ferramenta dele de encurtar o link gerado com UTM, então você pode precisar de outro encurtador para tornar o link mais confortável para visualização pelo usuário.

Segmente os parâmetros

Está fazendo uma campanha específica, por exemplo, para o dia das mães e quer saber se as ações promocionais estão fazendo sucesso? Utilize parâmetros segmentados para isso. Com isso, você consegue identificar não só se cada canal ou fonte de tráfego está sendo eficiente, mas ter dados para analisar os resultados da campanha como um todo.

Esses parâmetros precisam ser organizados para que possam ser acompanhados os resultados. Uma das formas é contar com uma planilha, que permita acompanhar os parâmetros. Ou, então, conte com ferramentas que fazem esse acompanhamento de forma adequada.

Alguns dos parâmetros que podem ser utilizados em uma URL rastreável são:

  • país de origem do tráfego;
  • canal de origem;
  • produto que está sendo divulgado;
  • origem da campanha (campaign source), ou seja, em qual canal ela está sendo exibida;
  • mídia da campanha (campaign medium), ou seja, qual o tipo de mídia que está promovendo o link (banner, e-mail marketing, entre outros);
  • macro estratégias, ou seja, o nome da estratégia na qual aquele link está inserido (por exemplo, se é uma promoção sazonal).

Outro ponto importante é garantir que o link fique amigável para o usuário. Isso porque o uso do UTM faz com que o link fique maior, com os parâmetros de análise definidos. Para isso, use os encurtadores de link, que minimizarão esse desconforto.

Também é importante manter o link amigável, pois isso pode comprometer, também, estratégias de divulgação em redes sociais (por exemplo, quando há limite de caracteres por post). Com isso, você não compromete as estratégias de copywriting.

Monitore

Não adianta adicionar o UTM e não estabelecer os parâmetros de monitoramento para identificar se, de fato, os resultados estão sendo obtidos como deveriam. E um primeiro passo é definir as métricas que deverão ser analisadas.

Além disso, acompanhe os resultados constantemente. Mudanças nos fluxos podem indicar a necessidade de um acompanhamento específico em algum ponto. Por exemplo, se um fluxo anormal vier de uma rede social, pode ser que alguma publicação com o link tenha viralizado.

Utilize os dados para otimizar estratégias

As informações obtidas no monitoramento precisam ter, também, aplicações práticas para suas estratégias. Por isso, utilize essas informações de forma consistente e estratégica para otimizar suas ações de gestão de tráfego na empresa.

Utilize outros dados gerados pelo seu marketing nesse processo de adequação das estratégias. Tenha uma visão ampla e completa do negócio. Com isso, você consegue traçar estratégias mais eficientes e que permitam o sucesso do marketing digital da empresa como um todo.

O UTM é uma ferramenta fundamental para identificar a origem do tráfego da sua empresa. As informações ali coletadas darão as bases para otimizar muitas estratégias essenciais e garantir melhores resultados.

Por isso, se você está em busca de uma visão ampla do que está acontecendo e identificar os melhores caminhos para conduzir suas ações, não deixe de contar com o rastreio de tráfego que ele proporciona.

Fato é que, para entender a dimensão do UTM, alguns outros conceitos também precisam estar bem claros para os gestores dessa área. Entre em contato conosco

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