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O que é CRO? Entenda definitivamente o seu conceito

O que é CRO? Entenda definitivamente o seu conceito
O que é CRO? Entenda definitivamente o seu conceito

No marketing digital o objetivo principal das ações desenvolvidas é converter os visitantes em leads e, posteriormente, em clientes fiéis. Infelizmente, muitas vezes as empresas ainda não têm um ritmo contínuo de conversão em seus sites, simplesmente porque não sabem o que é CRO (Convertion Rate Optimization) — ou sabem, mas ainda não entendem como aplicá-lo, negligenciando a sua importância.

Esse também é o seu caso? Se for, então está na hora de parar um pouco e começar a considerar o que uma boa técnica de CRO pode fazer para o crescimento do seu negócio. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e entenda de uma vez por todas tudo o que você precisa saber sobre esse conceito.

Afinal, o que é CRO?

Em marketing digital, quando falamos em conversão estamos nos referindo a qualquer ação realizada no site da empresa, como comprar um produto ou serviço, baixar um e-book, preencher um formulário, fazer um registro para receber newsletters, entrar em contato com a empresa, dentre outras.

O CRO significa, em tradução livre, fazer a otimização dessa taxa de conversão. Ou seja, parte da premissa dessa técnica é a melhora da performance de um site, conseguindo, assim, potencializar o seu número de conversões.

Quais são os pilares do CRO?

Dentro de uma estratégia de CRO existem 3 pilares básicos e fundamentais que sustentam todas as ações. São elas:

  • foco na segmentação de clientes;
  • entrega de conteúdos relevantes;
  • realização de testes.

O conteúdo do seu site poderá converter bem mais se ele for otimizado para as pessoas certas. É preciso entender que um material relevante é aquele que oferece soluções para um determinado problema. Por isso, é tão importante segmentar o seu público antes de aplicar qualquer outra estratégia de atração.

Realizar testes também é uma etapa muito importante para verificar se o trabalho de CRO está funcionando e trazendo os resultados pretendidos. Caso contrário, é hora de pensar em outras maneiras de melhorar a taxa de conversão antes que seja tarde.

Quais os principais benefícios do CRO para o meu negócio?

Afinal, você sabe quais são os benefícios do CRO e por que ele é importante para o seu negócio? Confira abaixo e descubra.

  • Reconhecimento da marca

    Embora o CRO, em um primeiro momento, seja visto como uma ferramenta utilizada com o objetivo principal de aumentar a taxa de conversão, ele também pode ser encarado como um método capaz de gerar maior autoridade para sua marca no mercado.

    Estratégias bem construídas de CRO aliadas a um bom conteúdo são tudo o que um site precisa para ampliar a visibilidade de uma marca e melhorar seu reconhecimento em meio ao público almejado.

  • Aumento direto das vendas

    Se o seu objetivo é melhorar os resultados diretos de vendas, então o CRO cairá como uma luva na estratégia do seu negócio, uma vez que um site bem otimizado atrairá leads muito mais qualificados.

    Por vezes, simples mudanças na otimização do layout das suas páginas, por exemplo, podem significar um aumento considerável em suas vendas, já que quanto mais conversões, maiores são as chances de ver seus resultados se multiplicarem.

  • Aumento do ROI (Return On Investment)

    Nem sempre aumentar o tráfego é garantia de um bom retorno. É preciso ir além, extraindo desse tráfego leads mais qualificados que poderão influenciar positivamente no ROI (Retorno Sobre Investimento) da empresa.

    O CRO combinado a outras estratégias digitais pode ser a garantia de um ROI muito mais satisfatório, uma vez que, quanto mais conversões obtiver, maiores serão as chances de a empresa vender seus produtos e serviços.

  • CRO = Economia de tempo e dinheiro

    Ao trabalhar uma estratégia de CRO eficiente é possível gerar uma taxa ainda mais alta de conversão, diminuindo o tempo necessário para atingir as metas estabelecidas, otimizando os gastos em captação de clientes e redirecionando os investimentos para a fidelização do público a longo prazo.

  • Maior compreensão sobre o comportamento dos visitantes

    Os testes realizados pelo CRO ajudam a compreender o comportamento dos visitantes no site, assim como as suas etapas na jornada de compra. Com essas informações em mãos é possível encontrar possíveis falhas e potencializar o processo de conversão.

  • Aumento do ticket médio

    Quanto mais otimizado for o seu processo de conversão, maiores serão as taxas e, consequentemente, maior será o ticket médio dos seus clientes. Embora um dado não esteja diretamente relacionado com o outro, se você trabalhar essa estratégia corretamente é possível atingir bons resultados.

  • Melhora na experiência do usuário

    Como falamos, o CRO ajuda a compreender o comportamento dos seus clientes em sua página. Com isso, é possível pensar em estratégias eficientes que ajudam a melhorar a experiência do usuário como um todo, facilitando o seu processo até a compra.

  • Maior retenção dos cliente

    Quanto melhor for a experiência do usuário, maiores são as chances de um relacionamento fidelizado e duradouro. Ou seja, o CRO pode impactar diretamente na retenção dos clientes no seu site e no seu consumo final.

Como implementar uma estratégia de CRO em meu negócio?

E agora que você já conhece um pouco mais sobre o CRO e seus benefícios, chegou a hora de entender como essa estratégia funciona na prática. Para isso, listamos alguns passos importantes para implantá-lo em seu negócio. Confira e inspire-se!

  • Otimize os seus melhores posts

    Pode ser que a oferta de conteúdo que você promove não esteja alinhada ao objetivo do site, ou o seu CTA não seja claro e chamativo o suficiente para atrair cliques. Isso pode explicar um número alto de tráfego, mas baixas taxas de conversão.

    Para melhorar essa situação, é importante fazer uma otimização nos seus posts com maior tráfego. Assim, você poderá reverter o problema mais facilmente.

  • Faça Testes A/B

    Os testes A/B servem para que você descubra quais estratégias funcionam melhor para seu público-alvo. Pensando em uma página de oferta específica, por exemplo, o ideal é criar duas versões dessa página e realizar testes a fim de saber qual delas converte mais o seu visitante.

    Existem diversas ferramentas e fórmulas para realizar os testes A/B no mercado, mas é preciso estar atento para encontrar o formato mais adequado para os objetivos do seu negócio.

  • Use os dados a seu favor

    De nada adianta realizar inúmeros testes se você não souber usar as informações geradas a favor do seu negócio, certo? Por isso, é importante mensurar o resultado de cada avaliação até encontrar os melhores caminhos e possibilidades de otimização do processo de conversão.

  • Foque a experiência do usuário

    Estamos lidando cada vez mais com consumidores exigentes e ávidos por velocidade. Logo, não é possível esperar bons resultados se suas páginas não estão otimizadas para oferecer uma experiência agradável para o usuário.

    Entender o que é CRO nesse ponto é fundamental para proporcionar uma excelente experiência de navegação para os seus usuários, tanto em desktop quanto em mobile. Assim, com certeza, garantirá maior sucesso em relação ao número de conversões e a fidelização de clientes.

Incrível, não é mesmo? Embora esse processo pareça um pouco complexo, com algumas dicas e a orientação de profissionais qualificados é possível trabalhar o CRO de forma estratégica e eficiente no seu negócio.

Agora que você já saber o que é CRO e como aplicá-lo compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude os seus amigos a entenderem um pouco mais sobre esse importante conceito.

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