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Como engajar seu público nas redes sociais

Como engajar seu público nas redes sociais Como engajar seu público nas redes sociais
Como engajar seu público nas redes sociais

O marketing digital já é uma realidade inescapável para quem quer se fazer presente no dia a dia de seu público. Nos últimos anos, as redes sociais ganharam o gosto popular, e hoje é muito difícil encontrar alguém que não tenha ao menos uma conta em uma rede social – mais difícil ainda é encontrar quem não tem um computador ou um celular smartphone para acessar a internet.

Por isso, a criação de conteúdo e, mais importante, o planejamento dos conteúdos são essenciais para que você consiga engajar o seu público nas redes. Como cada rede social possui um tipo diferente de comunicação, nem sempre o que faz sucesso em uma fará sucesso na outra. Por isso, preste atenção nas seguintes dicas para criar conteúdos que engajam!

Primeiros passos: definir a identidade da sua marca

Para que os conteúdos estejam de acordo com cada rede, primeiramente, você deve estabelecer a identidade do seu negócio. Muito além da identidade visual, você precisa escolher quem é a sua marca, criando uma persona que defina o seu negócio, como se ele fosse uma pessoa ou um personagem.

Outro ponto importante é definir os seus objetivos. Quanto você quer atingir, em termos de números? Quais são os seus concorrentes e como eles se comportam digitalmente? Quais nichos você quer alcançar?

Após responder a estas perguntas, é só colocar a mão na massa!

  • Instagram

    O Instagram é, sem dúvidas, a rede social mais popular do momento. Para que você tenha uma noção, hoje a rede já tem 95 milhões de contas ativas – e isso somente no Brasil. Por isso é importante investir nessa rede com responsabilidade. O que faz bastante sucesso no Instagram são vídeos curtos, tanto os reels, quanto os stories. Dê prioridade para conteúdos motivacionais e inspiradores e de bastidores do seu negócio.

    Use hashtags, mas não abuse delas! É importante também publicar informações sobre seus produtos e depoimentos de clientes, para que eles se sintam incluídos na rotina da empresa. Outra coisa importante é levar em consideração o horário e o dia das postagens: prefira postagens no final da tarde, por volta de 18h, em dias de semana.

  • LinkedIn

    O LinkedIn é uma rede social voltada para o lado profissional. Lá, os conteúdos são mais voltados para a inspiração e a relação da sua marca com outras empresas e com os seus funcionários. O tom é um pouco mais formal, mas não tão formal assim – os conteúdos devem contar histórias, cases ou ainda experiências profissionais do seu negócio. Discussões e infográficos também são muito bem-vindos. O horário ideal para postar no LinkedIn são dias da semana, com preferência para a parte da manhã.

  • Twitter

    Os conteúdos para o Twitter devem ser rápidos e informativos, ou então que gerem uma aproximação maior com o público. Afinal, ali, os seguidores interagem diretamente com a marca, por meio de 280 caracteres, podendo mencionar ou até mesmo criando grupos de conversas com a sua empresa. Lembre-se de que o Twitter é considerado pelo próprio diretor-geral do canal, Guilherme Ribenboim, uma “rede de interesses”, para além de uma rede social.

Memes, chamadas para conteúdos, threads e interações diretas com o público chamam a atenção. Evite postagens aos finais de semana, que são quando a rede gera menos engajamento, e não se esqueça de pensar que muitos usuários acessam a rede pelo notebook; por isso, considere também o layout das suas postagens.

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