Social listening: a estratégia que fortalece a marca com o público
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Escutar o seu público e seus clientes é essencial para manter a boa relação com ele e a qualidade do produto e/ou serviço. A estratégia do social media monitoring, por exemplo, pode ser empregada, a fim de coletar dados sobre a relação do público com a marca, através do monitoramento das redes sociais. A estratégia tem ótimas funcionalidades, mas, dando um passo à frente, o social listening consegue conversar em tempo real com os clientes, criando uma relação marca/público que pode ser muito mais benéfica para os negócios.
O que é?
O social listening consiste em um conjunto de ferramentas que são planejadas e usadas para monitorar as redes sociais. É basicamente escutar a conversa sobre sua marca e garantir respostas instantâneas, fazendo parte dessa conversa.
Por meio da busca de palavras-chave em redes sociais, blogs e portais de notícia, o social listening observa, grava e analisa tudo que os usuários da internet estão falando sobre sua marca. Dependendo das ferramentas escolhidas para a estratégia, é possível ter um relatório completo sobre a visão do mundo no ambiente digital sobre a sua marca.
Muitas vezes, o social listening é considerado uma ferramenta de gestão de crises, mas um dos seus principais objetivos é criar uma relação saudável com o público, respondendo ativamente e de acordo com os dados recolhidos.
Qual a diferença?
O social media monitoring é uma estratégia muito mais voltada para a captação de dados. Por meio de ferramentas parecidas, é possível captar informações que geram relatórios similares. A diferença principal é que, enquanto o monitoring armazena os dados a favor de tomadas de decisões futuras, o listening se preocupa com o aqui e o agora.
O social media listening representa uma estratégia mais proativa, focada em responder as conversas dos usuários de maneira estratégica, participando das conversas e construindo personalidade e presença.
Utilizando os insights registrados nos dados e relatórios das ferramentas, o listening pode gerar grandes impactos no negócio. Participar da conversa é melhorar a experiência do cliente e apresentar uma relação mais próxima e característica das redes sociais, que são a principal ferramenta do marketing contemporâneo.
Através da estratégia de social listening, é possível saber o suficiente para tomar diversas outras decisões, enquanto participa ativamente da relação com o público. Fidelização, recuperação com mensagens prontas para clientes inativos, upgrades nas estratégias de marketing, segurança em crises… Todas essas possibilidades estão abertas à empresa que decide experimentar o social listening.