Acesse o conteúdo

ESG no marketing: conheça os impactos dessa prática para as empresas

ESG no marketing: conheça os impactos dessa prática para as empresas
ESG no marketing: conheça os impactos dessa prática para as empresas

Os assuntos relacionados à preservação do nosso planetinha azul nunca estiveram tão em foco como atualmente. Não é para menos que o ESG marketing está cada vez mais presente nas estratégias de grandes empresas.

Para você ter uma ideia, segundo uma pesquisa da consultoria Walk The Talk by La Maison, 94% dos brasileiros acham que as empresas têm obrigação de se envolverem em questões sociais e ambientais.

Contudo, apenas 17% realmente acreditam que isso de fato acontece. Então, vem com a gente saber mais sobre essa prática, seus benefícios e como implementá-la!

O que é ESG?

O ESG é um conceito que reflete o amadurecimento das práticas corporativas, em que o foco não está apenas nos aspectos financeiros, mas também naquilo que torna uma empresa sustentável e comprometida socialmente.

A sigla em inglês significa:

  • Enviromental — responsabilidade ambiental;
  • Social — comprometimento social;
  • Governance — organização corporativa (governança).

Como aplicar o ESG marketing?

Estampar um selo de “sustentável” no produto ou apenas rechear as redes sociais com conteúdo que aborda questões ambientais e sociais, sem, efetivamente, desenvolver as práticas, não faz nenhum sentido para o marketing empresarial.

Portanto, a aplicação no dia a dia e a coerência entre o que a marca prega e o que realmente faz, é que vão estabelecer um vínculo forte com o público. Mas, como fazer para implantar esse conceito?

Conheça seus clientes

É essencial saber com quem você está falando e quais são os assuntos relevantes, capazes de despertar sua atenção. As questões sociais são mais importantes ou eles procuram um produto sustentável? Ou, quem sabe, ambos?

Dessa forma, é mais fácil criar estratégias que estejam alinhadas com seu público e que possam ter um impacto real na sociedade ou no meio ambiente.

Pratique o ESG dentro da empresa

Parece óbvio, não é mesmo? Ainda assim, não é raro ver corporações que dizem publicamente que são comprometidas com questões sociais ou do meio ambiente, porém não praticam isso internamente.

No final, isso pode ser um tiro no pé. Vale lembrar o velho ditado: “mentira tem perna curta”. Portanto, além de estabelecer os critérios e a estratégia, você precisa colocá-los em prática.

Além do mais, é fundamental realizar ações que informem e eduquem os colaboradores. Quando seu pessoal acredita nos princípios da empresa e sentem-se bem, também passam a compartilhar essa percepção com as pessoas com quem convive.

Mostre suas ações

Assim como os colaboradores, o público também precisa receber conteúdo que possa informar e educar sobre suas práticas.

O ESG marketing pode usar como estratégias a criação de um blog, posts em redes sociais, vídeo marketing e até mesmo ações sociais, como eventos ou campanhas sem fins lucrativos.

Seja transparente

Para que o ESG seja uma realidade você precisa permitir que as ações da empresa sejam facilmente comprovadas. A transparência deve ser tanto para os seus colaboradores quanto para seu público.

Por isso, é importante disponibilizar relatórios e documentos que sustentem o ESG marketing a fim de mostrar que as ações estão incorporadas à rotina da empresa.

Quais os benefícios em divulgar seu propósito com ESG marketing?

Os benefícios são sólidos e contribuem tanto para os negócios, como para a melhoria do mundo em que vivemos. Ele ajuda a:

  • criar uma imagem de marca forte;
  • ter um impacto real para a sociedade;
  • atrair novos clientes e gerar fidelidade.

Essa ideia de governança ambiental, social e cooperativa não deve ser vista simplesmente como uma estratégia de ESG marketing, mas, principalmente, como uma forma de consolidar valores e estabelecer vínculos com seu público.

Sabia que dá para ficar por dentro de tudo sobre marketing digital acompanhando nossas redes sociais? É só nos seguir no Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.

Solicite um orçamento Solicite um orçamento