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Campanha Google Ads: o que é, tipos e vantagens

Campanha Google Ads: o que é, tipos e vantagens
Campanha Google Ads: o que é, tipos e vantagens

Para que seja possível ampliar o alcance da sua marca, é preciso usar as ferramentas certas. Então, vale a pena se aprofundar na criação de uma campanha Google Ads.

Antigamente chamado de Google AdWords, o Google Ads é a plataforma de publicidade do Google. Essa é a ferramenta que possibilita anunciar nos dois maiores mecanismos de pesquisa do mundo: Google e YouTube.

Dessa forma, trata-se de um recurso valioso para a visibilidade e a exposição de uma empresa. Isso se dá por meio da criação de uma campanha Google Ads, que deve ter atributos bem definidos para gerar os resultados que a marca está buscando.

Está com curiosidade de saber mais? A seguir, nós separamos as informações mais relevantes sobre esse assunto para você preparar a sua primeira campanha Google Ads!

O que é uma campanha Google Ads?

Uma campanha Google Ads é um conjunto de definições relacionadas à publicação de anúncios na internet por meio da plataforma do Google. Isso inclui desde a publicidade de texto que aparece entre os resultados de pesquisa até inserções em vídeos do YouTube.

Todo o potencial desse recurso fica ao seu alcance ao personalizar a sua abordagem para se encaixar com a identidade da sua marca, os seus objetivos e o perfil do seu público-alvo. Ou seja, é possível entregar a publicidade certa para as condições adequadas e, assim, ampliar seu sucesso.

Por exemplo, faz sentido para uma loja de artigos esportivos anunciar para quem tem o hábito de visitar sites e canais relacionados a esse tema. Isso permite concentrar os seus investimentos apenas onde há maiores chances de obter retorno.

No entanto, é preciso entender as particularidades do Google Ads para extrair o máximo de valor dele. Isso envolve distinguir as formas de cobrança e os seus tipos de campanha.

Formas de cobrança

  • CPM

    O custo por mil é uma forma de cobrança do Google Ads que se refere ao número de impressões que o seu anúncio recebe. Essa opção é mais indicada para quando você quer o máximo de exposição à sua publicidade, já que o foco está em entregá-la a um grande volume de pessoas.

  • CPC

    Existe também o custo por clique, ou CPC. Essa forma de cobrança tem como objetivo principal conseguir impactar pessoas que clicam no seu anúncio. Ou seja, você tem a garantia de que apenas pagará por resultados efetivos.

  • CPA

    CPA significa custo por aquisição. Aqui, aquisição pode se referir a qualquer que seja o seu objetivo, como conseguir inscrições em um serviço, tráfego para um site, compras de determinado produto, entre outros.

  • CPV

    Essa sigla significa custo por visualização, mas se refere exclusivamente a anúncios em vídeo. Ou seja, a cobrança se refere a cada visualização que o seu anúncio recebe no YouTube em relação à meta que você estabeleceu.

Tipos de campanha Google Ads

  • Pesquisa

    Esses são os anúncios que aparecem acima dos resultados de pesquisa do Google. Então, você tem a chance de impactar quem está procurando por algum termo relacionado ao seu produto ou negócio.

  • Rede de Display

    A Rede de Display é um conjunto de sites em diversos segmentos que recebem banners publicitários do Google. Ou seja, você pode inserir os seus anúncios em uma grande variedade de páginas, sempre impactando o melhor público possível para os objetivos da campanha.

  • Vídeo

    A publicidade em vídeo do Google se refere ao YouTube, sendo possível usar os mesmos mecanismos de segmentação para atingir as pessoas certas enquanto estão consumindo esse tipo de conteúdo. Aliás, no YouTube, você pode escolher entre uma grande variedade de formatos.

  • Shopping

    O Google Shopping é outro tipo de anúncio do Google Ads, dessa vez voltado para e-commerces. Com ele, você pode anunciar produtos que apareçam entre os resultados de pesquisas relacionadas, além da página interna do Google Shopping.

  • Outros tipos

    Há uma grande variedade de tipos de anúncios do Google Ads que vão além dos descritos acima. Por exemplo, há a publicidade local disponível a partir do Google Maps, onde você pode anunciar estabelecimentos para quem está próximo deles. Outro exemplo é o anúncio para apps, que aparece em aplicativos para celular.

Por que usar o Google Ads em sua estratégia de marketing?

Agora que você já sabe o que é uma campanha Google Ads, pode estar se perguntando se isso é realmente algo que se encaixa na sua empresa. Não importa em qual segmento ela esteja inserida, certamente gostaria de obter bons resultados de forma eficiente, certo?

A seguir, conheça alguns dos benefícios que estarão ao alcance da sua marca ao trabalhar com campanhas de Google Ads.

Resultados rápidos e efetivos

Utilizar o Google Ads é o caminho para gerar resultados de qualidade bem rápido. Assim que você publica a sua campanha, os seus anúncios começam a aparecer para o seu público-alvo enquanto o algoritmo ajusta suas propriedades para maximizar os seus resultados automaticamente.

Por mais que existam diversos outros canais de marketing ao seu alcance, nenhum deles traz retornos de maneira tão ágil. Isso faz do Google Ads uma ferramenta essencial para os momentos em que você quer impactar sua audiência no curto prazo.

Ótimo custo-benefício

Outra característica bastante vantajosa do Google Ads é que ele permite alcançar ótimos resultados ao gastar proporcionalmente pouco para isso. Afinal, é você quem define o seu orçamento e o algoritmo se esforça para entregar os melhores retornos a partir dele.

Dessa forma, uma campanha Google Ads torna-se uma decisão com ótimo custo-benefício para a divulgação da sua marca.

Mecanismos de remarketing e retargeting

O Google Ads conta com funcionalidades que possibilitam impactar o seu público-alvo de forma inteligente, levando em consideração as ações prévias dele. Esse conceito se chama remarketing e é capaz de ampliar consideravelmente a qualidade dos seus resultados.

Por exemplo, uma das abordagens disso é o retargeting, que exibe os seus anúncios para pessoas que já visualizaram algum produto relacionado antes e têm maiores chances de se interessar pela sua solução.

Acompanhamento minucioso de resultados

Por fim, outra vantagem importante do Google Ads é que você consegue acompanhar os seus resultados de maneira bem detalhada e em tempo real. Ou seja, é possível se certificar de que a sua campanha está realmente gerando os retornos esperados.

Isso possibilita realizar ajustes necessários caso você perceba que a sua campanha não está indo pelo caminho esperado.

Uma campanha Google Ads possibilita alcançar o público certo para os seus objetivos com um ótimo custo-benefício. Esse é um ótimo caminho para divulgar a sua marca, ampliar o lançamento de um produto e tudo mais que a sua empresa precisar. Então, comece já a planejar a sua abordagem e conte com esse recurso tão poderoso e acessível.

Restou alguma dúvida sobre campanha Google Ads? Então, aproveite o campo de comentários para enviar a sua pergunta!

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