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6 vantagens do Marketing de Intenção para o seu negócio!

6 vantagens do Marketing de Intenção para o seu negócio!
6 vantagens do Marketing de Intenção para o seu negócio!

Você já deve ter ouvido falar no funil de vendas do marketing digital, onde todo o seu público se encontra em algum estágio: atração, consideração ou decisão. O marketing de intenção se concentra justamente na fase de decisão.

Dessa forma, as ações dos seus consumidores, ou possíveis consumidores, são o que direcionarão o marketing da sua empresa, intencionalmente, para a decisão de aquisição do seu produto.

Se você percebeu que está com um público aquecido no estágio de decisão, mas não sabe o que fazer para concluir as vendas, este é o conteúdo ideal. A seguir, conheça as vantagens do marketing de intenção para a sua empresa!

Como surgiu e o que é marketing de intenção?

Quando você deseja adquirir um produto, qual a primeira atitude que toma? Provavelmente, pensou: “eu pesquiso no Google.” Mas de que forma você realiza esta pesquisa? Aí começa a se formar a pesquisa de intenção, de onde extraímos o marketing de intenção.

Desde 2015, decorrente de mudanças no algoritmo do Google, o fator “intenção de pesquisa” passou a ser um dos norteadores principais para a entrega de conteúdo personalizado no buscador. Entretanto, o valor da intenção de pesquisa já era observado em 2007.

Ou seja, percebeu-se que, quando se sabe a intenção do público, é possível a sua utilização como vantagem competitiva. E isso é possível ao analisar os dados obtidos das interações que ocorrem no ambiente virtual.

Sabe-se que nem todos têm paciência para analisar gráficos, números e estatísticas, mas aí está o diferencial de quem se utiliza das informações disponíveis para benefício da empresa. É justamente isso o necessário para colocar o marketing de intenção em prática.

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Quais são as vantagens do marketing de intenção?

Em 2018, a Demand Gen Report, em sua pesquisa anual, relatou que apenas 25% das empresas B2B participantes utilizavam dados de intenção de pesquisa em suas estratégias. Ao passo que 35% ponderavam utilizar estes dados nos próximos 12 meses.

Isso se deu por conta dos bons resultados em vendas obtidos após empresas utilizarem o marketing de intenção de forma estratégica.

Já está na hora de você trazer este método para o seu negócio. Por isso, separamos algumas vantagens do marketing de intenção. Confira!

Dados de intenção

O mundo do marketing é movido a dados — ou, pelo menos, deve ser. Não é diferente no marketing de intenção. A primeira vantagem é ter à disposição mais informações segmentadas de seu público, quais sejam:

  • dados comportamentais (como as páginas mais visitadas de um website);

  • termos mais pesquisados nos buscadores (tanto da Web, quanto de redes sociais);

  • dados sensíveis (como religião, sexo, localidade e preferências pessoais).

Mas estes não são os únicos. A depender de sua área de atuação, há uma possibilidade quase infinita de extração de dados de intenção. Mas o foco deve estar naquilo que é de mais relevante para a estratégia da sua empresa.

Marketing de conteúdo X Marketing de intenção

Segundo o Content Marketing Institute, o marketing de conteúdo custa 62% menos e gera 3x mais leads quando comparado ao uso de outbound marketing.

Dessa forma, ao atrelar o marketing de intenção ao conteúdo produzido, as chances de conversão aumentam. Pois, além de entregar um conteúdo de interesse do seu público, você entregará um conteúdo intencional.

O contrário também é verdadeiro. Uma vez que este público percebe que o seu conteúdo é genérico, não atendendo à intenção de busca, as chances de os acessos caírem crescem. Afinal, não haverá interesse naquilo que você oferece.

E falando em conteúdo, ao extrair dados melhorados com a intenção do público, as campanhas de SEO terão melhor embasamento e assertividade.

Taxa de conversão

Quando a sua empresa demonstra que satisfaz as necessidades do público demonstradas em suas intenções de busca, a taxa de conversão tende a aumentar. A chave está em reconhecer o problema proposto na intenção e oferecer uma solução viável.

Por exemplo, ao pesquisar por “benefícios dos sapatos ortopédicos”, o possível cliente ainda está em uma fase inicial do funil. Portanto, o indicado é oferecer um conteúdo que trate apenas sobre os benefícios para satisfazer a intenção de busca.

Já se a pesquisa for “opções de sapatos ortopédicos”, abre-se a oportunidade para oferecer diretamente o que foi pesquisado, demonstrando os benefícios do seu produto, estruturando uma boa chamada para ação e fechando novas vendas.

Em ambos, ao satisfazer a intenção de busca, a taxa de conversão tende a aumentar.

Automação de marketing

Quanto mais personalizada for uma campanha, maiores são as chances de aumentar as vendas. Sendo assim, ao monitorar as intenções de buscas do seu público, é possível focar diretamente em quem quer fechar uma compra.

Isso é possível com a automação de marketing por meio de inteligência artificial. Ao “atacar” diretamente o público que está mais aquecido, a sua empresa economiza com esforços de marketing para fazer que novas pessoas “andem” pelo funil de vendas, e gera mais receita ao aumentar a finalização de compras.

Marketing local X Marketing de intenção

Se a sua empresa tem um estabelecimento físico, o marketing de intenção deve andar de mãos dadas com a sua estratégia de marketing local.

Segundo o Google, 50% das pessoas que pesquisam termos relacionados a locais físicos, ou que envolvam itens que têm em locais físicos próximos, vão até o estabelecimento.

Estando em sua empresa, o poder de convencimento para fechar vendas será totalmente de responsabilidade de sua equipe de vendedores. Mas receber mais compradores em potencial é algo que pode ser facilmente obtido ao trabalhar bem o marketing de intenção.

Não deixe de lado essa vantagem.

Experiência do usuário

Além de todas as vantagens que citamos, a melhoria da experiência do usuário é primordial para que ele se sinta seguro para realizar uma nova transação.

Também, o público passará a confiar mais em sua marca ao perceber que suas intenções de busca estão sendo atendidas.

Assim, ao utilizar o marketing de intenção, é possível melhorar a experiência de usuário em todos os âmbitos. Por exemplo, você sabia que anúncios focados no comportamento do usuário tendem a ter mais cliques?

Já o contrário também é verdadeiro. Se a sua empresa deixar de lado a intenção de pesquisa do público e resolver focar apenas em dados demográficos, o usuário não terá uma boa experiência e poderá ligar a sua marca a um sentimento negativo.

Apostamos no marketing de intenção como uma das melhores formas de convencer o público na fase de decisão pela compra. E a Via coloca à disposição todas as ferramentas necessárias para isso. Quer saber como utilizamos o marketing de intenção? Então entre em contato!

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