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As principais atualizações do algoritmo do Google e como usá-lo a seu favor

Dentro do Marketing Digital, uma estratégia importante para a divulgação orgânica das suas páginas é, sem dúvidas, um melhor posicionamento nos mecanismos de buscas. Para conseguir esse maior destaque nas SERPS (Search Engine Results Page), é muito comum utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization), porém, é preciso entender também o algoritmo do Google.

Afinal, quem não quer ser uma referência dentro do principal mecanismo de busca da internet, com cerca de 100 bilhões de pesquisas mensalmente, segundo o próprio Google? O domínio é tanto que, de acordo com o StatCounter, pouco mais de 91% das pesquisas em todo o mundo são feitas pelo buscador, com o Bing aparecendo na segunda colocação com apenas 2,55% das buscas.

Ou seja, é fundamental entender como o algoritmo do Google funciona, já que você precisa entender o que ele procura para conseguir melhores resultados. Que tal, então se aprofundar no assunto, tornar a sua estratégia de SEO ainda mais eficiente e usar esse conceito ao seu favor? Continue a leitura deste artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira!

O que é o algoritmo do Google e qual a sua importância?

O objetivo do Google é oferecer os melhores resultados aos seus usuários. Ele quer que você faça uma busca, encontre um site que fale sobre o assunto do seu interesse e ainda mais importante, o conteúdo ali seja, de fato, relevante. Para fazer fazer isso com eficiência foi criado o algoritmo do Google para buscar em toda internet os conteúdos mais indicados para cada pesquisa.

São mais de 200 fatores que determinam a ordem dos resultados exibidos após o usuário realizar uma pesquisa. Do número de backlinks indicando para aquelas páginas até mesmo o tempo médio do usuário naquele endereço, são vários os motivos para se posicionar melhor ou pior. Assim, é sempre importante entender quais são as mudanças, tendências e novas exigências para isso.

Na prática, o algoritmo do Google organiza todos os conteúdos publicados na internet seguindo esses critérios para, no fim, entregar a melhor experiência possível ao usuário. Portanto, nada mais importante do que entender o que é necessário fazer para conseguir “agradar” essas exigências e, assim, melhorar o seu posicionamento dentro da página de resultados.

Ficar por dentro dessas atualizações é a melhor maneira de saber, por exemplo, as razões para que determinada métrica tenha aumentado ou reduzido. Além disso, quanto mais rápido você ficar sabendo sobre uma mudança no algoritmo do Google, mais cedo você vai poder começar a agir com estratégias eficientes para adaptar — e modificar — as suas ações atuais.

Quais foram as principais atualizações do algoritmo do Google?

A principal preocupação do Google é com a experiência dos usuários. Ou seja, a ferramenta precisa sempre entregar aquilo que o consumidor está buscando. Por isso, surgem diversas atualizações ao longo do tempo, sempre pensando em aprimorar e facilitar a vida de quem está utilizando a ferramenta.

Confira as principais atualizações do algoritmo do Google!

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1. Favicon e posição 0

A atualização mais recente do algoritmo do Google foi feita em 2020 e foram logo duas mudanças significativas de cara. Agora, existe a posição 0, referente aos sites que conseguem o tão sonhado feature snippets, exibindo esse resultado apenas uma vez e não duas, como anteriormente. A outra mudança tem a ver com a aparência dos resultados, mas o feedback do público não foi tão positivo.

2. Atualização de confiabilidade

A confiança do usuário sempre foi um fator importante para o Google, porém, se tornou ainda mais decisivo para o rankeamento das páginas com a atualização em 2019. Essa mudança impactou diretamente os portais de notícia, já que a confiança do público nos materiais oferecidos em cada site passou a ser um fator decisivo. Em período de fake news, foi um avanço importante.

3. EAT

A sigla EAT (Expertise, Authoritativeness and Trustworthiness) significa, em português, Expertise, Autoridade e Confiabilidade. E esses três fatores se tornaram ainda mais importantes para garantir o melhor posicionamento nas SERPs. Assim, a experiência dos autores passou a ser considerada, assim como a autoridade da sua marca e o nível de confiança dos usuários nas suas páginas.

4. Hummingbird

Em 2013, outra mudança importante: o Hummingbird, que revisou todo o algoritmo do Google para encontrar falhas e mudanças. Se antes as palavras-chave eram mais restritas, a atualização passou a considerar não apenas os sinônimos desses termos, mas também todo o contexto que ele está inserido. O histórico de buscas do usuário e a localização também foram modificados.

5. Flórida

Por mais que tenha acontecido em 2003, a atualização Flórida é considerada uma das mais importantes do algoritmo do Google, especialmente por ter sido a primeira. Antes dessa mudança, o SEO não existia, por exemplo, e a baixa qualidade dos sites era uma característica marcante no universo online.

O que fazer para conseguir um melhor rankeamento no Google?

A pergunta que todo mundo quer uma resposta é: o que fazer para conseguir um melhor rankeamento no Google, certo? Se por um lado é difícil por envolver inúmeros fatores e a necessidade de um acompanhamento constante, a notícia boa é que a maioria desse “manual” está disponível para todos os profissionais que almejam um melhor posicionamento.

O primeiro deles é se preocupar com a experiência do usuário em suas páginas, cuidando desde o design e layout das suas páginas até a oferta de um site responsivo. Em seguida, é preciso produzir materiais de qualidade, que realmente sejam relevantes para a sua persona, captando a sua atenção — e tempo — com maior precisão, além, é claro, das técnicas certas, como o SEO.

O algoritmo do Google é uma ferramenta fundamental para quem deseja um melhor posicionamento no principal mecanismo de buscas na internet. Dentro da sua estratégia de Marketing Digital é preciso acompanhar de perto as mudanças que são realizadas nesse “cálculo” e nos fatores considerados mais ou menos importantes pela ferramenta.

Entender o que é e as principais atualizações do algoritmo do Google é uma tarefa importante para conseguir atrair mais clientes em potencial de maneira natural, certo? Que tal se aprofundar ainda mais nas técnicas e estratégias que podem ser diferencias para a sua empresa se destacar? Então confira o nosso guia completo para conquistar tráfego orgânico para seu site!

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