Acesse o conteúdo

Acessibilidade digital: por que é importante investir?

Acessibilidade digital: por que é importante investir?
Acessibilidade digital: por que é importante investir?

Cada vez mais, as ferramentas digitais deixam de ser um recurso secundário e se tornam indispensáveis na rotina de todo cidadão. Nesse contexto, o conceito de acessibilidade digital tem recebido destaque entre as instituições que estão presentes na Web ou que, por qualquer razão, dependem que seus usuários acessem recursos virtuais. Mas, afinal, o que é acessibilidade digital e como isso impacta na experiência do usuário?

Para esclarecer esta e outras dúvidas, elencamos alguns tópicos explicativos sobre o tema. Não deixe de acompanhar o conteúdo que preparamos para você!

O que é acessibilidade digital?

Em linhas gerais, acessibilidade digital é a eliminação de todas as barreiras na Web, de modo que qualquer pessoa possa compreender, navegar e interagir de maneira efetiva em sites entre outros portais online. Nesse sentido, é preciso considerar as mais diversas limitações e dificuldades que o público possa encontrar.

Por exemplo, deficiências auditivas e visuais que dificultam o acesso ao conteúdo de páginas, senilidade que interfere na compreensão de recursos complexos, entre outros. Para se ter ideia, estima-se que cerca de 24% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. Numericamente, isso representa 45 milhões de pessoas.

Qual a importância deste conceito?

A proposta de tornar cada vez mais acessíveis os recursos virtuais têm motivado diversas iniciativas por parte de instituições públicas e privadas.

Essas, percebendo a necessidade de considerar as dificuldades dos usuários, buscam investir em soluções que facilitem a navegação em seus sites e portais online. A busca pela acessibilidade, por sua vez, é benéfico tanto para empresas quanto para a população.

Entre eles, a democratização do acesso às redes, uma vez que facilita a interação com recursos independentemente de dificuldades motoras, perceptivas, sociais e culturais.

A partir dessas iniciativas, as instituições incluem um maior número de pessoas, que se tornam capazes de usufruir e compartilhar experiências positivas de navegação. Para as empresas, também é possível aumentar o número de acessos. Assim, o site pode ser mais facilmente indexado pelo Google, como veremos melhor a seguir.

Como o Google promove a acessibilidade?

O Google, sendo uma empresa global e pioneira como ferramenta de busca, adota uma série de iniciativas que favorecem a inclusão digital. Com programas educativos e de pesquisa, a instituição mantém o foco na experiência do usuário para manter-se relevante.

Para as empresas que desejam ser encontradas neste mecanismo de busca, entretanto, também é importante investir na promoção da acessibilidade digital.

Isso porque, quanto mais acessível é a página, maior será a compatibilidade com outros aplicativos e mais fácil será a navegação. Isso aumenta o número de acessos e facilita a indexação do seu site e o ranqueamento no Google.

Não é preciso mencionar as inúmeras vantagens competitivas advindas deste processo, e também a maior exposição da marca perante o público-alvo.

Como produzir conteúdos acessíveis?

Agora que você já sabe o que é e qual a importância da acessibilidade digital, deve estar se perguntando como é possível produzir conteúdos acessíveis. Nesse sentido, cabe resgatar alguns princípios estabelecidos pela Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), que é referência mundial para a criação de normativas para a acessibilidade. Confira!

Perceptível

Em primeiro lugar, a interface do usuário deve ser produzida de modo que seja apreendida pelos sentidos. Entre as diretrizes para a realização deste princípio, por exemplo, está facilitar a visualização e audição de conteúdos aos usuários.

Operável

O conteúdo também deve ser operável, de modo que pessoas com diferentes limitações consigam interagir com ele. Nesse sentido, pesquisas por voz, botões e controles no teclado devem estar disponíveis para o usuário de forma intuitiva.

Compreensível

A compreensão está relacionada à forma como as informações são apresentadas em seu site. Recomenda-se que sejam sempre dispostas de forma legível e em fonte adequada. Também é importante que a página funcione de modo previsível para o usuário.

Robusto

Por fim, atente-se para a compatibilidade com os mais diversos dispositivos e tecnologias assistivas, de modo que diferentes tipos de usuário possam interpretar o conteúdo de forma confiável. Sem estes 4 princípios, dificilmente as informações serão acessíveis a todos.

4 dicas para tornar o conteúdo acessível

Confira agora algumas dicas para promover acessibilidade digital!

  • Use textos e marcações

    Uma dica para criar o conteúdo certo para o seu público é utilizar cores adequadas, marcações e símbolos para traduzir emoções e instruir sobre recursos.

    Por exemplo, você pode incorporar o botão “x” para cancelar uma ação. Essa é uma boa forma de facilitar a navegação por pessoas com diferentes limitações.

  • Descreva as imagens

    Assegure que as imagens sejam nítidas a todos e, sempre que possível, descreva as ilustrações anexas ao portal com um texto alternativo.

    Isso facilita que programas especializados consigam dimensionar o que é exposto, além de facilitar a compreensão por pessoas com deficiências visuais.

  • Inclua legendas

    Outra dica importante é incluir legendas nos vídeos. Por meio deste recurso simples, você permite que pessoas com deficiências auditivas ou que, por qualquer motivo, não utilizam o volume, possam acompanhar as informações com igual clareza.

  • Disponibilize áudios

    Por fim, coloque à disposição recursos de áudio. Isso facilita a compreensão por aqueles que têm dificuldades de leitura, seja por deficiência, senilidade ou questões culturais.

    Muitos blogs e sites, por exemplo, têm incorporado um sinal de alto-falante aos seus artigos, até mesmo para pessoas sem tempo para ler o texto por completo.

Sem dúvidas, promover acessibilidade digital é fundamental para a sua estratégia de conteúdo. Afinal, por meio deste conceito, a empresa pode fazer com que a sua mensagem chegue a mais pessoas e, assim, conquistar um bom posicionamento no mercado.

Para que a inclusão seja efetiva, também é importante contar com instituições parceiras com experiência no mercado. A Via, por exemplo, promove há mais de 15 anos a presença digital efetiva das empresas, não só por meio da acessibilidade digital, mas também pela construção de uma experiência positiva ao usuário em todos os sentidos.

E então? Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe da importância de tornar os conteúdos acessíveis, entre em contato com a nossa equipe e veja como a Via pode te ajudar!

Quer descobrir como implementar essas táticas Quer descobrir como implementar essas táticas