Acessibilidade digital: por que é importante investir?
Cada vez mais, as ferramentas digitais deixam de ser um recurso secundário e se tornam indispensáveis na rotina de todo cidadão. Nesse contexto, o conceito de acessibilidade digital tem recebido destaque entre as instituições que estão presentes na Web ou que, por qualquer razão, dependem que seus usuários acessem recursos virtuais. Mas, afinal, o que é acessibilidade digital e como isso impacta na experiência do usuário?
Para esclarecer esta e outras dúvidas, elencamos alguns tópicos explicativos sobre o tema. Não deixe de acompanhar o conteúdo que preparamos para você!
O que é acessibilidade digital?
Em linhas gerais, acessibilidade digital é a eliminação de todas as barreiras na Web, de modo que qualquer pessoa possa compreender, navegar e interagir de maneira efetiva em sites entre outros portais online. Nesse sentido, é preciso considerar as mais diversas limitações e dificuldades que o público possa encontrar.
Por exemplo, deficiências auditivas e visuais que dificultam o acesso ao conteúdo de páginas, senilidade que interfere na compreensão de recursos complexos, entre outros. Para se ter ideia, estima-se que cerca de 24% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. Numericamente, isso representa 45 milhões de pessoas.
Qual a importância deste conceito?
A proposta de tornar cada vez mais acessíveis os recursos virtuais têm motivado diversas iniciativas por parte de instituições públicas e privadas.
Essas, percebendo a necessidade de considerar as dificuldades dos usuários, buscam investir em soluções que facilitem a navegação em seus sites e portais online. A busca pela acessibilidade, por sua vez, é benéfico tanto para empresas quanto para a população.
Entre eles, a democratização do acesso às redes, uma vez que facilita a interação com recursos independentemente de dificuldades motoras, perceptivas, sociais e culturais.
A partir dessas iniciativas, as instituições incluem um maior número de pessoas, que se tornam capazes de usufruir e compartilhar experiências positivas de navegação. Para as empresas, também é possível aumentar o número de acessos. Assim, o site pode ser mais facilmente indexado pelo Google, como veremos melhor a seguir.
Como o Google promove a acessibilidade?
O Google, sendo uma empresa global e pioneira como ferramenta de busca, adota uma série de iniciativas que favorecem a inclusão digital. Com programas educativos e de pesquisa, a instituição mantém o foco na experiência do usuário para manter-se relevante.
Para as empresas que desejam ser encontradas neste mecanismo de busca, entretanto, também é importante investir na promoção da acessibilidade digital.
Isso porque, quanto mais acessível é a página, maior será a compatibilidade com outros aplicativos e mais fácil será a navegação. Isso aumenta o número de acessos e facilita a indexação do seu site e o ranqueamento no Google.
Não é preciso mencionar as inúmeras vantagens competitivas advindas deste processo, e também a maior exposição da marca perante o público-alvo.
Como produzir conteúdos acessíveis?
Agora que você já sabe o que é e qual a importância da acessibilidade digital, deve estar se perguntando como é possível produzir conteúdos acessíveis. Nesse sentido, cabe resgatar alguns princípios estabelecidos pela Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), que é referência mundial para a criação de normativas para a acessibilidade. Confira!
Perceptível
Em primeiro lugar, a interface do usuário deve ser produzida de modo que seja apreendida pelos sentidos. Entre as diretrizes para a realização deste princípio, por exemplo, está facilitar a visualização e audição de conteúdos aos usuários.
Operável
O conteúdo também deve ser operável, de modo que pessoas com diferentes limitações consigam interagir com ele. Nesse sentido, pesquisas por voz, botões e controles no teclado devem estar disponíveis para o usuário de forma intuitiva.
Compreensível
A compreensão está relacionada à forma como as informações são apresentadas em seu site. Recomenda-se que sejam sempre dispostas de forma legível e em fonte adequada. Também é importante que a página funcione de modo previsível para o usuário.
Robusto
Por fim, atente-se para a compatibilidade com os mais diversos dispositivos e tecnologias assistivas, de modo que diferentes tipos de usuário possam interpretar o conteúdo de forma confiável. Sem estes 4 princípios, dificilmente as informações serão acessíveis a todos.
4 dicas para tornar o conteúdo acessível
Confira agora algumas dicas para promover acessibilidade digital!
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Use textos e marcações
Uma dica para criar o conteúdo certo para o seu público é utilizar cores adequadas, marcações e símbolos para traduzir emoções e instruir sobre recursos.
Por exemplo, você pode incorporar o botão “x” para cancelar uma ação. Essa é uma boa forma de facilitar a navegação por pessoas com diferentes limitações.
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Descreva as imagens
Assegure que as imagens sejam nítidas a todos e, sempre que possível, descreva as ilustrações anexas ao portal com um texto alternativo.
Isso facilita que programas especializados consigam dimensionar o que é exposto, além de facilitar a compreensão por pessoas com deficiências visuais.
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Inclua legendas
Outra dica importante é incluir legendas nos vídeos. Por meio deste recurso simples, você permite que pessoas com deficiências auditivas ou que, por qualquer motivo, não utilizam o volume, possam acompanhar as informações com igual clareza.
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Disponibilize áudios
Por fim, coloque à disposição recursos de áudio. Isso facilita a compreensão por aqueles que têm dificuldades de leitura, seja por deficiência, senilidade ou questões culturais.
Muitos blogs e sites, por exemplo, têm incorporado um sinal de alto-falante aos seus artigos, até mesmo para pessoas sem tempo para ler o texto por completo.
Sem dúvidas, promover acessibilidade digital é fundamental para a sua estratégia de conteúdo. Afinal, por meio deste conceito, a empresa pode fazer com que a sua mensagem chegue a mais pessoas e, assim, conquistar um bom posicionamento no mercado.
Para que a inclusão seja efetiva, também é importante contar com instituições parceiras com experiência no mercado. A Via, por exemplo, promove há mais de 15 anos a presença digital efetiva das empresas, não só por meio da acessibilidade digital, mas também pela construção de uma experiência positiva ao usuário em todos os sentidos.
E então? Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe da importância de tornar os conteúdos acessíveis, entre em contato com a nossa equipe e veja como a Via pode te ajudar!