Acesse o conteúdo

5 plataformas no-code que você precisa conhecer

5 plataformas no-code que você precisa conhecer
5 plataformas no-code que você precisa conhecer

O termo “no-code” significa “sem código” e é isso que as plataformas no-code podem oferecer: a possibilidade de desenvolver soluções mobile e web sem precisar passar por programação. Isso faz com que surjam os “desenvolvedores cidadãos”, ou seja, pessoas comuns que criam suas próprias soluções por conta própria.

A ideia se destaca por trazer a possibilidade de desenvolver aplicativos sem depender de noções técnicas. O objetivo de uma plataforma no-code é facilitar esse processo de desenvolvimento, com tudo acontecendo por meio da interface visual.

Nesse caso, recursos simples como “drag and drop” já podem compor o desenvolvimento de uma solução para sua empresa. A ideia do texto é contar quais são as plataformas no-code que você precisa conhecer e contar como esse tipo de ferramenta funciona. Vamos lá?

O que são as plataformas no-code?

A plataforma no-code é uma ferramenta para fazer com que os usuários desenvolvam aplicativos com o uso de interfaces gráficas. Assim, se torna possível fazer um software sem o uso da programação tradicional.

A ideia segue uma lógica similar à de plataformas low-code, mas se distingue por não usar código e oferecer modelos pré-definidos por meio dos quais as aplicações se concretizam. Assim, dialoga com a linguagem de programação visual — por meio da qual os programas são desenvolvidos graficamente em vez de textualmente.

As ferramentas no-code tornam o desenvolvimento de programas possível para não desenvolvedores. Você pode observar uma área que quer automatizar e investir em uma aplicação própria por meio de recursos mais simples em uma interface prática.

Quer saber como a Via pode te ajudar? Preparamos um guia completo para você Quer saber como a Via pode te ajudar? Preparamos um guia completo para você

Quais são as plataformas no-code que você precisa conhecer?

As plataformas no-code se destacam por não terem um único foco. Isso significa que o leque de possibilidades é amplo e você pode desenvolver tipos muito variados de aplicações. Você vai ver alguns exemplos nos próximos tópicos.

Bubble

O Bubble foi desenvolvido para fazer com que as pessoas desenvolvam aplicativos arrastando e soltando elementos dentro da interface, além de definir fluxos de trabalho. Um dos objetivos do Bubble Group é fazer com que grande parte da programação manual se torne obsoleta.

O Bubble é flexível, customizável e intuitivo. Assim, se revela como uma plataforma no-code com tudo em um: design, banco de dados e workflow. A ferramenta tem seus componentes e plugins prontos, é possível fazer integrações com APIs e tem opções de cadastro e login.

Mas configurar a parte responsiva não é tão simples, o que faz alguns usuários terem uma boa dose de trabalho. A ferramenta não explora CSS e HTML, já que aposta em um editor visual livre. O Bubble ainda cria a hospedagem e a implantação.

Adalo

O Adalo simplifica a criação de aplicativos apostando em decks de slides. Isso porque os apps funcionam a partir da adição de tipos de componentes. Por exemplo, componente de barra, de navegação ou de lista.

O Adalo se propõe a deixar os apps prontos para publicação nas lojas e para atualizações. Assim, tem uma interface amigável, com usabilidade simples e funcionalidades de páginas que seguem a linha das ferramentas de design. Você ainda pode usufruir de uma biblioteca de componentes.

Mas vale ter em mente que a ferramenta não tem muitos recursos para sites. Seu foco são apps mobile. A ferramenta também é mais minimalista, com poucos recursos para apps complexos e uma flexibilidade baixa para customização.

Carrd

O Carrd foca em sites de página única simples e responsivos. A ferramenta conta com modelos prontos, sobre os quais é possível personalizar e produzir a partir daí. A página cabe em qualquer dimensão de tela e você pode criar até três sites por conta.

A vantagem aqui é a possibilidade de usar os principais recursos do Carrd sem pagar. Mas a ferramenta também conta com planos pagos, por meio dos quais você passa a ter acesso a domínios personalizados e outros recursos extras.

Ainda assim, a plataforma não traz recursos para apps de celular. Os próprios recursos para sites são simples, já que seu foco é apenas os sites de página única. Por isso, a interface é limpa e bem minimalista, com poucas configurações complexas.

Bravo Studio

O Bravo Studio é uma plataforma no-code focada em apps de celular, adaptada para publicar na App Store e na Google Play Store. Assim, conta com uma abordagem flexível e aceita a conversão de arquivos Figma e Adobe XD.

O Bravo e o Figma tem versões gratuitas. Por isso, é possível começar o desenvolvimento de um app sem gastos. Mas embora tenha uma proposta boa, o Bravo ainda é uma plataforma recente. Isso faz com que vários recursos estejam em fase de testes.

Se você pode começar a criação de um app gratuitamente, terminar ele e ter a marca do Bravo Studio removida é outra história. Isso porque é preciso assinar o plano pago para ter seu aplicativo sem a marca.

Webflow

O Webflow aposta na ideia de que um site deve ser um ativo de marketing em vez de um desafio de engenharia. Por isso, tem recursos para dimensionar os sites dispensando a necessidade de programação tradicional.

A proposta vai além dos templates justamente para fazer a criação dos sites com o uso de HTML, Javascript e CSS trabalhados em uma tela visual simples. Aqui, a parte responsiva é recheada de recursos e você pode explorar o HTML e o CSS caso tenha noções de programação.

O Webflow ainda tem recursos para criar páginas CMS dinâmicas e sua interface é convidativa, feita para o aprendizado rápido. Mas a ferramenta ainda não tem cadastro nativo de usuários e banco de dados interno.

Arkeyva: Desenvolvimento simplificado para entregas 10 vezes mais rápidas

Desenvolver aplicativos e sistemas nunca foi tão fácil e rápido. Com o Arkeyva, profissionais experientes podem acelerar suas entregas, produzindo até 10 vezes mais rápido. A plataforma no-code Arkeyva também oferece integração perfeita com sistemas existentes.

A ferramenta proporciona flexibilidade para criar desde pequenos portais até soluções empresariais complexas. Basta arrastar e soltar elementos para ver funcionalidades completas surgindo em questão de minutos.

A melhor parte? Não é necessário ser um expert em programação. O Arkeyva é intuitivo e acessível a todos.

Priorizando a segurança, a plataforma conta com criptografia para proteger seus dados e rastreamento de localização para auditoria.

Transforme suas ideias em soluções completas e responsivas de forma rápida e eficiente com o Arkeyva. Experimente agora e faça parte desta revolução no desenvolvimento.

As plataformas no-code trazem flexibilidade para criar apps personalizados, digitalização de processos, praticidade, autonomia e economia de tempo. Ao dispensar noções técnicas, tornam a criação de apps e sites mais fácil e convidativa.

Algumas plataformas no-code têm foco em pessoas interessadas na implementação de estratégias de marketing empresarial. Alguns sites até especificam recursos, como a criação de formulários comuns em certas etapas da jornada do cliente.

A criação de sites em plataformas no-code pode ter um papel de protagonismo na sua estratégia. Mas essas não são as únicas ferramentas úteis. Existem outras focadas em estatísticas, criação de anúncios, análise de resultados de busca e por aí vai. Você pode saber mais conferindo nosso conteúdo sobre as principais ferramentas de marketing digital!

Solicite um orçamento Solicite um orçamento