Entenda o que são palavras-chave e quais são os impactos para o SEO

Entenda o que são palavras-chave e quais são os impactos para o SEO
Entenda o que são palavras-chave e quais são os impactos para o SEO

De um modo ou de outro, o marketing sempre teve as interrupções como base. As marcas buscavam tirar a atenção das pessoas de suas atividades rotineiras para mostrar como seu produto ou serviço traria vantagens para suas vidas.

Porém, a transformação digital e as grandes mudanças no comportamento dos consumidores modificaram as regras do jogo — para sempre. Por isso, as empresas têm que pensar em novas maneiras de conquistar e de manter seus clientes, e sem dúvidas o Inbound Marketing foi a melhor delas.

Milhões de marcas no mundo todo utilizam essa estratégia para atrair leads e trazer ótimos resultados. Contudo, para colocá-la em prática de forma adequada, é preciso saber escolher bem as palavras-chave. Quer saber o que elas são e como impactam no SEO? Continue acompanhando e aproveite a leitura!

A importância do Inbound Marketing

Bom, o Inbound Marketing é um conjunto de ações que ocorrem no ambiente online. O objetivo das estratégias aplicadas é atrair e converter potenciais clientes usando conteúdos relevantes e atraentes para o público consumidor.

O marketing de conteúdo tem sido uma estratégia extremamente relevante entre as organizações, para atingir públicos novos e converter os visitantes do site ou blog em leads, e depois em clientes. Por meio dos canais digitais, como conteúdo para site, blog, produção de webinars, infográficos, e-books e podcasts, e o uso de mídias sociais e demais métodos, a comunicação tem como finalidade principal oferecer conteúdo ao consumidor, para levá-lo até o final do funil de vendas.

Segundo dados do Demand Metric, o Inbound Marketing, quando comparado com o Outbound Marketing, consegue atrair até 3 vezes mais leads e com um custo até 62% menor. Ou seja, estamos falando de uma opção muito mais eficiente e mais barata.

Entretanto, é importante ter em mente que o Inbound Marketing não pode ser usado como uma ferramenta isolada. Pelo contrário, ele tem que estar presente no conjunto de ações do negócio que têm como objetivo atrair e fidelizar clientes novos. Assim, torna-se possível entender melhor as necessidades do público e ofertar soluções de maior relevância.

Para que fique bem clara a importância do Inbound Marketing para empresas de todos os portes, listamos as principais vantagens dessa excelente estratégia. Confira!

Atingir o público certo

Conteúdos bem segmentados ajudam a atrair a atenção das pessoas que têm potencial de compra dos serviços ou produtos da empresa. Dessa forma, gera-se mais leads qualificados.

Relacionamento com os clientes

O Inbound Marketing é uma estratégia que jamais “empurra” produtos ou serviços à força para os consumidores. O que ele faz é produzir conteúdos de valor, que vão ajudar a solucionar as dores e dúvidas dos clientes. Por esse motivo, fica muito mais fácil construir uma relação de confiança entre a empresa e o público consumidor, que fica bem mais aberto para ouvir as indicações e sugestões da marca.

Redução dos custos

Outro grande benefício é que o Inbound Marketing tende a ser muito mais em conta do que as soluções de marketing tradicionais. Já que o foco é apenas em gerar conteúdos interessantes e relevantes para o público-alvo da empresa, não há desperdício de recursos em ações que chegariam para pessoas que não têm interesse na solução ou produto ofertado pela marca.

Logo, podemos afirmar que o Inbound é uma forma de investimento mais eficaz e direcionada. Além do mais, passa a ser muito mais fácil e prática a mensuração dos resultados em tempo real, tendo a chance de adaptar a estratégia para focar no que realmente está dando mais retorno.

Entenda o que são palavras-chave

O grande objetivo de qualquer empreendedor é ocupar a primeira posição do Google e dos demais buscadores, certo? Para que isso seja possível, é necessário fazer a escolha das palavras-chave de uma forma objetiva. Isso significa que não adianta somente produzir excelentes conteúdos, é preciso usar esse parâmetro de maneira correta.

Afinal, o que são palavras-chave? Bom, elas também são conhecidas como keywords e consistem no principal objetivo de uma pesquisa. As palavras-chave podem representar algo mais amplo ou apenas um único termo. É a forma como os usuários escrevem em um navegador o que pretendem buscar, para resolver sua dúvida e, assim, acessar conteúdos que precisa.

Esse termo é extremamente popular em relação ao marketing digital, afinal de contas, é fundamental para a criação de blogs e de sites, assim como para a elaboração dos conteúdos que estão nessas páginas. Assim, a definição de keywords é imprescindível, para que os buscadores consigam filtrar o seu conteúdo corretamente.

Quais são os impactos das palavras-chave para o SEO

Não basta um site ou blog simplesmente existir para conseguir ganhar posições no ranking do Google, por exemplo. É preciso adotar ótimas práticas de SEO (Search Engine Optimization, ou em português, Otimização para Mecanismos de Buscas).

O SEO trata-se de um conjunto de técnicas que tem o objetivo de posicionar uma página nos primeiros resultados dos buscadores. E claro que o ponto de partida para as estratégias de SEO é escolher por quais palavras você pretende disputar.

É importante ficar bem claro que escrever para a web e conquistar ótimos resultados não é um processo feito com base no instinto. Pelo contrário, é necessário ter muito planejamento e fazer muitas pesquisas, a fim de maximizar o potencial de audiência dos conteúdos.

Quais são as vantagens das palavras-chave

As palavras-chave, quando encaixadas perfeitamente, abrem as portas dos seus conteúdos para o mundo da Internet. Para a sua empresa, significa diferença entre ser encontrada, lida, curtida e compartilhada ou simplesmente não ser visitada por ignorância, ou desconhecimento. É por essa razão que as palavras-chave são excelentes ferramentas que ajudam demais o marketing de conteúdo.

No momento de criar o plano de investimento do seu negócio, um dos principais propósitos da sua marca consiste em aumentar leads e clientes e, consequentemente, as vendas. Na web, seus conteúdos enfrentarão uma grande competição, sendo muito maior do que no seu ramo de atuação. Isso quer dizer que basta apenas selecionar diversas palavras-chave e começar a salpicá-las no meio das publicações.

É fundamental que o pensamento seja mais cuidadoso e estratégico em relação a elas, pois assim o seu negócio vai conseguir se destacar. Então, comece se perguntando o motivo da necessidade de usar as palavras-chave.

Essa é uma resposta que precisa vir rapidamente e bem óbvia para você: “porque tenho que ajudar meu público a encontrar a minha marca na Internet”. Mas é claro que a resposta não para nesse ponto.

Lembre-se de que você tem um funil de conversão com todas as etapas bem definidas. Ou seja, isso quer dizer que há diferentes tipos de público que têm diferentes tipos de perguntas. É importante lembrar que cada um desses grupos tem um grupo bastante específico de keywords que escolhem para digitar nos buscadores.

Dessa forma, é importante que sua empresa os conheça para fazer o melhor uso no momento de produzir cada conteúdo. Cada palavra-chave tem que ser considerada com um questionamento que necessita de esclarecimentos objetivos e bem claros, sem meias-palavras.

Quer descobrir como implementar essas táticas e criar um site de alto desempenho que atraia clientes?

Vamos conversar →

Como funcionam as palavras-chave

Como ficou claro anteriormente, na criação das campanhas, a definição das keywords é um dos passos mais relevantes para que o objetivo seja atingido. Como dissemos, é preciso criar palavras-chave que vão ao encontro do interesse dos usuários e, caso seja interessante para você, fazer a segmentação da forma como será encontrado.

Escolher as keywords é o passo inicial para a quantidade de acessos no seu blog ou site melhorar, no entanto, não é apenas isso. Antes de tudo, é fundamental buscar por palavras que estejam em conformidade com seu nicho de atuação, ou seja, termos que representam o tema do seu negócio.

Há várias maneiras de fazer uma pesquisa de palavras-chave, seja usando várias ferramentas, seja seguindo um processo diferente. A seguir, vamos comentar algumas variáveis que são essenciais para uma eficiente pesquisa de keywords. Confira!

Volume

Essa é uma variável que mostra o volume de buscas por mês por uma determinada palavra-chave no Google. Trata-se de uma variável extremamente relevante, pois é importante assegurar que haja várias pessoas buscando pelos termos que você deseja competir.

Dificuldade

Existem termos que já são explorados por sites de extrema relevância e que são muito bem avaliados pelo Google. Claro, há outros termos que ainda dão margem para que novos sites e blogs apareçam rapidamente entre os primeiros resultados no buscador.

Ou seja, isso mostra que pode ser bem difícil posicionar seu site/blog entre os primeiros para determinadas palavras, e isso tem que ser muito bem-avaliado no momento de definir as keywords. Uma dificuldade alta quer dizer que os sites que se encontram nas primeiras posições têm uma autoridade muito alta, tornando, assim, mais difícil o ranqueamento.

Oportunidade

Essa é uma variável pouco usada, mas é muito importante no momento de decidir pelo investimento de esforços em uma palavra-chave. Sabe quando você faz uma pesquisa e surgem outros elementos além dos resultados orgânicos, como os resultados de buscas por anúncios, imagens, mapas, vídeos e empresas locais?

Pois, então, esses elementos diminuem a taxa de clique dos resultados orgânicos, isso porque “puxam” a atenção das pessoas para eles. Portanto, quanto mais elementos extras, menor vai ser a oportunidade de uma palavra-chave.

Intenção de compra

Essa variável auxilia na tomada de decisão sobre uma keyword. Por exemplo, um termo que seja relacionado ao seu serviço ou produto é considerado um termo com alta intenção de compra. Agora, uma palavra do seu mercado que indique a busca por determinado problema resolvido pelo seu produto, pode ser considerada baixa intenção.

Posição atual

Essa variável representa a posição atual do site ou blog para determinado termo. Tendo esse conhecimento, você pode ver quais são as páginas que devem ser otimizadas para melhorar a posição ou então para quais são keywords você não tem uma página ranqueada e tem que produzir um conteúdo.

Entenda quais são as ferramentas especiais para palavras-chave

Veja, abaixo, quais são as ferramentas que podem ser usadas para escolher as melhores palavras-chave!

Keyword Planner

Essa ferramenta do próprio Google trata-se de um planejador de termos que permite conhecer inúmeras informações sobre as palavras. Assim, você pode escolher a keyword mais adequada para seu conteúdo. Essa ferramenta permite:

  • fazer pesquisas com mais de um termo;
  • saber qual é a média de pesquisas por mês da keyword inserida;
  • importar a lista de termos pesquisada, em uma planilha;
  • conhecer o nível de concorrência da keyword;
  • pesquisar palavras estratégicas e novos termos, com base em palavras e URL;
  • fazer a estimativa de custo.

Logo, você tem três alternativas, que podem ser usadas em conjunto ou separadamente:

  • inserir uma frase que considera que tem a ver com o tema e com a sua persona;
  • colocar um site específico — normalmente é o do concorrente — para entender quais são as palavras-chave que ele usa;
  • usar uma categoria — seu nicho de atuação — para entender quais mais têm sido buscadas.

SEMRush

Essa é uma ferramenta que pode ser usada tanto na versão paga quanto na gratuita. Caso você não precise usá-la com frequência, a versão gratuita pode ser suficiente, pois ela permite 10 pesquisas por dia. Essa plataforma expõe diversas métricas relevantes para sua estratégia de SEO. Para tanto, ela permite, por exemplo, que você saiba:

  • as principais keywords que geram tráfego para determinado site;
  • o posicionamento dos concorrentes;
  • o ranqueamento dos seus conteúdos;
  • sugestões de palavra-chave;
  • informações sobre backlinks, ou seja, sobre os links que apontam para o seu site/blog.

Ubersuggest

Por fim, essa é uma ferramenta gratuita e muito simples de usar. Ela combina funcionalidades do Google Suggest e do Keyword Planner. Por isso, consegue ser muito completa. Confira as principais métricas que ela fornece:

  • volume de busca mensal;
  • volume de busca por faixa etária;
  • nível de concorrência do termo, tanto na busca orgânica como na busca paga;
  • variações para o termo/frase pesquisada;
  • possibilidade de encontrar termos pelo domínio dos concorrentes;
  • informações sobre backlinks;
  • análise de SERP.

O que desenvolver para colocar as estratégias de Inbound Marketing e SEO no marketing digital

Veja as principais práticas para colocar suas estratégias de SEO e Inbound no marketing digital!

Cuidar do SEO e do marketing de conteúdo

Claro que a primeira dica é estar disponível, afinal, o Inbound quer que o usuário encontre sua marca. Marketing de conteúdo e SEO são duas maneiras de fazer isso. Use as ferramentas sobre as quais comentamos para saber sobre o que as pessoas estão pesquisando.

Lembre-se de que a criação de conteúdos para blog é essencial para a otimização do seu site para os mecanismos de pesquisa. Ou seja, isso mostra que o marketing de conteúdo pode contribuir significativamente para o SEO, levando os usuários para seu site, onde eles vão aprender mais sobre sua marca e ter acesso a outros conteúdos.

Porém, existem mais pontos importantes sobre como otimizar seu site para os buscadores e demais estratégias de Inbound. Veja alguns:

  • velocidade de carregamento;
  • links de conversão, como os famosos CTAs (Call to Action), que são links que levam os usuários a fazer algo ou ainda palavras usadas para orientar, como “acesse agora” e “saiba mais”;
  • usabilidade;
  • estar em conformidade com os dispositivos mobile e muitos outros.

Definir metas e KPIs

Um passo muito importante é definir as metas que seu negócio tem ou as ações de divulgação que serão executadas. É preciso determinar todos os indicadores para verificar e medir se a marca realmente atingiu a meta em questão.

Os indicadores serão úteis para ajudar a medir o sucesso das estratégias de Inbound e SEO. Veja alguns:

  • quantidade de novos visitantes;
  • volume de leads captados;
  • número de novos clientes;
  • taxa de conversão e mais.

Definir a persona do negócio

Toda marca tem um cliente ideal. Durante muito tempo, esse cliente foi chamado de público-alvo, mas hoje em dia a melhor expressão é persona. Quando você for criar sua persona, é necessário definir:

  • gênero;
  • idade;
  • interesses;
  • comportamentos;
  • objetivos de vida, entre outros pontos relevantes.

Considerar as etapas do funil de vendas

Ao criar as ações de Inbound Marketing e SEO, além de levar em conta as personas com as quais sua marca se relaciona, é fundamental considerar também as etapas do funil de vendas em que elas podem estar.

Os usuários estão apenas começando a entender que há um problema ou necessidade? Já estão considerando algumas maneiras de resolvê-lo? Eles já estão prontos para decidir? Bom, é preciso saber que em cada uma das etapas do funil um conjunto de argumentos vai ter um resultado mais eficiente para a conversão dessas pessoas em leads ou dos leads em clientes.

Fazer a gestão de leads

Depois de atrair os usuários é o momento de convertê-los em leads. Isso ocorre quando um visitante insere seus dados de contato em um formulário. Ao converter os visitantes, a sua empresa passa a ter uma comunicação constante com esses contatos

Com os dados que foram compartilhados com sua empresa, você pode fazer a nutrição dos leads por meio de um fluxo de nutrição de leads por e-mails, por exemplo. O objetivo dos e-mails é informar e depois converter esses leads em clientes.

Estar presente nas mídias sociais

Agora você já sabe o que desenvolver para colocar as estratégias de Inbound Marketing e SEO no marketing digital. A última dica é: lembre-se de que as redes sociais são canais muito importantes para o Inbound Marketing, então não deixe de investir nelas.

Para empresas B2B, por exemplo, o LinkedIn é um excelente lugar para compartilhar links para postagens de blog ou até conteúdos avançados. Já para os negócios B2C, pode ser mais interessante investir em Facebook, Instagram, Twitter e, claro, no WhatsApp.

A importância de uma agência digital para trabalhar Inbound Marketing

Antes de falarmos sobre os motivos de contratar uma agência digital para trabalhar o Inbound Marketing no seu negócio, é fundamental que você entenda que o Inbound não é algo passageiro ou um “modismo”. Estamos falando aqui sobre uma estratégia eficaz e realmente capaz de oferecer resultados expressivos para uma marca.

Como todos sabem, a internet revolucionou o modo como as pessoas se comunicam e também a forma como lidam com as empresas. E é importante ter em mente que essa é uma tendência que só tende a aumentar, ou seja, isso evidencia que é indiscutível a necessidade de as empresas ficarem bem atentas ao que acontece no mundo digital.

Portanto, investir em Inbound Marketing é algo que vai se tornar ainda mais imprescindível em um futuro muito próximo. Mas, para ter resultados incríveis com essa estratégia, é preciso ter ajuda de profissionais qualificados. Pensando nisso, trouxemos 3 razões para contratar uma agência digital para fazer esse trabalho. Confira!

Acesso às ferramentas de Inbound Marketing corretas

A estratégia de Inbound Marketing pode ser um grande desafio, caso você não tenha as ferramentas certas. Fazer a nutrição dos leads, principalmente dos leads que não convertem, e garantir que eles continuem envolvidos com sua marca pode ser muito difícil sem ajuda desses sistemas tão essenciais.

Uma agência digital tem, além de todas essas ferramentas necessárias, o conhecimento técnico para criar e executar todas as táticas e ações necessárias para atrair, engajar, converter e gerar leads.

Trabalho especializado

Ao considerarmos que a prática leva à perfeição, podemos ter certeza de que, ao contratar uma agência especializada, você vai contar com um time de profissionais que realmente sabem o que fazer e qual é a melhor hora de fazer, além de saber o porquê de fazer tal ação.

Contar com a experiência de profissionais qualificados é imprescindível para que você não perca tempo e nem recursos em estratégias que não vão trazer resultados satisfatórios para o seu negócio.

Monitoramento dos resultados

Conseguir dados é uma tarefa fácil. O difícil é gerar informações e insights. E é exatamente isso que uma agência vai fazer. Todas as informações que o profissional extrair vai ajudar na tomada de decisão sobre as próximas ações de marketing. Além de definir os resultados que quer alcançar, a agência também faz a análise das métricas de marketing digital.

Então, se você quer atrair mais consumidores para o seu negócio, melhorar a imagem da marca com um investimento baixo e ter os melhores profissionais, é só contar com os serviços de uma agência digital. Mas é preciso ter cuidado na hora de avaliar, para poder contratar uma empresa reconhecida no mercado e idônea. É só com a escolha certa que você terá excelentes resultados.

Como você pôde ver, a metodologia de Inbound Marketing pressupõem que sua marca se preocupa não somente com as vendas, mas também com a liderança da sua área de atuação. Então, insira essa estratégia no seu dia a dia, pois assim você abre o caminho para que seu negócio seja visto como líder do setor, passando a ser uma referência no mercado.

Depois de saber o que são palavras-chave e de entender a importância do Inbound Marketing, vale contar com o auxílio de quem realmente entende do assunto para ganhar notoriedade. Então, conte com os serviços da Via Agência Digital, uma agência focada em conversão, que tem 15 anos na construção de Web-Site profissional e de experiências na web. Os profissionais vão guiar e orientar você com o objetivo de atingirem seus maiores objetivos.

E aí, gostou de saber mais sobre palavras-chave, SEO e Inbound Marketing? Se ficou com alguma dúvida, é só deixar seu comentário aqui para que possamos ajudar você!

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