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Google EEAT: entenda o que é e como aplicá-lo!

Google EEAT: entenda o que é e como aplicá-lo!
Google EEAT: entenda o que é e como aplicá-lo!

O Google é, sem dúvidas, uma das maiores ferramentas de busca do mundo. E, para a melhora constante da experiência de seus usuários, a empresa apura cada vez mais os algoritmos para sugerir resultados satisfatórios. Dentro desse contexto, o Google EEAT aparece como conceito relevante para criadores de conteúdo e proprietários de páginas na Web.

Ele se refere, afinal, aos fatores de avaliação da qualidade dos sites. Se bem observados, possibilitam um melhor ranqueamento dos conteúdos e o aumento da visibilidade pelo público-alvo. Pensando na importância desse conceito, elencamos alguns tópicos explicativos sobre o tema. Não deixe de conferir!

O que é EEAT?

Em linhas gerais, EEAT é a sigla para Experience, Expertise, Authoritativeness e Trust. Em português, Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiança, respectivamente.

Tratam-se dos pilares definidos pelo Google para avaliar a qualidade de uma página produzida. Entendendo como compatível aos princípios estabelecidos, a ferramenta tende a recomendar e sugerir o conteúdo aos seus usuários.

O termo surgiu no ano de 2019, inicialmente como EAT. Mas, no final de 2022, a plataforma anunciou a adição de um “E” à sigla, correspondente à Experiência. A notícia, é claro, reacendeu o debate sobre as melhores práticas de criação de conteúdo.

Como se sabe, essa é uma estratégia cada vez mais adotada por empresas para melhorar o seu posicionamento no universo digital e construir autoridade entre o público-alvo.

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Como interpretar esses pilares?

Agora que você já sabe o que é o Google EEAT, entenda como se deve interpretar cada sigla!

Experiência

O pilar da Experiência, anunciado em 2022 pelo Google, aponta para o fato de que o conteúdo deve ser produzido por criadores que têm vivência em determinado assunto. Afinal, não só para o Google como também para os leitores, é natural dar credibilidade aos autores que demonstram experiência com a informação veiculada.

Especialização

O segundo pilar se refere ao grau de especialização ou expertise do autor. Ou seja, para alcançar as melhores posições no Google, é preciso demonstrar autoridade em determinada área. Vale diferenciar, nesse sentido, especialização e experiência. Uma pessoa especializada pode não ter experiência direta com o assunto tratado.

Autoridade

O pilar da autoridade evidencia a importância de, em determinados nichos, o produtor ser reconhecido por um conjunto de pessoas. Não é por acaso, por exemplo, que os sites oficiais do governo sempre aparecem em primeiro lugar quando o tema é legislação.

Confiança

Por fim, o pilar da confiança diz respeito à veracidade e precisão das informações contidas no conteúdo veiculado. Para esclarecer esse tópico, o Google nos traz alguns exemplos. Entre eles, a existência de sistemas de pagamento seguros para o e-commerce.

Quais os impactos na criação de conteúdo?

Os avaliadores de qualidade constituem um parâmetro para os criadores de conteúdo que estão atentos às boas práticas de Search Engine Optimization (SEO). Quanto mais fiel aos fatores elencados acima, maiores as chances de melhorar o ranqueamento da página produzida e conseguir tráfego orgânico para os conteúdos.

Por outro lado, o próprio Google chama a atenção para que os artigos devem ser criados por pessoas e para pessoas. Nesse sentido, manter o foco da criação do conteúdo na manipulação de ferramentas de busca não é a solução ideal.

É preciso ter em mente, nesse sentido, a importância da utilidade e confiabilidade dos conteúdos produzidos, a clareza sobre o público-alvo e sobre o objetivo da página, a profundidade das informações destacadas e assim por diante.

Lembrando sempre de prezar pela experiência do usuário. Nas próprias diretrizes para avaliadores de qualidade, o Google reforça que os mecanismos de busca existem para auxiliar usuários na busca de informações úteis, relevantes e confiáveis. E é essa a tendência que deve se consolidar nos próximos anos.

Que conteúdos precisam de atenção?

Em geral, qualquer criador de conteúdo precisa se atentar para o Google EEAT, de modo a melhorar o posicionamento na ferramenta de busca. Alguns nichos de mercado, no entanto, precisam de atenção especial pela capacidade de afetar o usuário em suas decisões.

Nesse contexto, surge o conceito “Your Money, Your Life”. Em tradução livre, “Seu dinheiro, sua vida”. Essa é uma forma de designar aqueles conteúdos que, por algum motivo, o algoritmo identifica como sensíveis ao usuário e com capacidade de interferir em sua saúde.

Seja ela física, financeira ou mental. Este é o caso de páginas relacionadas a finanças, saúde e direitos civis. Nesse sentido, alguns conteúdos como Medicina, Nutrição, Psicologia, Legislação, Direito e Educação precisam de atenção redobrada.

Entre as boas práticas para esse tipo de conteúdo, cabe mencionar a assinatura com currículo e registro profissional. Para atribuir confiança ao artigo e demonstrar expertise, também vale elencar títulos e referenciar estudos e pesquisas científicas que atribuem credibilidade às informações.

Como melhorar o EEAT da sua página?

Confira agora algumas dicas para melhorar o EEAT da sua página e a sua classificação na ferramenta de busca:

  1. Ser um especialista ou construir autoridade no seu nicho de atuação, de modo a embasar os conteúdos e atribuir confiabilidade às informações.

  2. Melhorar a experiência do usuário em seu site, facilitando a navegação e o encontro de informações úteis que ele possa estar buscando.

  3. Construir uma boa reputação em todas as interações com o usuário nas redes.

  4. Manter um número considerável de conteúdos de alta qualidade.

  5. Prezar pela clareza sobre quem produz o conteúdo e sobre o objetivo da página.

Tornar-se relevante nas ferramentas de busca está entre as prioridades dos novos negócios. Afinal, o ambiente digital permite captar potenciais clientes, construir autoridade em determinado nicho de mercado e melhorar os resultados em todas as frentes.

Para tanto, conhecer os pilares do Google EEAT é fundamental para otimizar os conteúdos e melhorar o ranqueamento das suas páginas. Conhecendo os avaliadores de qualidade e seguindo as dicas acima, é possível contornar os desafios de visibilidade, ser encontrado mais facilmente e engajar o público-alvo no seu produto ou serviço.

E então? Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe o que é o Google EEAT, não deixe de conferir as soluções da Via para melhorar o posicionamento do seu negócio!

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