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Google Discover: saiba o que é e como usar a ferramenta!

Google Discover: saiba o que é e como usar a ferramenta!
Google Discover: saiba o que é e como usar a ferramenta!

Se você já investe em estratégia de SEO e quer melhorar ainda mais o posicionamento de seu site nos resultados de busca, saiba que você pode contar com uma nova ferramenta específica para isso: o Google Discover.

Na prática, o Google desenvolveu um feed de conteúdos relevantes, que visa justamente destacar e apresentar novas páginas aos usuários, conforme seus interesses nas pesquisas.

Ou seja, ao mesmo tempo, em que essa solução visa promover uma melhor experiência às pessoas que buscam no Google, ela também guarda boas oportunidades para as suas campanhas de SEO.

Sendo assim, a gente preparou este post exclusivamente para apresentar melhor o Google Discover, suas vantagens e, claro, como usar a ferramenta na prática.

Boa leitura!

Afinal, o que é o Google Discover?

Como bem resumimos, o Google Discover é um recurso desenvolvido pelo buscador, exclusivamente para melhorar a experiência das buscas a partir de dispositivos móveis.

Na prática, ele oferece ao usuário um feed completo de conteúdos relevantes com base em seus interesses, sem que ele precise realizar uma pesquisa.

Ou seja, na hora que a pessoa acessa a página principal do Google, logo abaixo do buscador, já aparece uma série de sugestões de conteúdos publicados em sites variados e que, certamente, têm ligação com as últimas buscas ou interesses comuns do usuário.

Dessa forma, mais do que um novo recurso, o Google Discover marca também uma mudança significativa no processo de buscas na plataforma, tendo em vista que, historicamente, o Google sempre foi reativo e nunca demonstrou uma postura mais ativa e preditiva.

Como funciona o Google Discover?

Pode até ser que você lendo este post se pergunte: “mas afinal, onde está este recurso que nunca vi no Google?”

Então, vamos lá! Primeiro, é importante reforçar que o Google Discover teve sua origem em meados de 2018 e, de lá pra cá, foi se aprimorando. Mas de uma forma geral, podemos considerá-lo como uma ferramenta relativamente nova.

Outro ponto a se ressaltar é que, de fato, você não vai visualizá-lo no desktop, tendo em vista que o recurso é exclusivo ao app do Google e outros dispositivos mobile.

Por fim, vale lembrar que há diversas formas de se buscar informações no Google, como, por exemplo, escrevendo diretamente as palavras-chave na barra de endereço da web, o que “corta o caminho” e, consequentemente, “pula” a página inicial do Google com o feed do Discover.

Mas respondendo à questão principal, por meio de dados e cookies de seus históricos de buscas, o Google tem a capacidade de entender os interesses essenciais do usuário e, assim, indicar conteúdos mais relevantes.

Além disso, o Google Discover seleciona sempre artigos mais atuais e com bom desempenho de SEO, justamente para agregar mais relevância e credibilidade na entrega.

Mas vale a pena otimizar conteúdos para o Discover?

A resposta é: claro! Bom, apesar de parecer um recurso “limitado” ao aplicativo do Google e aos dispositivos móveis, podemos garantir que o Google Discover é uma ferramenta estratégica que pode gerar bastante tráfego ao seu site e de maneira orgânica.

E a gente pode provar isso de diferentes formas! Primeiro, estamos lidando com um cenário cada vez mais mobile e onde as buscas por esses dispositivos já superam as de desktop.

Depois, como bem destacamos, tem o fato de que a ferramenta prefere sempre indicar conteúdos mais atuais ao usuário, o que pode apresentar melhores desempenhos de seus textos já no momento da publicação.

Por fim, há também uma questão de experiência do usuário e a gente explica isso melhor.

Afinal, em geral, as pessoas recorrem aos buscadores apenas para demandas imediatas, quando querem esclarecer uma dúvida, por exemplo.

Já a ideia do Google Discover vai além disso, pois, dá a possibilidade de informações menos imediatistas, como uma forma de feed de rede social ou de um portal de notícias.

Como otimizar para o Google Discover?

Agora que já entendemos o que é, como funciona e as vantagens agregadas pelo Google Discover, é hora de sabermos como utilizar essa ferramenta para melhorar o posicionamento de seus conteúdos no feed.

E para começar, vale ressaltar que há detalhes importantes (além das técnicas convencionais de SEO), que você deve se atentar na hora de publicar seus conteúdos.

Sabendo disso, vamos direto às dicas!

Acerte na escolha e qualidade das imagens

Essa é uma das recomendações do Google, como critério de escolha sobre o que indicar no Discover.

Basta verificar a página de suporte do Google Discover e ver que há duas orientações básicas para a ferramenta: produzir conteúdos relevantes e usar imagens de alta qualidade.

E isso faz todo o sentido na prática, tendo em vista que estamos falando de um feed em que a parte visual é exatamente o chamariz do usuário.

Segundo o buscador, o uso de imagens grandes, ao invés de miniaturas, pode garantir mais cliques e tempo de navegação da página.

Sendo assim, lá vão algumas dicas imprescindíveis:

  • prefira imagens de alta resolução (mínimo de 1200px de largura);
  • conceda ao Google o direito de exibir a imagem, usando o formato AMP ou preenchendo este formulário.

Otimize a página para mobile

Atente-se sempre a este detalhe e lembre-se de adequar suas publicações aos padrões mobile, justamente para evitar páginas confusas e desorganizadas.

Apesar de isso não ser, necessariamente, uma técnica de SEO, outros fatores relacionados podem contribuir para o seu desempenho. Por exemplo, se os visitantes acessam e saem rapidamente do site por esses motivos.

Conheça as políticas do Google Notícias

Outra recomendação para otimizar seus conteúdos no Google Discover é conhecer e seguir as diretrizes do Google Notícias.

Para isso, não é necessário se preocupar com tags ou dados estruturados. Porém, é válido prezar pela originalidade, não praticar spam ou plágios, respeitar princípios básicos como não incitar a violência, o ódio, atividades ilegais ou fake news, fornecer dados de contato, entre outros.

Aposte em vídeos

Um fator importante a se destacar é que, além de textos e notícias, o Google Discover está otimizado a produzir conteúdos em vídeos também, diretamente do feed.

Portanto, investir nesse formato também garante boas taxas de cliques e uma experiência ainda maior para o usuário.

Em resumo, essas são algumas dicas sobre como funciona o Google Discover e as vantagens de saber otimizar melhor seus conteúdos para usufruir dos recursos dessa potencial ferramenta exclusiva aos usuários mobile do Google.

E se você quer saber mais e como investir em estratégias SEO mais efetivas em seu site, não deixe de conversar com um especialista da Via e conheça as soluções exclusivas da nossa agência digital.

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