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O que é e por que investir no Google AMP?

O que é e por que investir no Google AMP?

O que é e por que investir no Google AMP?

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Você já desistiu de esperar uma página da web carregar ou teve problemas por causa da velocidade da internet naquela situação? Se tiver respondido “sim” para pelo menos uma das perguntas, você sabe como é importante poder acessar o que deseja sem precisar aguardar muito. Diante dessa necessidade, surgiu o Google AMP.

O perfil do consumidor está se modificando e, com isso, é preciso que as empresas também realizem algumas mudanças. Atualmente, dados indicam que 47,5% das pesquisas em mecanismos de busca são realizadas por meio de dispositivos móveis. Ou seja, é preciso se adaptar ao novo comportamento do consumidor, e o Google AMP é uma excelente ferramenta para isso.

Em um mercado tão competitivo, você não quer ficar atrás da concorrência por conta dos segundos a mais que a sua página demorou a carregar, certo? Portanto, que tal conhecer mais sobre esse recurso tão importante nos dias de hoje? Continue a leitura para entender melhor esse conceito e a sua aplicação. Confira!

O que mudou no perfil do consumidor?

Antes de entrarmos nas particularidades e vantagens do Google AMP, é importante entender o cenário atual quando falamos da relação entre empresas e consumidores. Afinal, a forma como o usuário chega ao seu site passou por transformações no mundo todo.

Para termos uma ideia, 2017 foi o ano em que o tráfego mobile se tornou maioria. Para 2018, estudos indicam uma expectativa de que 52% do tráfego aconteça via mobile. No Brasil, não é muito diferente. De acordo com a Google, 62% dos brasileiros possuem smartphones e, para completar, os dispositivos móveis se transformaram no principal meio de acesso à internet.

Tudo isso demonstra que o comportamento do público tem mudado. Com o uso ampliado dos dispositivos móveis, é preciso que a sua presença na web se adapte às transformações. Por isso é tão importante investir em ferramentas como o Google AMP, permitindo que você dê um passo importante nessa direção e ofereça a eficiência que os usuários demandam.

O que é Google AMP?

Criado em 2015 pela empresa norte-americana, o Google AMP (Accelerated Mobile Pages ou, em português, Páginas Aceleradas para Dispositivos Móveis) envolve a aceleração do carregamento das páginas na internet. Os sites que investem nesse recurso são mais rápidos e aparecem de maneira quase instantânea na tela do usuário.

Essa iniciativa de código aberto é usada principalmente nos dispositivos móveis. A mágica acontece com a configuração de certos códigos, o que garante leveza extra e diminuição no esforço de carregamento. Ou seja, uma página que demoraria certo tempo para carregar, aparece — em versão simplificada — rapidamente para o seu cliente.

O que o tempo de carregamento representa para o seu negócio?

Uma pergunta muito comum no mercado é “será que vale a pena investir nessa possibilidade para o seu site?”. Afinal, poucos segundos fazem tanta diferença assim? A resposta é sim! Não à toa, pesquisas indicam que 53% das páginas são abandonadas quando o carregamento leva mais de três segundos. Já mudou de ideia, certo?

Além disso, dados mostram que a taxa de conversão diminui em 12% a cada segundo a mais no tempo de carregamento de uma página. Diminuindo as conversões do seu site, a tendência é que os usuários procurem pelos concorrentes e, consequentemente, o seu negócio registre números piores a cada mês.

O que fazer para usar o Google AMP?

Agora que você entendeu como o carregamento da sua página pode impactar diretamente no desempenho das suas páginas, que tal saber como aderir ao Google AMP? A primeira condição para poder utilizar esse recurso é ter páginas estáticas, ou seja, que não exigem qualquer tipo de interação com o usuário para apresentar o conteúdo.

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Blogs, e-commerces ou páginas de serviços ou notícias são considerados estáticos e, portanto, a utilização do AMP é liberada. Em seguida, é hora de saber se a sua plataforma de CMS (Content Management System ou, traduzido, Sistema de Gestão de Conteúdo) está apta a ser configurada com esse código aberto.

Em alguns casos, como no WordPress, basta adicionar um plugin ao seu site para ativar as configurações do Google AMP. Ou seja, de uma maneira muito simples, é possível garantir um tempo menor de carregamento e, consequentemente, uma melhor experiência para o seu usuário.

O que o Google AMP oferece de benefícios?

Garantir que o usuário tenha uma experiência positiva dentro das suas páginas é, portanto, fundamental para o sucesso do seu negócio. Os benefícios são diversos e, por isso, listamos algumas das principais vantagens de aderir ao Google AMP. Confira!

O engajamento é ampliado

Uma página que utiliza o recurso de aceleração carrega de forma quase instantânea. Como se trata de uma versão simplificada, o tempo de espera praticamente não é percebido pelo usuário. O que isso significa? Que ele não tem que aguardar para entrar e utilizar as funcionalidades do seu site.

Longe dessa pausa entre clicar e ter a página aberta, é possível observar um aumento no engajamento. Como o visitante está a apenas alguns toques de abrir outro aplicativo ou outra aba, oferecer rapidez faz com que ele se mantenha conectado e imerso na experiência. Se a sua página for interessante, o usuário poderá navegar por outras partes do site, aumentando o tempo de permanência e maximizando a interação.

A competitividade fica mais forte

Além de tudo, o Google AMP gera efeitos no SEO. Com o aumento do engajamento e do tempo de permanência, o algoritmo do Google entende que o endereço tem mais relevância. Também há uma redução na taxa de rejeição, o que ajuda a conquistar um bom desempenho de ranqueamento.

Tudo isso faz com que investir no Google AMP permita aumentar a competitividade. Para se destacar da concorrência e tornar sua presença ainda mais estratégica, essa é uma oportunidade conveniente.

O retorno sobre o investimento ganha um reforço

Executar uma estratégia de marketing digital é sinônimo de fazer um investimento. A intenção é gerar novas oportunidades, possibilitar vendas ou até fortalecer a imagem e o posicionamento da empresa. Qualquer que seja o objetivo, ele será atingido de maneira mais fácil com o Google AMP.

Com os ganhos de competitividade, SEO e experiência das oportunidades, haverá mais satisfação com o site e interação reforçada. As oportunidades de conversão se multiplicam e há menos esforços para conseguir clientes, por exemplo. Como consequência, o Retorno Sobre Investimento (ROI) fica elevado e a estratégia se torna ainda mais vantajosa.

Diante dessas vantagens, do cenário atual do mercado e do novo comportamento do consumidor, é fácil entender por que é importante investir no Google AMP. Com esse recurso, seu site vai ter uma performance melhor, oferecer uma experiência mais completa para o usuário e poder se destacar em relação aos concorrentes.

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