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Ferramentas de SEO: Conheça as melhores – e gratuitas – do mercado!

Ferramentas de SEO: Conheça as melhores – e gratuitas – do mercado!
Ferramentas de SEO: Conheça as melhores – e gratuitas – do mercado!

Se você tem a missão de colocar suas páginas nas primeiras posições de resultados no Google, precisa conhecer as melhores ferramentas de SEO do mercado.

Há quem diga que o planejamento de SEO é caro. Não é. Quando o planejamento de SEO é feito da maneira correta, o que temos enquanto resultado é a transformação dos rendimentos da sua empresa. E isso vale para todas as empresas.

Seja você um gestor de tráfego em sua própria empresa, seja você responsável pelo marketing de um grande negócio, conhecer as ferramentas de SEO e utilizá-las em todo o seu potencial tem mesmo o poder de fazer com que a sua empresa alcance sua eficiência máxima.

Conheça, agora, as cinco melhores ferramentas de SEO do mercado, que contam com opções totalmente gratuitas e comece, então, a trilhar o melhor caminho do seu negócio!

O que é SEO?

Search Engine Optimization – “otimização para mecanismos de busca” – é um conjunto de técnicas que têm por objetivo melhorar o tráfego orgânico em um site, de forma que fique melhor ranqueado no Google ou no Bing.

De forma geral, o SEO é utilizado de forma que o conteúdo de uma página se volte a responder uma pergunta ou a uma dúvida de um leitor. Neste texto que você está lendo, neste momento, utilizamos técnicas de SEO de forma que você, por meio de uma pesquisa sobre “ferramentas de SEO”, possa nos encontrar.

E, se você está nos lendo, é fato que nossa estratégia funcionou adequadamente.

Na prática, a aplicação de técnicas de SEO associadas a um material de qualidade, faz com que o Google e outros mecanismos de busca passem a entender um conteúdo como relevante e importante para seus clientes.

No entanto, é importante frisar que mesmo com as melhores ferramentas de SEO ou mesmo aplicando as melhores técnicas à escrita, sem um conteúdo de qualidade e realmente relevante, não há possibilidade de ranqueamento e acessos qualificados.

Dessa maneira, tão importante quanto saber como escrever um conteúdo que revele sua autoridade no assunto é conhecer SEO. E, da mesma forma, tão importante quanto conhecer SEO e suas ferramentas é fundamental conhecer com profundidade seu tema de trabalho no conteúdo. Um sem o outro resulta, por fim, em um esforço desperdiçado.

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Por que usar ferramentas de SEO?

Quando utilizamos as ferramentas de SEO corretamente, o que temos enquanto resultado é a otimização do nosso site para buscadores. A partir das ferramentas, conhecemos pontos frágeis de nossa estrutura de trabalho e, então, atuamos de forma a melhorá-las. Sem as ferramentas e seus laudos, no entanto, esses pontos acabam por ficar ocultos.

Sem autoridade diante dos buscadores nossa estratégia de marketing não se realiza de forma efetiva. Assim, mesmo com muitos esforços na direção de melhorar nosso conteúdo e otimizar, acabamos por não ter os resultados desejados.

As maiores contribuições em relação ao uso de ferramentas de SEO estão relacionadas, portanto, a:

  • aumento do tráfego orgânico;
  • melhora no conceito de autoridade do site;
  • maior eficiência em relação ao design do site.

Certamente você deseja isso para seu site ou para o site do seu cliente. E você pode conseguir esses resultados por meio das cinco ferramentas de SEO gratuitas que traremos agora para você.

Google Analytics

O Google Analytics é uma das mais poderosas ferramentas de análise de SEO. É uma ferramenta de SEO totalmente gratuita e, se você tem um site, não deve jamais deixá-la de lado.

Por meio do Google Analytics é possível visualizar quase que em tempo real a forma de navegação dos seus clientes em potencial em seu site.

A ferramenta traz dados poderosos sobre:

  • tempo de permanência em seu site;
  • qual a palavra-chave que trouxe seu cliente até você;
  • quais são aqueles usuários mais fiéis;
  • o tipo de conteúdo que está sendo buscado em seu site;
  • até que ponto a sua tela é rolada.

Recomenda-se – e muito! – explorar o Google Analytics do seu site e entender quais são seus pontos fortes. Por meio desses pontos, é possível, então, desenhar uma estratégia de SEO de forma a otimizar ainda mais!

Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta de monitoramento de desempenho de um site. Por meio da ferramenta, é possível atuar de forma a zelar pela qualidade da sua audiência, bloqueando até mesmo acessos que são perniciosos ao seu site.

Por meio do Google Search Console é possível, também, verificar ativamente se há algum problema de SERP – Search Engine Results Page – afetando sua página mais importante e com maior audiência.

Utilizando o Google Search Console você tem acesso à ferramenta Fetch as Google. Por meio dela, você entende como o Google mostra as suas páginas e as enxerga. Assim, é possível atualizar parâmetros e até mesmo conteúdos de forma a atingir a qualidade desejável.

Google Pagespeed Insights

O Google Pagespeed Insights é uma ferramenta essencial para identificar a velocidade com que o seu site entrega informações aos seus usuários, estejam eles acessando a página por mobile ou desktop.

A velocidade de navegação é essencial para o Google e quando algo está fora do compasso exigido pelo buscador, seus resultados orgânicos pioram drasticamente.

Dessa forma, estar atento aos scripts que estão funcionando na página ou mesmo ao peso das imagens utilizadas é mais do que fundamental. E, para fazer o monitoramento adequado, utilizar o Google Pagespeed Insights é simples e realmente incrível.

Screaming Frog SEO Spider

O Screaming Frog SEO Spider é uma ferramenta muito poderosa se a sua necessidade for a de fazer uma auditoria completa em seu site. A ferramenta de SEO é totalmente gratuita e fornece insights muito importantes para quem deseja melhorar a sua estratégia de produção de conteúdos e até mesmo a arquitetura do seu site.

A ferramenta escaneia todas as páginas do seu site e identifica erros que parecem banais, mas, uma vez solucionados, elevam muito a qualidade e relevância do seu site em mecanismos de pesquisa. Assim, o resultado é o melhor possível: aumento de tráfego orgânico!

Ubersuggest

Um dos maiores desafios para quem produz conteúdos para um site é o levantamento de assuntos e temas – as palavras-chave. No entanto, com o Ubersuggest essa missão se torna um tanto mais fácil.

O Ubersuggest é uma das ferramentas de SEO gratuitas mais poderosas do mercado, pois, com algumas pesquisas, você obtém uma lista de palavras-chave qualificadas para trabalhar em seu site.

Embora o Ubersuggest tenha uma versão premium, é possível, em sua versão free, acompanhar 20 palavras-chave por conta e, ainda, receber atualizações semanais do seu monitoramento. Além disso, também é possível fazer auditoria de três sites por dia e receber suas recomendações de melhoria.

E aí? Gostou do conteúdo? Aproveite e conheça todos os conteúdos do blog da Via e aprenda ainda mais sobre SEO e otimização do seu site!

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