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Qual a importância de possuir uma Comunicação Interna estratégica?

Qual a importância de possuir uma Comunicação Interna estratégica?
Qual a importância de possuir uma Comunicação Interna estratégica?

Todas as empresas possuem a necessidade de se comunicar com os seus empregados e stakeholders, mas aquelas que conquistam o engajamento dos times e provocam melhores resultados são as que se preocupam em agir alinhada com os seus objetivos e cultura organizacional, através de uma Comunicação Interna estratégica.

Para isso, inicialmente, é necessário identificar possíveis deficiências ou necessidades de melhorias no processo de comunicação. Desta forma, os canais de comunicação serão utilizados de forma mais eficiente, sabendo como atingir e dar voz aos colaboradores através das campanhas internas.

Uma empresa que preza pela comunicação com os seus empregados identifica os benefícios no dia a dia, seja na dedicação e produtividade dos seus profissionais, ou em sua reputação externa.

Em um cenário cada vez mais competitivo, aquelas que adquirem boa imagem como marca empregadora são valorizadas por colaboradores em potencial, que consideram relevantes, quando escolhem oportunidades, pontos como a saúde mental e acolhimento no ambiente de trabalho.

Como implantar uma Comunicação Interna estratégica

Definir estratégias de comunicação para atingir os seus objetivos, reforçando de maneira adequada os seus valores e cultura organizacional é o primeiro passo. Isso possibilita realizar um diagnóstico e planejamento para uma implantação eficiente, tornando viável o aumento do engajamento e da produtividade da equipe, assim como a atração e a retenção de talentos.

Além disso, também é possível estabelecer um alinhamento entre o discurso da liderança e os diversos níveis hierárquicos, criando ou reforçando uma relação de confiança entre a empresa e os colaboradores. Ações como essas contribuem para torná-los embaixadores da organização e, consequentemente, melhorar a reputação da empresa como marca empregadora, garantindo que estejam devidamente alinhados com os discursos e metas da organização.

Investir na comunicação com o público é essencial para uma marca e é uma atitude que o setor de RH da companhia também deve apoiar. A postura adotada para com o mundo deve estar alinhada com aquela praticada no ambiente de trabalho, já que os colaboradores são os verdadeiros representantes do negócio e influenciadores da sua reputação e credibilidade.

A transparência no repasse de informações, alinhamento quanto às metas e integração entre times, são capazes de fazer com que os colaboradores sintam-se mais motivados e, consequentemente, fiquem mais engajados com suas tarefas. Afinal, para um colaborador ter uma entrega positiva, é essencial que ele enxergue propósito na tarefa que realiza.

Colaboradores: o foco da Comunicação Interna

O engajamento pode ocorrer até mesmo a partir do compartilhamento de informações motivadoras, que permitem que os colaboradores se sintam unidos em prol de um mesmo objetivo. Uma boa comunicação é capaz de aproximar polos distantes e influenciar positivamente no clima organizacional da instituição, evitando conflitos e proporcionando melhores resultados.

Para isso, podem ser necessárias mudanças não apenas nos canais de comunicação, mas também no ambiente corporativo. Afinal, os espaços físicos de trabalho devem refletir a realidade e os valores da empresa. As informações repassadas, por sua vez, precisam estar relacionadas com mensagens que propaguem os valores, a visão e a missão da instituição, com uma proposta estratégica que esteja ligada à sua cultura organizacional.

Essa importância se deve ao fato de que, a partir do momento em que as pessoas passam a se sentir confortáveis e envolvidas com a organização, é natural que se dediquem mais e apresentem resultados superiores àqueles que não se sentem parte do todo.

Uma Comunicação Interna eficiente também facilita a integração de novos colaboradores ao time, já que a sua recepção será feita por uma equipe consistente e acolhedora. Consequentemente, diminui a rotatividade de pessoas, pois estas que possuem um sentimento de relevância, tendem a ficar mais satisfeitas e permanecer mais tempo fazendo parte do quadro da empresa.

Resultados da Comunicação Interna estratégica

Observando o cenário atual e analisando a meta a ser alcançada, assim como os próximos desafios, uma agência especializada será capaz de definir a estratégia de Comunicação Interna ideal para atingi-la — podendo variar caso a caso e estando intrinsecamente ligada às políticas e cultura da empresa.

Para que esse desafio seja resolvido com eficiência, é indispensável que a empresa esteja ciente de importantes ferramentas capazes de melhorar a interação entre os indivíduos e gerar identidade. Afinal, comunicar não é apenas integrar, mas também envolver e gerar valor.

Quer entender mais sobre o tema? Não deixe de conferir o blog da P3K Comunicação, uma agência especializada em Comunicação Interna e Endomarketing.

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