Acesse o conteúdo

Criação de sites: quais são os riscos de fazer sozinho?

Criação de sites: quais são os riscos de fazer sozinho?
Criação de sites: quais são os riscos de fazer sozinho?

Há alguns anos, a criação de sites de qualidade era tarefa exclusiva de especialistas em web design. Hoje, apesar de já existirem soluções que tornam simples colocar um site no ar, ainda há problemas em fazer esse tipo de trabalho sozinho.

Para que você fique ciente sobre as consequências disso, listamos aqui os principais riscos que existem ao fazer seu site por conta própria. Confira!

Qualidade do site

Um site realmente atrativo deve ter um bom design, conteúdo interessante e de fácil compreensão, uma quantidade adequada de informação e uma navegação simples e intuitiva — sem contar que deve carregar rapidamente. Todos esses elementos em conjunto geram uma experiência agradável ao usuário e dão mais credibilidade à sua marca.

Contudo, pode ser que quem cria o site por conta própria não tenha conhecimentos suficientes sobre esses aspectos, o que pode afetar a qualidade e prejudicar a imagem da empresa.

Tempo disponível

Além disso, alguém inexperiente dificilmente terá tempo disponível para fazer um site sem a ajuda de um profissional especializado. Ainda que utilize um CMS — do inglês Content Management System, ou sistema de gestão de conteúdo — como o WordPress ou outro sistema, em que só é preciso escolher algumas configurações e selecionar o visual do site, não há como evitar o tempo necessário para entender a ferramenta e aprender a usá-la.

Muitos empreendedores, em busca de economizar recursos no momento de montar um site para sua empresa, acabam dando preferência por fazerem as páginas web sozinhos. Contudo, devido à dedicação que isso exige, talvez não seja uma boa ideia, já que existe o risco até mesmo de prejudicar o andamento do negócio.

Cuidados com a segurança

Outra preocupação que nem sempre é levada em consideração é a segurança do site — especialmente quando o projeto é de um e-commerce ou envolve dados sensíveis dos clientes e transações bancárias. Os usuários estão cada vez mais preocupados com a proteção das suas informações online e já sabem como verificar se um site é seguro ou não.

Por isso, é fundamental pensar em questões como incluir um certificado SSL, a fim de garantir que seu site fornece uma transmissão segura de dados, e adicionar selos do tipo “site blindado” para deixar claro que sua empresa leva a segurança dos visitantes e clientes a sério.

Com base em todos esses fatores, podemos concluir que vale a pena consultar uma agência de marketing digital para desenvolver o site do seu negócio. São empresas que contam com profissionais experientes, capacitados para apresentar as melhores soluções de acordo com as necessidades do seu negócio.

Você não desperdiçará seu tempo com detalhes técnicos, evitará erros que possam afetar a credibilidade da marca e terá um site que, de fato, represente sua empresa.

Percebeu como a criação de sites envolve detalhes que nem sempre estão aparentes para quem deseja ter um espaço na internet? Quer descobrir mais insights de como fortalecer sua presença digital da maneira certa? Basta nos seguir nas redes sociais: estamos no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram!

Solicite um orçamento Solicite um orçamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *