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7 dicas sobre como criar uma landing page

7 dicas sobre como criar uma landing page

7 dicas sobre como criar uma landing page

No marketing digital, uma landing page é uma página desenvolvida como o objetivo único de conseguir converter um visitante em lead e, futuramente, em cliente. Mas você sabe como criar uma landing page que realmente traga resultados satisfatórios?

Em uma página de conversão, todos os elementos são pensados para atrair e convencer os visitantes. Geralmente, elas são compostas por elementos como uma oferta, um formulário e um CTA. E o grande desafio das empresas é identificar qual é o conteúdo mais adequado para aumentar a taxa de resposta.

Pensando nisso, listamos 7 dicas de como otimizar uma landing page. Confira!

1. Conheça o seu público-alvo

Um dos erros mais comuns dos profissionais, ao criar uma landing page, é deixar a segmentação em segundo plano, não definindo o público a ser atingido de maneira clara e objetiva.

É preciso ter em mente que você não vai vender para todo mundo. Existe um mercado-alvo a ser alcançado, um perfil específico que tem interesse nos produtos e serviços que a sua empresa oferece. É preciso focar nisso em todo o processo de desenvolvimento de uma landing page. Dessa forma, você gastará os seus recursos mais estrategicamente.

Todos os elementos da sua landing page precisam ser criados tendo como base o perfil do seu público-alvo. Por isso, se a sua empresa oferece soluções variadas para os consumidores, é necessário criar uma buyer persona específica para cada uma delas, de modo a adequar os esforços de marketing dentro de cada segmento.

2. Pense na responsividade da página

Os smartphones estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia. É comum que as pessoas realizem grande parte das atividades online diretamente por eles, sem recorrer para os computadores. Por isso, ao criar uma landing page, é preciso considerar os dispositivos móveis.

As grandes empresas já estão adotando gradativamente o conceito de “mobile first” em seus projetos, e quem não seguir essa tendência, aos poucos, vai ser deixado para trás. Afinal, nenhum consumidor ficará satisfeito ao não conseguir concluir uma ação na sua página.

Sendo assim, não dispense o design responsivo no desenvolvimento da sua landing page. Sempre busque oferecer a melhor experiência de navegação para os visitantes.

3. Crie um formulário simples e objetivo

O formulário é um dos elementos mais importantes da sua landing Page. Afinal, é onde acontecerá toda a conversão. Mas para que essa estratégia funcione com eficiência, gerando os resultados esperados, é preciso ter objetividade na confecção.

É muito importante ser breve, solicitando apenas as informações que forem realmente relevantes. Geralmente, quanto maior for o formulário, menores serão as chances de conversão. Por isso, foque em dados simples e que facilitem o contato posterior com o seu lead, como nome e e-mail.

Mas, atenção: essa não é uma regra absoluta. Somente com uma análise detalhada de cada caso é possível definir quais são as melhores perguntas a serem inseridas em um formulário. Entretanto, é preciso resistir à tentação de encher a landing page de informações desnecessárias.

Na maioria das vezes, os usuários digitais têm um período de atenção bastante curto. Sendo assim, formulários e páginas com muito texto tendem a ser vistos como empecilhos e são dispensados mais rapidamente. Tenha sempre em mente que as landing pages são espaços de conversão quase que imediata.

4. Desenvolva um design minimalista

Diferentemente das demais páginas do seu site, uma landing page deve conter poucos elementos visuais e até mesmo links. Por isso, é essencial desenvolver um design minimalista, com foco exclusivo na conversão.

Antes de sobrecarregar o seu layout com textos e informações sobre a sua empresa e os serviços oferecidos, reflita se o visitante realmente precisa saber de tudo aquilo antes de preencher um simples formulário. Se a resposta for negativa, elimine. Afinal, menos é sempre mais.

Aproveite bem os espaços em branco da sua página, utilizando-os como ferramentas que ajudem no entendimento da mensagem e na divisão das informações durante a navegação.

E tenha sempre em mente que uma das melhores dicas de como criar uma landing page é falar apenas o que for realmente importante para a conversão. Para isso, é possível criar um design que contenha formulário, CTA e imagem da oferta separados por espaços que ajudem a focar na mensagem principal da página.

5. Inclua uma página de agradecimento

Depois de concluir a ação proposta na sua landing page, encaminhe os visitantes para uma página de agradecimento – também conhecida como “thank you page”. Dessa forma, você pode reforçar a oferta recebida e a pessoa saberá que conseguiu realizar uma determinada ação com sucesso, como baixar um e-book ou se cadastrar em uma newsletter.

Além de ser um gesto de gentileza, que melhora a experiência do usuário por meio de uma simples confirmação, a página de agradecimento pode oferecer um excelente caminho para fazer uma nova oferta, engajar ainda mais os visitantes e avançar o lead pelo funil.

Nesse momento, ofereça outros materiais complementares, disponibilize um formulário para dúvidas, encaminhe o visitante para um chatbot ou para um bate-papo direto com um dos seus consultores.

6. Tenha um CTA bem visível e eficiente

CTA, também conhecido como “Call to action”, é um dos elementos mais importantes de uma landing page. Ele é como o gancho final que vai capturar o visitante, a chamada à ação que vai transformar um interessado em um lead qualificado.

E para que essa estratégia funcione, é preciso criar uma chamada que seja bem visível na página e realmente matadora! E isso só é possível com um texto claro, objetivo e que motive o visitante a realizar algum tipo de ação. Afinal, de nada adianta criar uma landing page perfeita se ela não gerar conversões, certo?

Pense em um botão de ação que contraste com as demais informações e que seja tão simples e fácil que não deixe nenhum tipo de dúvida ou insegurança nos visitantes.

7. Faça testes

Embora todas essas dicas sejam boas práticas, com o potencial de otimizar o resultado das suas ações, é preciso ter em mente que cada público interage de modo diferente. Por isso, para identificar se a sua landing page realmente funciona, é preciso testá-la.

Todos os elementos da sua página, como título, imagens, CTA, cores e formulários, precisam passar por uma etapa de avaliação, com uma amostragem significativa de contatos. Assim, você consegue garantir que suas estratégias extraiam os melhores resultados possíveis.

Viu como pode ser simples? Com as dicas certas, é possível criar uma landing page eficiente e otimizar todos os resultados obtidos. E se lembre de sempre acompanhar as ações de perto, entendendo o que funciona ou não para o seu negócio.

Agora que você já sabe as melhores dicas de como criar uma landing page, descubra como otimizar a conversão de leads do seu site e tenha resultados ainda mais satisfatórios com suas ações.