Microsoft Clarity: descubra como manusear essa ferramenta!
A Microsoft Clarity é uma ferramenta criada pela Microsoft que oferece análises do comportamento do usuário em sites. Ela fornece diversas informações sobre as navegações de visitantes em uma determinada página e, até mesmo, o acesso à gravação de sessões, mapas de calor e scroll.
Além disso, a instalação dessa ferramenta é totalmente gratuita e vem se tornando um instrumento valioso para as empresas que buscam fortalecer a experiência do usuário (UX). Para entender como você pode utilizar essa ferramenta, confira o post que preparamos!
Quais são os recursos da ferramenta Microsoft Clarity?
A Clarity é uma ferramenta de uso simples e fácil, que pode ser instalada em seu site como o Google Analytics. Ao copiar a tag de rastreamento na aba Settings, você deve colar esse código em cima da seção < head > de todas as páginas do seu site.
Depois disso, a ferramenta permite que você analise uma série de informações relacionadas ao comportamento do usuário enquanto ele navega no site. Você verá a seguir alguns dos principais recursos que se destacam na Clarity!
Gravação da Sessão do Usuário
Este é o principal recurso da Clarity, função disponível apenas nesta ferramenta da Microsoft. Com ela é possível assistir gravações das sessões de usuários realizadas no site. Assim, você verá diretamente na tela o andamento do cursor do mouse do usuário.
Mas não se preocupe! A Microsoft assegura que este recurso respeita a privacidade dos usuários, de acordo com a LGPD – Lei de Proteção de Dados. Além disso, para melhorar a análise das métricas, você ainda tem acesso aos filtros, que selecionam dados específicos, como veremos mais à frente.
Mapas de calor
Esse recurso é vital para os indicadores de performance digital. Nela é possível avaliar onde os usuários mais interagem em seu site. Dessa forma, você visualiza os pontos mais quentes, ou seja, em que os usuários mais clicaram. E visualiza os pontos mais frios, ou seja, que tiveram menos atenção do usuário.
Assim, é possível analisar quais posições da página são mais eficazes, e permite perceber onde posicionar botões e CTAs.
Métricas de Scroll
Este recurso indica até que área das páginas de venda o visitante chega no seu site. Logo, é uma ferramenta muito importante para entender porque os usuários não leem até o final da sua página. Possibilitando entender quais são as melhores posições para as informações.
Filtro de Dead Clicks
Como você viu no recurso de gravação, é possível selecionar alguns filtros de percepção. A Microsoft Clarity oferece a filtragem de dead clicks, por exemplo.
Em português, chamamos de “cliques mortos”, ou seja, cliques sem efeitos para o usuário. Dessa forma, é possível analisar áreas onde o usuário poderia fazer uma ação, mas não havia um botão para clicar.
Filtro de Rage Clicks
O rage clicks, ou em português, “cliques de raiva”, é um filtro que permite ver onde o usuário clicou muitas vezes em pouco tempo. Desse modo, é possível perceber se um botão está com problemas, ou está no lugar incorreto.
Filtro de Quick Backs e Excessive Scrolling
Outro filtro disponível é a quicks backs, em português, “retornos rápidos”. Eles significam quantas vezes o usuário acessou uma página, mas voltou rapidamente para a anterior.
Isso permite analisar se o usuário está confuso enquanto navega no site, ou se está à procura de algo que não encontrou. Outro indicador da ferramenta Clarity é a de excessive scrolling, que significa “rolagem excessiva”.
Ela verifica quantas vezes o usuário rolou uma página procurando por algo, assim, também é possível analisar se está faltando informações.
Você pôde perceber como a Clarity é uma ferramenta completa e inovadora, além de gratuita. Pois, oferece diversas funções que não estão disponíveis em ferramentas como o Google Analytics, por exemplo.
Apesar disso, a Clarity não exclui a utilidade da ferramenta Analytics, pois essa funciona como um eficiente relatório geral das páginas do seu site e, principalmente, para e-commerces.
Enquanto o Microsoft Clarity permite analisar pontos mais específicos por meio da gravação de sessões.
Portanto, podemos afirmar a importância de se investir nas duas ferramentas como complementares. Afinal, cada uma oferece soluções diferentes que otimizam a experiência do usuário.
Esse post foi útil para você? Se sim, para te ajudar a melhorar as suas estratégias de marketing digital, leia nosso outro artigo sobre as vantagens da ferramenta Microsoft Advertising.