Acesse o conteúdo

Saiba como criar um site que carregue rápido

Saiba como criar um site que carregue rápido
Saiba como criar um site que carregue rápido

Usain Bolt pode até ser o homem mais rápido do mundo, mas quando o assunto é a velocidade de um website, esperar 9,5 segundos significa uma eternidade — e pode custar caro para seu negócio.

Segundo um estudo da Mobify, quando o acesso é feito por dispositivos móveis, 50% dos usuários irão abandonar o site se o carregamento demorar mais de três segundos.

O Google, por sua vez, prioriza a velocidade de um site como fator de ranqueamento há alguns anos. Afinal, o tempo de carregamento é parte importante da experiência do usuário. Segundo a empresa, páginas que carreguem em menos de 2 segundos tem um bônus no posicionamento de pesquisas.

Mas como criar um site que carregue rápido? É o que você confere em nosso post de hoje. Veja a seguir!

O que está deixando o seu site lento para carregar?

O tempo alto de carregamento de um site pode estar relacionado a diversos fatores diferentes. Por isso, é sempre recomendável contar com uma consultoria especializada para identificar e solucionar esses problemas.

Aqui, listamos algumas possibilidades e soluções para que você possa criar um site que carregue rápido.

Como criar um site que carregue rápido?

  • Imagens

    Lidar com as imagens de um site exige um equilíbrio tênue entre a qualidade, a compressão e o tamanho dos arquivos. O ideal é sempre utilizar imagens originais, de alta qualidade. Mas, ao mesmo tempo, elas não podem ser muito grandes.

    Bons programas de edição de imagens permitem salvar em JPEG progressivo. De forma resumida, esse método comprime a imagem sem perder a qualidade — e de forma que facilita o carregamento.

  • Tamanho físico da página

    Páginas maiores, obviamente, demorarão mais tempo para carregar. Antes de configurar aquelas que rolam infinitamente para baixo, portanto, veja se não é melhor separar os conteúdos em locais específicos.

    Você pode usar mapas de calor para entender como os usuários utilizam seu site: muitas vezes, nem 10% dos visitantes rolam as páginas, desperdiçando todo seu conteúdo.

    Dividindo os conteúdos em abas diferentes, mais direcionadas, o gerenciamento das páginas fica mais fácil — e o carregamento também leva vantagem.

  • Servidor de hospedagem

    Um dos motivos pelos quais seu site pode estar com carregamento lento é por questões relacionadas ao servidor, como capacidade do hardware e a conexão dedicada.

    É preciso conferir se ambos estão corretamente dimensionados para a quantidade de usuários que o seu site recebe.

  • Scripts

    Ter um alto número de scripts funcionando vai aumentar consideravelmente o tempo de carregamento da página. Se eles estiverem hospedados externamente, seu site também precisará contabilizar esses tempos de carregamento, o que gera ainda mais demora.

    Tente utilizar o mínimo possível de scripts e combiná-los de formas inteligentes para criar um site que carregue rápido.

  • Análise de performance

    O Google disponibiliza uma ótima ferramenta gratuita para analisar o carregamento do site. O PageSpeed Insights vai demonstrar onde você pode conseguir compactar e reduzir espaços no código de seu site para melhorar a performance de carregamento.

Criar um site que carregue rápido é algo que exige conhecimento técnico para que possa ser feito da forma correta.

Por isso, contar com uma equipe especializada é um investimento que trará retorno, já que os resultados no posicionamento e experiência do usuário são muito sensíveis à rapidez do site.

Para receber nossos conteúdos sobre estratégias de marketing digital em primeira mão, assine a nossa newsletter agora mesmo!

Solicite um orçamento Solicite um orçamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *