Acesse o conteúdo

Como criar facilmente senhas mais seguras

Como criar facilmente senhas mais seguras
Como criar facilmente senhas mais seguras

Dicas fáceis e simples de usar para você criar senhas mais seguras. Lembre-se sempre: senhas mais seguras são as melhores proteções para seus dados no ambiente da Internet.

Um dos grandes problemas da nossa vida no mundo virtual está relacionado às senhas que usamos para nos proteger, manter nossas informações sob sigilo, evitar que nossos dados sejam roubados e problemas piores.

Provedores de acesso à Internet, serviços de e-mail, redes sociais, backups nas nuvem, sistemas de home banking e outros evoluem diariamente para impedir o sucesso de hackers, barrando suas iniciativas maliciosas.

Mas, como bem sabemos, os hackers nunca descansam. Por isso, devemos redobrar nossos cuidados e o primeiro passo neste caminho é criar uma senha mais segura, ao contrário do que acontece com a maioria, estabelecidas sem cuidado.

Criar senhas mais seguras é fácil

Invista um pouquinho de tempo neste processo, pois ele é peça fundamental para manter a sua vida no ambiente Web fora do alcance dos piratas, e evitando também perdas em contas correntes ou cartões de crédito.

Uma das formas mais simples para se criar senhas mais seguras é usar uma frase apenas do seu conhecimento e pegar as letras iniciais das palavras que a formam; se incluir algarismos e outros símbolos, melhor ainda.

Um bom exemplo é:

“Para mim o melhor filme é o Poderoso Chefão III.”Ela dá, como resultado, a seguinte combinação de caracteres:

pmomfeopc3

Para melhorar ainda mais, você pode substituir alguns caracteres comuns por outros mais complexos. A maioria dos sistemas já aceitam esses caracteres.

Segue alguns exemplos:

Em vez de “a” use “@”;Em vez de “2” use “&”;

Em vez de “s” use “$”; e,

Em vez de “o” use “0”.

Criar senhas mais seguras é método. Segue mais algumas dicas:

  • Defina que uma ou mais letra da senha seja em maiúscula.
  • Nunca crie uma senha com menos de oito caracteres.
  • Jamais crie senhas com sequências lógicas. Por exemplo: 123456, 987654, 654321 etc.
  • Jamais use somente datas. Misture as informações. Por exemplo: “Conheci meu amigo em 18/03/2010” dá, usando as dicas sugeridas até aqui, a seguinte senha forte:Cm@&180320deZ
    É bastante improvável que este conjunto sofra quebra.
  • Sempre que entrar em um sistema, depois que não usar mais, clique no botão “Sair” do próprio sistema. Se não fizer isto, o acesso continuará liberado.
  • Outra vantagem é que, adotando os procedimentos aqui listados, fica fácil trocar de senha sem traumas. Basta criar um nova frase, usando sua experiência do dia a dia, para dormir mais tranquilo e evitar grandes aborrecimentos.

Senhas mais seguras eliminam dores de cabeça

Um senha insegura pode lhe trazer grandes dores de cabeça e perda de tempo. Se for em uma Delegacia e perguntar a um delegado com que frequência são abertos boletins por problemas de violação, vai ficar assustado com o que ele vai te dizer.

Uma boa parte, se não a maioria, desses problemas se dão por senha frágeis, e por descuidos bobos, como não sair do sistema ou aplicativo depois que terminar o que estava fazendo.

Prevenir é muito melhor do que remediar e, nesse caso, o remédio pode ser muito amargo e a cura muito longa.

Texto produzido por João Zuccaratto, redator e revisor de conteúdos para Web.

Quer descobrir como implementar essas táticas e criar um site de alto desempenho que atraia clientes?

Vamos conversar →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *