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Quanto investir em marketing digital na minha empresa? Descubra aqui!

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Planejar antecipadamente não é uma questão de passar o “carro na frente dos bois”. O planejamento é importante para que a empresa possa antever o gasto médio com marketing digital e alocar seu orçamento com maior eficiência. Assim, saber quanto investir em marketing digital mesmo antes do término do ano é salutar para o crescimento da empresa.

Generalizar o quanto vai ser gasto em marketing digital é um erro que muitas organizações cometem. Não basta simplesmente dizer: “vamos gastar ‘x’ com certas estratégias de marketing no ano que vem e determinar ‘y’ de crescimento”.

É preciso compreender uma série de fatores que influenciam na hora de calcular seu orçamento, pois um passo em falso pode levar sua empresa a um prejuízo incomensurável.

Nas linhas abaixo, analisaremos esse assunto com mais precisão. Acompanhe!

Quais são os passos para definir quanto investir em marketing digital?

Defina suas metas de marketing

Antes de determinar o seu investimento em marketing digital, é preciso definir, primeiramente, qual será o seu foco para o ano seguinte.

Quais são suas metas? Aumentar o número de conversões, criar maior fidelização e reconhecimento da marca, otimizar seu site para melhorar a experiência do cliente? Não importa!

Você pode colocar uma meta de elevar a taxa de clientes a 5% a cada mês, por exemplo, ou investir em campanhas de links patrocinados pagando “x” por CPC ou CPM, mas será que o orçamento que destinou para esse propósito é suficiente?

Ao definir suas metas, é preciso pensar não apenas no que fazer, mas também no custo disso para a empresa. Geralmente, muitas organizações disponibilizam entre 6% a 10% do seu orçamento para marketing digital, porém, não é um valor inflexível e depende do segmento da empresa.

Suas metas devem levar em consideração a disponibilidade financeira do negócio. Se tiver que fazer uma escolha, priorize aquelas que realmente trarão impacto maior para o empreendimento. Além de que, você pode sempre mexer em seu planejamento e redirecionar seu orçamento quando for preciso.

Busque referências anteriores

É mais fácil elaborar um orçamento de marketing digital quando se tem uma referência de gastos de anos anteriores. Isso porque, ao saber que o dinheiro aplicado em certas estratégias trouxe um bom retorno, você pode investir mais nelas.

Porém, não se deve acomodar, então, aposte em novas ações e não pense apenas em valores. Muitas vezes, um custo maior trará retorno melhor. É tudo uma questão de ficar de olho nos números para não gastar com canais de marketing ineficientes.

Deixe sempre uma margem de segurança

Ao elaborar seu orçamento de marketing, não se esqueça de reservar algum dinheiro, ou seja, deixar uma margem de segurança caso haja imprevistos.

Geralmente, muitas empresas trabalham com uma margem de mais ou menos 20%. Dessa forma, elas terão uma folga no seu orçamento, o que permitirá uma mudança de tática se necessário.

Suponhamos que a empresa opte por investir 10% do seu orçamento no Google Adwords, por exemplo, pagando determinado valor por PPC (custo por clique). Nessa estratégia, obteve um excelente resultado, logo, se ela tiver uma margem para gastar, poderá investir até o dobro para multiplicar o número de clientes e vendas.

Monitore seus resultados

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a quantidade de ferramentas que ele disponibiliza para que seus resultados sejam mensurados. Dentre elas, podemos citar:

Cálculo do ROI – Return on Investment

A primeira métrica que deve ser analisada é o ROI (Retorno sobre o Investimento), pois é por meio dele que podemos saber se a empresa está ganhando ou perdendo dinheiro com suas ações.

Ao verificar o valor do ROI, fica claro se os seus investimentos tiveram resultados tangíveis, e, a partir desse dado, é possível elaborar um orçamento para o ano seguinte com maior confiança e solidez.

Para calcular o ROI de marketing, basta pegar sua receita, diminuir pelo custo e depois dividir pelo custo novamente. Assim, obterá a porcentagem correta do retorno de suas estratégias:

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Fórmula = (receita – custo/ custo) = valor do ROI.

CAC- Custo de Aquisição de Clientes

O CAC é uma métrica que se refere à quantia gasta para a aquisição de cada novo cliente. Calculá-lo também é bastante fácil e, nesse caso, apenas precisamos dividir o investimento feito com marketing pelo número de novos clientes:

CAC = (investimento em marketing/número de novos clientes) = valor do CAC.

LTV- Lifetime Value

O LTV está relacionado ao tempo de vida do cliente, isto é, ele mostra o período de tempo, em média, que os clientes continuam comprando da sua empresa.

Cálculo do LTV:

LTV = ticket médio x média de transações por cliente x período de relacionamento = LTV.

Além dessas, você pode analisar outras métricas antes de fechar o seu orçamento de marketing digital, tais como:

Saiba a margem de venda de cada produto

Para saber quanto investir em marketing digital, precisa-se calcular o valor da receita média por venda, ou o LTV, como explicado acima.

Também é necessário saber quais são todos os outros custos que a empresa teve para manter o negócio funcionando. Ao somarem-se todos esses custos, é possível chegar ao valor do investimento para cada venda efetuada.

Para descobrir a margem por venda dos produtos, faz-se o seguinte cálculo:

Receita média (por venda) – custo médio (soma de todos os custos operacionais, produtos, pessoal etc.) = margem por venda.

Logo, o gasto com marketing não pode ser maior do que essa margem obtida no cálculo. Estima-se que o orçamento de marketing seja de 3% a 5%, de acordo com o faturamento anterior, mas também é algo que pode variar muito de acordo com o investimento que a empresa pretende fazer.

Compare todas as métricas e valores para determinar seu orçamento de marketing

Tendo em mãos os principais resultados sobre quanto a empresa pode gastar com marketing digital por venda realizada e quantas vendas pretende-se realizar no ano seguinte, basta pegar esses valores e multiplicá-los para obter o resultado total para o período determinado.

Um exemplo prático: vamos supor que sua empresa possa gastar com marketing digital para efetuar uma venda cerca de R$ 50, tendo como projeção conseguir realizar 2000 vendas ao ano. Logo, ela deverá investir cerca de R$ 100.000 em marketing digital anualmente para manter essa mesma meta de vendas.

Lembrando que vários fatores podem influenciar nesses números, por isso, não se deve deixar de acompanhar as outras métricas de marketing.

Além do mais, ao buscar compreender quanto investir em marketing digital, nunca é demais olhar para os números do passado para prever o futuro.

Como vimos, distribuir seu orçamento de marketing exige um processo mais complexo do que se imagina, afinal, não estamos em época de perder dinheiro. Por isso, o mais indicado para saber quanto investir em marketing digital é trabalhar em parceria com uma agência especializada no assunto, pois ela poderá fazer um planejamento estratégico que abranja seu budget de forma mais otimizada e inteligente, evitando-se, assim, gastos desnecessários e ações erradas.

Gostou do nosso post? Que tal entrar em contato conosco para saber mais sobre como investir em marketing digital na sua empresa de maneira correta?

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