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O que é teste AB e por que fazer nas suas landing pages?

O que é teste AB e por que fazer nas suas landing pages?

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Você costuma fazer landing pages para disponibilizar materiais ricos, convidar para webinars, propor conteúdos mais aprofundados e outras funções? Por acaso sabe o que é teste AB e como ele pode ser eficiente nessa estratégia de negócio?

As landing pages são a porta de entrada para a conversão de visitantes em leads, que serão qualificados com o tempo por meio de táticas de engajamento, afinal, a venda é a consequência de um planejamento recorrente. Todavia, a dúvida que ronda a cabeça de muitos gestores é saber qual o design ideal da landing page para converter melhor.

Neste texto, você saberá o que é o teste AB, quais os elementos a serem testados e como funciona essa estratégia na prática. Acompanhe a leitura e confira!

Afinal, o que é teste AB?

O teste AB costuma ser uma forma muito eficiente para otimizar a conversão de leads, isso porque ele consiste em uma estratégia de marketing que divide o tráfego de uma determinada página em duas versões, com o propósito de comparar o desempenho delas. Na disputa entre a página atual e a tida como “desafiante”, vence aquela que obtém o maior índice de aprovação do público-alvo.

Esse é um método muito utilizado por diversas empresas, principalmente para estudar o comportamento dos usuários ao navegarem pela internet, algo que facilita na hora de gerar as melhores campanhas no estágio ideal da jornada de consumo. De modo geral, o teste AB é bem simples de ser executado, pois existem várias ferramentas de automação por aí capazes de solucionar as principais dificuldades.

O que pode ser testado?

Basicamente, os testes podem ser realizados em vários canais de comunicação, tais como as páginas comuns, as landing pages, o e-mail marketing, o Google Adwords e, até mesmo, o Facebook Ads. É indispensável realizar comparações consistentes entre versões que tenham um bom potencial de engajar o público-alvo, buscando tirar a dúvida a respeito do melhor estilo a ser usado dali em diante.

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Você pode modificar os títulos, por exemplo, que desempenham um papel essencial para o funcionamento da landing page e auxiliam a captar a atenção dos visitantes de forma efetiva. Da mesma forma, as imagens e os vídeos são fatores determinantes para induzir a conversão, sendo que há um leque de opções para utilizar nesses casos, tendo como propósito buscar soluções criativas e minimalistas.

Sabendo que menos é mais em muitas estratégias de marketing, lembre-se que o texto é um elemento essencial para explicar do que se trata o conteúdo e despertar o interesse no possível lead, ou seja, mescle informações e palavras-chave. As cores também são aspectos de enorme relevância no teste AB, pois, dependendo da escolhida, pode proporcionar uma sensação diferente aos olhos dos usuários.

Como funciona de fato?

De primeiro momento, escolha a melhor ferramenta de automação para executar os testes ou conte com os serviços de empresas especializadas no assunto, sendo que, dependendo do tráfego recebido, pode ser que o teste leve dias ou semanas. As duas versões costumam ter singelas modificações entre uma e outra, isto é, você pode alterar, por exemplo, o tamanho do formulário, o tipo de call to action, as cores etc.

O ideal é que você se ampare em apenas uma métrica para acompanhar os resultados e determinar a campanha campeã de conversões, então, pense bem na intenção da empresa em formular os testes. Além disso, lembre-se que nada de importante acontece do dia para noite e que será necessário ter paciência para implementar um teste de cada vez.

Portanto, ao se perguntar o que é teste AB, saiba que ele representa algo primordial para alavancar suas vendas, otimizar o orçamento do marketing, reposicionar as estratégias e verificar o interesse do público nos seus conteúdos, produtos ou serviços.

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