Acesse o conteúdo

Migrando do WordPress para o Webflow: Confira um guia rápido para a sua transição

Migrando do WordPress para o Webflow: Confira um guia rápido para a sua transição
Migrando do WordPress para o Webflow: Confira um guia rápido para a sua transição

Se você está migrando do WordPress para o Webflow, algumas dúvidas podem surgir no processo. Isso porque o Webflow tem se apresentado como uma ferramenta cada vez mais interessante no mercado de CMS.

Por conta do interesse entre os desenvolvedores, o WordPress, que atualmente detém cerca de 64% de participação no mercado, está perdendo sua hegemonia.

Para quem está migrando do WordPress para o Webflow, no entanto, as dúvidas podem surgir, sobretudo porque, embora seja bastante fácil prosseguir com a mudança de CMS, o processo ainda não conta com informações precisas e fáceis de se encontrar na Internet.

Por conta disso, vamos facilitar o processo! Se você está migrando do WordPress para o Webflow ou pretende prosseguir com o processo, este texto foi feito especialmente para te ajudar. Vem ver!

Migrando do WordPress para o Webflow você terá maiores recursos para o design das suas páginas

Se você deseja personalizar com maiores recursos visuais uma parte específica do seu site baseado em WordPress, nem sempre será fácil, sobretudo porque o tema escolhido pode não permitir as edições que você quer fazer.

Por conta disso, muitos usuários estão migrando do WordPress para o Webflow. Caso você tenha conhecimentos preliminares em PHP e CSS, certamente você terá vantagens em relação a essa mudança. No entanto, caso você não tenha, o WordPress geralmente irá te impor a escolha de um novo tema.

Já no Webflow, mesmo sem conhecimentos preliminares em recursos de edição do código da página, essa transição de temas é feita sem maiores esforços, bem como a personalização da estrutura da página. Isso porque, no Webflow, você pode contar com um processo de edição simplificado, em que arrastar e soltar blocos já permite a personalização da página.

Dessa forma, em poucos minutos, você já pode ter o visual que deseja para estruturar e aplicar seu conteúdo. E, ainda, sem ter de lidar com qualquer tipo de código mais complicado.

É, justamente, por causa desses recursos que são muitos os usuários que estão migrando do WordPress para o Webflow. Em poucos minutos você consegue, de forma bastante intuitiva, personalizar todo o seu site seguindo tendências do mercado e, ainda, conforme as suas preferências.

Além disso, outras vantagens são colocadas para quem está migrando do WordPress para o Webflow. Confira:

  • Melhor serviço de hospedagem do mercado, utilizando o Amazon Web Servers;

  • Serviço de manutenção descomplicado, sem qualquer necessidade de atualização de aplicações – que são feitas automaticamente;

  • Configuração simples e intuitiva – em menos de um minuto seu site em Webflow estará pronto;

  • Atualização de conteúdo estruturante simplificado.

Uma Nova e Poderosa alternativa ao Wordpress Uma Nova e Poderosa alternativa ao Wordpress

Conte com uma estrutura completa para migração do seu conteúdo do WordPress para o Webflow

Uma das maiores vantagens que você vai perceber quando estiver migrando do WordPress para o Webflow, é que a estrutura da sua nova opção em CMS é bastante facilitada.

Por meio do plug-in WP CSV, você conseguirá salvar todos os dados do seu site em um único arquivo, leve e descomplicado, um CSV. O plug-in pode ser encontrado dentro do WordPress.

Uma vez instalado, você poderá definir todas as configurações necessárias para a exportação em sua interface. É importante, no entanto, que você siga alguns passos:

  • Acesse “Settings”;

  • Especifique, na próxima tela, todos os arquivos e os conteúdos que deseja exportar, selecionando as caixinhas;

  • Exporte, então, todo o conteúdo em um arquivo CSV.

E para importar o CSV para o Webflow?

Agora que você está migrando do WordPress para o Webflow, é importante, também, se atentar para o seguinte passo a passo:

  • Acesse o painel de coleções do Webflow;

  • Crie uma nova coleção;

  • Importe o arquivo CSV criado por meio do plug-in do WordPress;

  • Combine todos os campos do banco de dados com os campos da coleção. Se necessário, crie novos campos.

Tratando as imagens importadas do WordPress

Quando você estiver migrando do WordPress para o Webflow, é importante também prestar atenção especial às suas imagens. Quanto mais e melhor você compreender o processo dessa transição, melhor e mais perfeito será o resultado da migração.

Existem, até o momento, duas formas de processar as imagens importadas do WordPress no Webflow. Veja:

  1. Mapeando as imagens para os campos devidos no CMS

    Uma vez que você tenha os campos de imagens no Webflow devidamente mapeados, o upload das imagens será feito de forma automática. Criar esse mapeamento te poupará tanto tempo quanto esforço.

  2. Mapeando as imagens para os campos por meio de rich text

    Outra possibilidade que você poderá notar quando estiver migrando do WordPress para o Webflow é a de mapear as imagens por meio de campos rich text diretamente no CMS.

    Se você optar por esse recurso, perceberá que as imagens serão importadas por meio das URLs de origem. No entanto, é importante verificar, antes mesmo de iniciar o processo, se todas as URLs são válidas e funcionais.

    Para que você possa evitar qualquer tipo de erro nessa segunda forma de importar as imagens, é recomendável baixar todos os arquivos dos campos rich text e, então, carregá-las de forma manual no novo CMS. Assim, mesmo que a URL de origem fique offline em algum momento, você não perderá e nem comprometerá a estrutura do seu novo site.

Torne mais relevante a presença digital da sua empresa

Agora que você já sabe quais são os pontos mais importantes para ficar de olho no momento em que estiver migrando do WordPress para o Webflow, é importante, também, ficar atento às possíveis otimizações que o seu site pode ter para ter ainda mais sucesso em seu mercado.

Aqui na Via você conta com profissionais atentos às tendências do mercado e às novas opções em termos de recursos e tecnologias para a otimização do seu site. Por meio de nossos serviços, você pode ter como resultado uma presença digital ainda mais marcante, fazendo com que a sua marca seja reconhecida e tida como referência em seu nicho.

Quer saber mais sobre nossos serviços? Fale conosco agora mesmo e venha conversar com a Via para conhecer nossas soluções para sua empresa!

Solicite um orçamento Solicite um orçamento