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Google PageSpeed Insights: aprenda a usá-lo a favor do seu negócio!

Google PageSpeed Insights: aprenda a usá-lo a favor do seu negócio!
Google PageSpeed Insights: aprenda a usá-lo a favor do seu negócio!

Sua empresa foca em SEO quando pensa em presença digital? Ela analisa os indicadores do Google PageSpeed Insights para identificar a performance de carregamento? Se ainda não, cuidado: seus concorrentes poderão superá-lo rapidamente e o prejuízo para seu negócio pode demorar a ser recuperado.

Afinal, um dos critérios utilizados para o ranqueamento de páginas pelos principais mecanismos de busca é, também, o carregamento das páginas. Neste artigo, vamos ajudar você a saber mais sobre como utilizar o Google PageSpeed Insights a favor do site do seu negócio.

Veja mais a seguir!

O que é o Google PageSpeed Insights?

O Google PageSpeed Insights (GPI) é uma das principais ferramentas de otimização para SEO para sites de empresas. Ele é, portanto, uma das mais utilizadas pelos especialistas da área.

Afinal, por ser criada pela empresa responsável pelo maior buscador do mundo (Google), ela oferece métricas importantes que são utilizadas pela empresa na hora de ranquear os sites na pesquisa orgânica.

Essa é uma ferramenta gratuita que permite identificar a velocidade de carregamento da sua página. Além disso, ela traz as principais métricas relacionadas ao tema, para que seja possível aos especialistas identificar os pontos que precisam de atenção.

Isso tudo realizado, justamente, pela empresa responsável pelo maior buscador atualmente da internet e, portanto, ao acompanhar a pontuação que ela oferece, é possível identificar quais são os pontos que prejudicariam sua página ao passar pelo ranqueamento junto aos concorrentes.

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Como o Google PageSpeed Insights funciona?

O Google PageSpeed Insights faz uma avaliação do seu site, para identificar como ele carrega as informações para o usuário. Ele apresenta, essencialmente, dois pontos sobre a página:

  • o tempo que uma página demora para exibir o conteúdo acima da dobra (ou seja, aquilo que é exibido, primeiramente, para o usuário);
  • o tempo que o navegador demora para realizar o processo de renderização da página.

Além de apontar a velocidade média de carregamento, o Google PageSpeed Insights permite, também, identificar potenciais pontos de problemas. Isso já é um verdadeiro mapa do tesouro para que o desenvolvedor web da sua empresa saiba exatamente o que precisa ser otimizado.

O GPI indica, também, um relatório completo, contendo a pontuação média do site, bem como também cada uma das métricas avaliadas. Essa é uma funcionalidade interessante, inclusive, para comparar ao longo do tempo os resultados.

Com isso, é possível, portanto, avaliar se os indicadores melhoraram ou pioraram e, caso seja a segunda opção, identificar quais foram as mudanças que podem ter prejudicado a eficácia no processo de carregamento do seu site.

No relatório, você encontrará a avaliação de acordo com 4 critérios:

Todo o relatório é bem didático para quem não é especialista na área. Para isso, ele conta com cores relativas à pontuação, para sinalizar os pontos em que há algum tipo de questão mais urgente e que merece atenção (ou seja, teve pontuação baixa na avaliação).

Ou seja, os pontos que estiverem em vermelho na avaliação precisam ser melhorados. Para isso, é fundamental contar com especialistas de agências digitais, que priorizarão não só as questões relativas à velocidade do site, mas também sobre outros pontos que influenciam na otimização para os buscadores.

Como o Google PageSpeed Insights pode ajudar a otimizar a performance do seu negócio?

Um dos critérios essenciais que os motores de busca utilizam para mensurar o desempenho de um site e determinar se ele é relevante para a audiência é a velocidade de carregamento. Quanto mais ágil o seu site for, melhor será sua classificação.

Claro que esse não é o único critério. Mas perder pontos importantes aqui pode prejudicar bastante a possibilidade de conseguir melhores resultados. Como essa é uma ferramenta bem completa, que aponta métricas importantes, é possível identificar quais são os pontos centrais de ajustes, ajudando seus times a irem direto ao ponto do que precisa ser mudado.

Cabe lembrar, inclusive, que o Google PageSpeed Insights é um bom ponto de partida para análise de performance da página, mas não é o único. Além disso, considere os dados apresentados em conjunto com outras informações, pois, sozinha, ela não é 100% precisa. Isso porque algumas variáveis podem interferir no resultado, entre elas:

  • conexão de quem está fazendo o teste;
  • armazenagem do cache presente no navegador;
  • serviço de hospedagem;
  • tipo de dispositivo utilizado para o teste.

Lembre-se que essa não é uma análise burocrática: ela está diretamente relacionada com a experiência do usuário. Um usuário que encontre problemas em abrir um site, independentemente da plataforma (mobile ou desktop) poderá abandonar a página e buscar a informação ou produto que busca em um concorrente.

Ou, ainda, poderá desistir de visualizar naquele momento e esquecer de retornar posteriormente. Além disso, um usuário que saia rapidamente do seu site sinaliza para o Analytics como se fosse uma rejeição, e o sistema de busca do Google penaliza o site, prejudicando sua colocação na busca orgânica.

Ou seja, esse é um bom diagnóstico para evitar problemas que podem gerar um efeito cascata para seu negócio e prejudicar a performance do site da sua empresa.

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