Acesse o conteúdo

Contar com o HTTPS dará a você e a seus visitantes mais tranquilidade, saiba o motivo.

Contar com o HTTPS dará a você e a seus visitantes mais tranquilidade, saiba o motivo.
Contar com o HTTPS dará a você e a seus visitantes mais tranquilidade, saiba o motivo.

Conhecer o que é https é essencial para qualquer pessoa que deseja usar a internet em sua estratégia de presença digital. Por meio dele, é possível ter mais segurança ao estar na internet e passar mais confiabilidade ao seu público.

Sabendo disso, preparamos este artigo, com informações que vão ajudar você a entender o que é o https, a diferença para o http, como opera e forma eficiente de usar no se site. E então, vem com a gente?

O que é https?

Https é a sigla para “Hyper Text Transfer Protocol Secure”. Em português, tradução livre, ficaria em algo como “Protocolo Seguro de Transferência de Hipertexto”. Por meio dele é possível acessar os mais diversos conteúdos existentes em servidores pelo mundo.

Note que toda informação que acessamos em nossos smartphones, notebooks e computadores ficam salvas em um determinado local. Sendo assim, esse protocolo de internet existe justamente para possibilitar a troca de informações entre um usuário e um servidor.

Nesse viés, a parte “http” do protocolo irá cuidar de aspectos relacionados à inserção de informações. Já o “s”, que representa a segurança, diz respeito à forma de garantir a proteção quanto ao tráfego de dados.

Dito isso, separamos um vídeo bem legal, ele vai ajudar você a saber mais sobre o assunto.

Solicite um orçamento Solicite um orçamento

Qual a diferença entre http e https?

É bem comum haver confusão entre http e https. Todavia, precisamos deixar claro que existe uma diferença importante entre ambos.

Isso porque, no segundo, existe um recurso que proporciona uma troca de informações mais segura, isso ocorre, pois nele é utilizada criptografia para que ela aconteça.

Sendo assim, a interceptação de dados por terceiros fica mais difícil.

Nesse sentido, ele permite maior proteção e isso é significativamente importante quando se trata, por exemplo, de transações financeiras e outras ações que lidem com dados sensíveis.

Adotar o protocolo https é uma estratégia que vem ajudando muitos sites a evitarem que seus usuários sejam vítimas de:

  • golpes;
  • fraudes;
  • interceptação indevida de informações.

Um dos sinais de que a página utiliza o https é a existência do ícone de um cadeado, no lado esquerdo próximo ao endereço da página visitada.

Mas lembre-se que ele deve estar fechado, caso esteja aberto ou exista outra imagem é um sinal negativo, ou seja, a página pode estar mais vulnerável à interceptação de informações.

Cabe trazer que ele também vem ajudar no atendimento da legislação que trata do assunto, como a Lei Geral de Proteção de Dados.

Entendendo mais sobre a LGPD

Também conhecida como LGPD, trata-se da Lei n° 13.709/2018. Ela tem como objetivo assegurar a privacidade dos usuários na internet, definindo penas para aqueles que infringirem o que ela determinar.

Ela define regras ligadas à coleta, tratamento, armazenamento e compartilhamento de dados. Nesse viés, a lei estabelece, inclusive, classificação de maior sensibilidade para determinados dados, como aqueles ligados a crianças e adolescentes.

Isso posto, é necessário incluir que o https é seu aliado quando se fala de estratégias para promover maior proteção de informações no ambiente virtual.

O que é criptografia?

Quando falamos em segurança de dados na internet, é essencial comentar sobre a criptografia. Ela nada mais é do que uma tecnologia que tem por objetivo proteger a troca de informações.

Na verdade, trata-se de uma forma de codificar uma mensagem para que apenas o destinatário tenha acesso a ela. O protocolo de internet https utiliza justamente essa ferramenta para entregar maior proteção.

Como funciona o https?

A gente já viu que o https consiste em um protocolo de internet utilizado para a troca de informações no ambiente virtual, mas como ele funciona?.

Nele é utilizado um tipo de criptografia, geralmente a SSL/TLS para proteger o tráfego de informações. Sendo assim, podemos dizer que as informações são “misturadas” e podem ser reorganizadas apenas por aqueles que têm uma determinada “chave”.

Ele irá se preocupar também com a integridade dos dados, fazendo com que eles não se modifiquem durante o transportes. Além disso, o https utiliza um outro nível de proteção chamado autenticação, o qual busca garantir que a página que está sendo visitada seja, de fato, o solicitado.

Isso é importante principalmente quando observamos golpes que utilizam falsificações de sites.

Como usar o https no site?

Você chegou até aqui, percebeu que o seu site não utiliza o protocolo, mas deseja aderir a ele?

Então precisa entender que o processo é bastante simples. O passo inicial é instalar na sua página um protocolo SSL, que é oferecido por muitas empresas diferentes.

Em algumas vezes o próprio servidor poderá ofertá-lo. Ainda, você precisará se preocupar com o local no qual ocorrerá a hospedagem. Procure saber o quão preocupado e preparado ele está para evitar clones.

Outra dica importante é verificar se os recursos são compatíveis do servidor têm compatibilidade com https. Isso é válido principalmente se você precisar lidar com imagens, vídeos, scripts em geral e outras funcionalidades.

Uma vez instalados, certifique-se que não há erros internos ou mesmo se os links do seu site estão fazendo direcionamentos errados.

Contar com a ajuda certa é sempre a melhor alternativa!

Vimos até aqui em nossa conversa que o https é um protocolo que vai auxiliar você a contar com um site mais seguro ao ter uma presença digital. Ainda, é importante não confundi-lo com o http, o qual não conta com aspectos ligados à proteção criptográfica.

Também utilizar essa ferramenta irá auxiliar você a proporcionar aos visitantes na sua página maior confiabilidade. Além disso, ele contribui para manter você longe de problemas com a lei.

Seguir as dicas que trouxemos aqui vai ajudar a implementá-lo e, para tornar esse processo mais fácil, contar com ajuda especializada é sempre a melhor alternativa. Lembre-se que ter apoio de quem entende fará você ganhar tempo, fazer escolhas alinhadas com aquilo que você precisa e com menores custos.

Incluímos que, nos dias atuais, adotar estratégias que proporcionem maior segurança na internet é uma preocupação válida. Agir considerando esse aspecto vai ajudar você a evitar muitos desconfortos.

Bem, agora que você sabe mais sobre o https, que tal ler este case?

Ele vai fazer você entender como ajudamos um de nossos clientes a aumentar em 408% o número de visitas em seu site!

Solicite um orçamento Solicite um orçamento