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Robots.txt: entenda o que é e como usar no seu site

Robots.txt: entenda o que é e como usar no seu site
Robots.txt: entenda o que é e como usar no seu site

Nos últimos anos, poucas ações se tornaram tão fundamentais para a construção de marca de sucesso quanto ter sites bem ranqueados nos buscadores. Uma empresa que busca se colocar no caminho do sucesso precisa, obrigatoriamente, ter uma presença digital forte e consistente.

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O posicionamento digital passou a ser decisivo e novas ações de marketing passaram a ser necessárias. Todas essas novas demandas vêm exigindo preparo e novas expertises, sobretudo no que se refere ao entendimento de como funcionam as plataformas digitais.

Assim, técnicas e estratégias desenvolvidas com o objetivo de colocar o site nas primeiras páginas no Google se tornaram essenciais para as empresas. Neste contexto, ter um site correto, com informações relevantes e funções que sejam realmente úteis aos usuários se tornou ponto-chave para conquistar novos clientes.

Mas como assegurar que um site, de fato, esteja nos resultados das buscas? E mais, como garantir que informações sensíveis, tanto das marcas quanto dos clientes, não vão parar nas páginas nos buscadores? Bom, é sobre isso, e muitas outras funcionalidades, que vamos falar hoje.

Os arquivos robots.txt. têm o objetivo de viabilizar o controle de quais páginas e conteúdos de arquivos os rastreadores podem acessar, além de otimizar a indexação das páginas do site.

Ficou curioso sobre o assunto? Neste artigo, vamos explicar tudo sobre robots.txt. e como utilizar em seu site para garantir uma experiência segura aos seus usuários.

O que é um arquivo robots.txt?

O primeiro passo para entender como controlar tudo aquilo que é indexado pelos buscadores é entender o que, de fato, é um arquivo robots.txt.

De forma bastante sucinta, um arquivo robots.txt é um código de programação que é inserido na raiz do site e informa para os robôs das plataformas de buscas quais são as diretrizes de indexação, ou seja, quais páginas podem aparecer nos resultados das buscas e quais não podem.

Mas você deve estar se perguntando: que robôs são estes? Bem, todas as plataformas de buscas contam com mecanismos dedicados a vasculhar toda a internet em busca das páginas que devem ser indexadas em seus resultados.

Ou seja, quando você vai até um buscador e procura por “marketing digital”, a plataforma oferece a você páginas que contêm este termo e que foram indexadas por ela.

No Google, por exemplo, temos o Googlebot, também chamado de “Spider” ou somente “Bot”. Este robô pesquisa por cada nova página que é publicada, analisando seus termos e direcionando para os resultados das buscas.

O arquivo robots.txt tem o objetivo de criar critérios que direcionam o acesso desses robôs às páginas do site.

Quais são os objetivos de um arquivo robots.txt?

Como já esclarecido, o arquivo robots.txt serve para orientar os robôs que indexam as páginas nos buscadores o que ele deve fazer em relação ao conteúdo.

Sua aplicação mais frequente é para gerenciar que informações sensíveis fiquem fora do alcance das plataformas, como dados pessoais de clientes.

Ao concluir uma compra em e-commerce, por exemplo, os usuários obrigatoriamente inserem informações no site que são altamente sigilosas, como CPF e o número do cartão de crédito. Com o arquivo robots.txt você determina que as páginas contendo este tipo de dado não sejam exibidas nos resultados de buscas.

Porém, não somente para proteger dados pessoais que o arquivo robots.txt é utilizado. Páginas com conteúdo repetido, que são bastante comuns em estratégias de tráfego pago, também podem não ser indexadas.

São diversos os casos de páginas que podem não ser interessantes para os resultados de busca, por isso, a utilização do robots.txt deve estar alinhado sempre às estratégias de SEO com a empresa e segurança do site.

Quais são os benefícios em implementar em um site?

Além de garantir que não haja o rastreamento de informações sigilosas pelos robôs de indexação, o arquivo robots.txt é essencial para tornar a usabilidade do seu site muito mais acertada.

O Googlebot tem como diretriz realizar o rastreamento das páginas do site sem deixar que isso afete a experiência do usuário. Para isso, é preciso que haja um limite de busca de dados feita em um site. É o que chamamos de taxa de rastreamento.

Quando um site tem muitas páginas, ou um tempo de resposta muito lento durante o rastreio, algumas páginas simplesmente podem ficar de fora da indexação.

Para que isso não ocorra, os programadores usam arquivos robots.txt para ocultar páginas que não tenham informações relevantes para o desempenho do site, dando prioridade para aquelas cujo conteúdo será decisivo para o ranqueamento.

Como criar um arquivo robots.txt?

Bom, agora que você já sabe todas as informações essenciais sobre robots.txt, a próxima etapa é entender como aplicar este recurso na prática.

Como já falado no início do artigo, o robots.txt é um código de programação que é inserido na raiz do site, de modo que a própria extensão dos recursos nos indica, é um arquivo .txt, ou seja, um conteúdo em formato de texto.

Seus comandos atuam de forma bastante parecida com outras linguagens de programação utilizadas para a web, como a HTML.

Existem diversos comandos do arquivo robots.txt. Vamos listar aqui os principais:

  • User-agent — o comando user-agent é usado para indicar a qual robô a regra será aplicada, ou seja, para selecionar bots específicos que deverão seguir os comandos que foram determinados;
  • Disallow — o comando Disallow determina quais os arquivos do site não devem ser indexados e, portanto, precisam ser excluídos dos resultados das buscas;
  • Allow — atuando de forma oposta, o comando Allow informa aos robôs de indexação quais arquivos e páginas deverão ser rastreados, liberando o acesso para os diretórios corretos;
  • Comando Sitemap — outra função executada pelo robots.txt, e extremamente útil, é a indicação do sitemap da página, que auxilia a identificação de todas as páginas contidas no site.

Garantir que o site tenha um bom ranqueamento nas páginas é um trabalho bastante complexo. As estratégias de SEO, quando não alinhadas com uma boa usabilidade do site, podem não conseguir assegurar acessos ao conteúdo.

Ter um site nas primeiras colocações do Google envolve estratégias e um conhecimento profundo sobre os mecanismos de indexação do conteúdo.

O arquivo robots.txt é essencial para assegurar que o conteúdo do site seja rastreado de forma correta, permitindo que clientes encontrem exatamente aquilo que as marcas podem oferecer e preservando a segurança para dados sensíveis.

Quer saber mais sobre como garantir que seu site esteja nas primeiras colocações do Google? No artigo Análise de SEO: a chave para ter seu conteúdo no topo das buscas, você aprende tudo sobre como fazer uma análise de SEO na prática para ter conteúdo totalmente otimizado para as buscas.

Para ficar por dentro de tudo o que é mais relevante no mundo do marketing digital, acompanhe sempre o blog da Via