O marketing digital pode parecer um novo mundo, afinal, são tantas siglas (SEO, KPI, SLA etc.) e termos em inglês (Inbound, Google Adwords, Churn Rate, Landing Page...) que pode parecer um pouco complicado. Em nosso, você tem acesso a todos esses conteúdos. Vale a pena fazer uma visita.

E para que você não precise acessar inúmeros sites para aprender tudo sobre Landing Pages, criamos esse Guia. Nele, vamos ensinar tudo o que você precisa saber sobre essa importante estratégia de Marketing Digital.

O que é Landing Page?

Antes de mais nada, vamos aprender o que significa o termo em inglês Landing Page. Landing, em português, significa aterrissagem e Page significa página. Ela recebeu esse nome porque nos Estados Unidos é utilizado o conceito de que o visitante “aterrissa” dentro daquela página. Apesar de estranho, esse nome pode ser compreendido como a página que um usuário vê primeiro ao chegar no seu site. Aqui no Brasil, as landing pages são mais conhecidas como “páginas de conversão” ou “páginas de destino”.

Para entender um pouco melhor, vamos explicar o que é conversão:

“Induzir o seu visitante a disponibilizar algumas informações, como nome e e-mail, em troca de algum material, como um ebook, um vídeo, ou uma promoção. O propósito é atrair clientes em potencial e, a partir daí, criar meios para que esta pessoa avance nas etapas que compõem o Funil de Vendas, até que seja possível converter este lead em vendas. Além disso, a taxa de conversão é um bom parâmetro para entender o alcance de uma campanha e avaliar a eficácia das estratégias utilizadas.”

Ou seja, conversão é tornar um visitante em uma oportunidade de negócio. Para uma Landing Page funcionar, ela precisa oferecer algo. Nesse caso, existem dois tipos de conversão, que são:

1

Direta

DiretaA conversão direta é voltada às compras. É quando o visitante do seu site reage a uma oferta de produto/serviço e realiza uma ação conduzindo-o à efetivação da compra. Exemplo: pedido de simulação via formulário no site, compra de um produto em um site de e-commerce, assinatura/cadastro de um produto Web,  entre outros.

2

Indireta

A conversão indireta acontece quando o visitante concede algumas informações pessoais, como nome, e-mail, empresa, idade ou cargo para ser recompensado com uma oferta de conteúdo ou serviço gratuito. Normalmente são oferecidos conteúdos educativos. E mesmo que não gere resultados imediatos, esse tipo de Landing Page trabalha para reter aquelas pessoas que ainda não estão prontas para comprar o seu produto/serviço, mas que podem tornar-se clientes no futuro.

Geralmente, uma Landing Page é uma página objetiva, com menos elementos, conteúdos e links do que um site normal. Uma Landing Page precisa ser apenas isso: uma página. O usuário não pode confundi-la com um site com tantos elementos que façam sua Landing Page ficar mais complicada e com menos probabilidade de se converter em cliques.

Por que fazer uma Landing Page?

Se você precisa de um motivo, nós te damos 7:

1

Conhecer melhor o seu público

Toda vez que um usuário acessa uma Landing Page com uma oferta, é necessário que ele preencha um formulário com seus dados de contato para poder usufruir dela. Esse formulário pode conter informações importantíssimas, como nome, empresa, cargo, idade, localização, e-mail, telefone etc. São essas informações que criam o perfil do usuário e fazem com que você o conheça melhor.

2

Gerar mais leads – com maior potencial de compra

Landing Page é a melhor maneira de coletar leads. Sabendo quem são seus leads, você pode saber quem está preparado para consumir seu produto ou se deve ser abordado por um vendedor. E também quem precisa consumir mais conteúdo para estar preparado para o momento da compra. As informações obtidas dessa forma são usadas para os próximos contatos de negócios com os clientes potenciais.

3

Conquistar mais clientes

Se você conhece o perfil do seu cliente, logo estará mais preparado para oferecer o produto certo. Com um trabalho bem feito, o que não vai faltar é interesse em saber mais sobre o que você tem a oferecer.

4

Gerar mais vendas

Em um e-commerce o maior objetivo de criar uma Landing Page é utilizá-la para comunicar a venda, promoções ou campanhas de vendas. Por isso, a criação de uma página munida de textos persuasivos e completamente focada nas vantagens da compra é muito mais convincente do que o direcionamento do usuário para uma simples página de dados do produto.

5

Reduzir o CAC (Custo de Aquisição por Cliente)

Landing Pages possuem taxas de conversão superiores a um site normal. Muitas vezes, essas taxas são 5 ou 10 vezes superiores. E como isso pode reduzir os seus custos? Imagine que você esteja investindo uma determinada verba com anúncios no Google AdWords. Para cada 1.000 visitantes que seu site recebe, apenas 10 consomem sua oferta. Ou seja, a taxa de conversão de seu site está em 1%. Esse é um resultado muito baixo e precisa de mudanças imediatas. Sendo assim, você cria uma Landing Page bem otimizada e consegue aumentar esse número para 100 conversões a cada 1.000 visitas, fazendo com que sua taxa de conversão fique em 10%. E aí está a boa notícia, você pode diminuir o seu orçamento de campanha no Google AdWords para gerar o mesmo resultado em vendas ou pode gerar mais vendas com o mesmo investimento.

6

É viável para empresas de qualquer tamanho

Sua empresa não precisa ser uma multinacional para investir em Landing Page. Entendemos que para pequenas empresas os recursos podem ser limitados, mas é possível começar devagar, sua empresa não precisa criar dezenas de Landing Pages. Crie uma, veja que vale a pena, colha os resultados e parta para a seguinte.

7

Pode ser acessado de qualquer dispositivo

Assim como um site tem a obrigação de ser responsivo, ou seja, que se adeque a qualquer dispositivo móvel, com uma Landing Page não é diferente. Mas se o seu site ainda não possui essa opção, a boa notícia é que suas Landing Pages não dependem dele para terem uma versão mobile. Saiba que o visitante mobile hoje é muito importante para qualquer modelo de negócio. Não adequar-se a ele pode interferir negativamente nas suas conversões.

Mas não pense que basta criar a página e colocá-la no ar para ter bons resultados pelo resto da vida. Esse é apenas um passo entre vários que fazem parte de um planejamento de marketing digital eficiente.

Por que as Landing Pages são importantes?

As Landing Pages são criadas buscando um único objetivo: converter mais para gerar mais vendas. É claro que esse é o fator mais importante, mas veremos alguns outros:

1

Direcionar o usuário

Você já passou pela situação de receber um e-mail, clicar no produto e ser direcionado para uma homepage na qual deveria “se virar sozinho” e explorar tudo no site até encontrar o produto que deseja, ou até desistir de procurar? O fato de um internauta clicar no seu anúncio, e chegar ao seu site, não garante nada. Ele pode entrar e sair sem comprar nada, sem tentar fazer contato, sem ler os seus conteúdos. Por esse motivo, as empresas começaram a criar Landing Pages focadas na conversão.

2

Gerar expectativa

Ao divulgar um produto, serviço ou evento que está por vir, a Landing Page pode ser usada para atrair interesse do público e, mais do que isso, criar expectativa. Empresas como Bob’s, MC Donald’s e Subway utilizam muito esse tipo de Landing Page, fazem um certo “mistério” em torno do que será lançado, dando apenas algumas pistas de vez em quando. Desse modo, prendem a atenção mesmo antes de lançar o produto e já garantem que no lançamento haja bastante repercussão.

3

Ser reconhecido pelo Google

Além disso, na maioria das vezes que procuramos por algum termo, os resultados do Google já indicam uma página específica. Então a home tende a ser um ponto de partida para o conteúdo do site, que está nas Landing Pages.

4

Segmentar sua audiência

Ao invés de simplesmente disponibilizar uma solução generalista, tentando convencer todo mundo, o mesmo produto ou material pode ser útil para diferentes tipos de pessoa. Nesse caso, o ideal é usar diferentes Landing Pages. Cada uma pode ressaltar os pontos que chamam mais a atenção daquela persona específica.

Nem sempre dá para gerar um processo de vendas só à base de Landing Pages, por mais atrativo que isso possa parecer. Mesmo que esse modo automatizado seja eficiente, não dá para desconsiderar o valor de um contato personalizado com os leads. Uma forma segura é enviar um e-mail personalizado, oferecendo informações que possam interessar ao usuário ou pedindo mais informações sobre ele.

Landing Page e o Funil de Vendas

Quando falamos sobre os dois tipos de Landing Page, citamos que na Landing Page Indireta o usuário muitas vezes não está pronto para consumir o seu produto/serviço. Daí a importância de utilizar o funil de vendas para usar a Landing Page de maneira correta. Dificilmente um usuário entrará no seu site e efetuará uma compra imediatamente. É por isso que sua empresa precisa prepará-lo para essa compra.

Se você ainda não sabe o que é funil de vendas, te explicamos agora:

“O funil de vendas é um processo que baseia-se em orientar e acompanhar o seu cliente a partir do momento em que ele toma ciência de uma solução vendida pela sua empresa até o fechamento do negócio.”

O funil de vendas funciona da seguinte maneira:

1

Topo do Funil

É a parte mais larga do funil, muitas vezes conhecida como a parte da consciência. Ou seja, é no topo do funil que o usuário identifica o problema que ele possui. Nesse momento o usuário não busca nenhum produto ou serviço. Por isso ele não é considerado um potencial cliente.

2

Meio do Funil

É nessa etapa que o usuário inicia uma busca para a solução ideal do seu problema. Ou seja, ele possui a intenção de efetuar a compra, mas ainda não se sente preparado, ele possui dúvidas se deve ou não comprar.

3

Fundo do Funil

Quando ele decide que é a hora de comprar é que ele avança para o fundo do funil. Nessa etapa ele executa a compra da solução que mais funciona para ele.

E é papel da Landing Page facilitar essas transições nas etapas, direcionando o cliente para que ele chegue no fundo do funil. Na primeira etapa, a Landing Page tem objetivo de colher as informações do cliente e dar o início de todo o processo a partir deste momento, ganhando autoridade e confiança do lead.

É através da Landing Page que o lead amadurece a ideia da compra, recebendo informações importantes em cada etapa do funil: identificação do problema, consideração da solução e decisão de compra.

Landing Page – Processo de Conversão

Apresentamos, nesse momento, mais um termo do mundo do marketing digital, o AIDA:

  • Attention: Atenção

    Icon list
  • Interest: Interesse

    Icon list
  • Desire: Desejo

    Icon list
  • Action: Ação

    Icon list

É através da Landing Page que o lead amadurece a ideia da compra, recebendo informações importantes em cada etapa do funil: identificação do problema, consideração da solução e decisão de compra.

1

Atenção

Sua empresa chama a atenção do usuário. O anúncio que leva até a Landing Page deve convencer a pessoa de que ela precisa visitar o link. Por essa razão, a Landing Page deve ter um título e design que chamem a atenção.


2

Interesse

Cria-se o interesse instigando a curiosidade/desejo/ sentimento do consumidor . Nessa etapa ele busca mais informações sobre o produto/serviço, para saber se realmente deve comprar. O modelo de Landing Page usado nessa etapa deve possuir uma descrição do produto com parágrafos curtos. Além disso, é legal fazer destaques no texto, ressaltando as principais vantagens do produto.

3

Desejo

Criando o desejo de adquirir/comprar o que está sendo ofertado. Nesse momento, o usuário já conhece o produto e percebe que gosta daquilo que ele viu. Nessa etapa, as Landing Pages devem transmitir confiança ao usuário. Uma boa estratégia é utilizar o depoimento de outros consumidores ou logotipo de empresas parceiras, em caso de serviço. Você também pode usar vídeos e depoimentos de clientes para convencer o usuário de que aquilo que você oferece de fato é o que ele precisa.

4

Ação

Sua empresa chamou a atenção, provocou interesse, criou o desejo e finalmente chegou o momento de influenciar o cliente em potencial a comprar o que sua empresa está oferecendo. Nesse caso, a Landing Page deve transmitir sentimento de urgência, mostrando ao lead que ele não pode perder a oportunidade, seja porque há poucas unidades ou porque há pouco tempo para adquirir. É imprescindível a utilização de Call to Action que efetive a ação.

O que deve ter em uma Landing Page?

Segundo Neil Patel, um dos maiores especialistas em Marketing Digital, estes são os elementos básicos de uma Landing Page de sucesso:

  • Título e subtítulo;

    Icon list
  • Imagem;

    Icon list
  • Descrição da oferta;

    Icon list
  • Formulário de inscrição.

    Icon list

E não devemos esquecer, é claro, do CTA.
Confira mais detalhes a seguir.

Como Criar uma Landing Page

Agora que você sabe tudo sobre Landing Page, é hora de colocar a mão na massa. Existem alguns pontos de extrema importância, que toda página de destino deve possuir para aumentar o número de leads da sua empresa. A partir de agora vamos te ensinar em 6 passos como criar uma Landing Page perfeita!

1

Crie um título interessante

Temos certeza que você já deixou de abrir um e-mail porque o título não chamou a atenção. Você não deseja que o e-mail enviado pela sua empresa seja apenas mais um em uma extensa lista na caixa de entrada do usuário. Você deseja que o usuário leia e pense: “Nossa, gostei dessa oferta! Acho que estou precisando desse produto, vou separar um instante para ler”. Percebeu a importância? Será através da leitura do título que ocorrerá o primeiro contato do usuário com a sua Landing Page, por isso é importante que ele seja direto, simples, impactante e convincente. Além disso, o título deve deixar de forma concisa e clara o que está sendo oferecido. É um ebook, um Webinar ou uma planilha? Veja como você pode fazer:

Separamos instruções preciosas para criação de título impactantes:

  • A grande maioria das pessoas não leem na internet, elas apenas escaneiam. Por essa razão, crie sentenças curtas. Como você pode observar nos modelos acima, deixamos claro tudo que precisávamos, em poucas palavras;

    Icon list
  • Como no segundo exemplo, crie uma sensação de necessidade. Citar quanto tempo falta para a oferta expirar é uma ótima estratégia para fazer o visitante indeciso agir mais rápido;

    Icon list
  • Dificilmente você criará um título de sucesso da noite para o dia, portanto, faça testes para descobrir um título que realmente agrade ao seu público;

    Icon list
  • SEO é uma técnica que pode ser aplicada na criação de títulos. Pense na intenção do usuário e otimize o título para que ele seja encontrado facilmente nas buscas do Google.

    Icon list

2

Imagens

Pode parecer apenas “papo do cara de design gráfico”, mas o design, depois do título, é um dos maiores responsáveis pela conversão. Segundo pesquisa do Google, os usuários já formam opiniões sobre o design do seu site nos primeiros 17 milissegundos de visita.

Por isso separamos as melhores dicas para sua empresa:

  • Use uma imagem de qualidade, que esteja relacionada com a  oferta, não use imagens genéricas que não transmitam originalidade;

    Icon list
  • Procure utilizar uma imagem que anuncie o que o usuário ganhará ao preencher o formulário. Se você estiver oferecendo um ebook, por exemplo, pode utilizar a capa do material para ilustrar;

    Icon list
  • A maioria dos sites usa apenas imagens com largura entre 900 e 1.200 pixels de largura. Quanto maior a imagem, mais tempo levará o carregamento e maior será a probabilidade do usuário desistir, não ver a oferta e nunca converter.

    Icon list
  • É importante garantir que sua imagem seja vista nas redes sociais, então, fique atento: o Facebook recomenda que as imagens tenham pelo menos 600x315px. O Twitter recomenda que as imagens tenham pelo menos 60x60px. Já as imagens do LinkedIn devem ser iguais ou menores que 180x110px.

    Icon list
  • Não se esqueça de utilizar a logo da sua empresa próxima do título.

    Icon list

3

Descrição

É na descrição que o usuário saberá em poucas palavras o que estará recebendo ao preencher o formulário da Landing Page (você vai entender melhor no próximo tópico). Ele precisa entender quase imediatamente sobre o que é que está sendo abordado. Em razão disso, é preciso utilizar argumentos relevantes e com propósito.

E como fazer isso? Siga nossas orientações:

  • Fale dos benefícios. Uma boa forma de despertar a atenção quase que imediatamente nas Landing Pages são as listas de tópicos, que permitem visualizar de forma simples e clara;

    Icon list
  • Ofereça provas sociais,  como colocar depoimentos de pessoas que já se favoreceram com a oferta, indicar o número de downloads já feitos, citações de matérias publicadas na mídia, logo de parceiros ou entidades certificadoras. Essa ação traz mais confiança ao usuário;

    Icon list
  • Aposte na objetividade. Use dígitos no lugar de números extensos e não use termos técnicos. Escreva sentenças curtas e que possam ser lidas com facilidade;

    Icon list
  • Escolha os itens mais importantes do que está sendo ofertado. Evite usar blocos de textos muito grandes;

    Icon list
  • No caso de ofertas que precisam de maiores detalhamentos ou explicação, inclua um bom vídeo;

    Icon list
  • Não inclua links que direcionam para fora da Landing Page. O foco é que o usuário preencha as informações do formulário e não que seja influenciado a ir para outra direção.

    Icon list

4

Formulário

Chegamos ao objetivo central da Landing Page. É através dele que você terá acesso às informações que precisa. Por ser o item mais importante, é preciso planejá-lo com cuidado

Nós da Via Agência Digital planejamos da seguinte forma:

  • Uma das questões mais importantes é a coleta das informações sobre o visitante. Solicite apenas o que for mais importante, como nome, e-mail, profissão ou empresa em que trabalha. Não se esqueça do funil de vendas que explicamos anteriormente. Se o usuário está no topo do funil, pode não ser tão importante a solicitação do telefone de contato. É claro que isso depende da relevância dessas informações para o seu negócio;

    Icon list
  • Formulários muito longos ou invasivos podem fazer com que o usuário desista de ceder as informações; mas formulários muito curtos podem trazer leads não qualificados. O ideal é encontrar um equilíbrio, coletando apenas informações suficientes;

    Icon list
  • Evite solicitar informações muito pessoais, como número do CPF e RG, pois o usuário pode hesitar em fornecê-las;

    Icon list
  • Tranquilize o usuário deixando claro que as informações não serão utilizadas para enviar qualquer tipo de spam.

    Icon list

5

Call to Action

Também chamado de CTA, é o segundo ponto mais importante na criação de uma Landing Page. Ele é o principal indicador de sucesso da sua página. Diante disso, ao criar o CTA da sua Landing Page, atente-se ao tamanho do seu botão de ação, a posição em que ele ficará na sua página, que cor será usada e, principalmente, qual texto deverá conter. Tente criar botões atraentes e relevantes.

Avalie a possibilidade de usar uma linguagem diferente que incentive o visitante a clicar no botão. Seja objetivo utilizando voz ativa e os verbos de ação como influenciadores. Dedicar um tempo à criação do texto do botão pode influenciar significativamente nas suas taxas de conversão. Vale também testar diferentes CTAs para ver o que converte melhor.

6

Design responsivo

E por último, mas não menos importante, fique atento aos dispositivos móveis. Crie Landing Pages que se adaptam automaticamente à resolução da tela utilizada. Isso permite que o usuário acesse de qualquer dispositivo, seja um computador, celular ou tablet.

Otimização de Landing Pages

Ao criar uma Landing Page, você tem que torná-la o mais atrativa possível para que ela gere o máximo de conversões.

Confira a seguir técnicas e estratégias que podem ajudar você a alcançar esse objetivo.

1

Benchmarks

É importante que você faça uma pesquisa antes de começar a produção de sua Landing Page. Veja o que as empresas concorrentes estão fazendo.

Não copie, mas analise os elementos dessas páginas para poder ter uma base para sua criação.

Esse benchmark pode ser feito continuamente, mesmo depois que sua estratégia já estiver implementada.

2

Testes A/B

Testes A/B podem ser fundamentais para aumentar sua conversão.
Eles funcionam assim: você escolhe um elemento de cada vez de sua Landing Page para testar. Por exemplo:

  • título;

    Icon list
  • descrição;

    Icon list
  • imagem;

    Icon list
  • cor do CTA;

    Icon list
  • texto do CTA;

    Icon list
  • disposição dos elementos.

    Icon list

SEO

Apesar de serem diferentes de um site, as Landing Pages também precisam de técnicas de SEO.

Ao criar sua Landing Page, tenha em mente as palavras-chave presentes em seu conteúdo. Leve em conta também a descrição, sua URL e meta descrição, além dos Alt text das imagens.  

Quando estiver tudo otimizado, sua página vai ranquear bem no Google.

1

Use Forms Inteligentes

A utilização de formulários inteligentes é outro fator de otimização das Landing Pages.
Veja como isso funciona: quando alguém baixa um dos seus conteúdos pela Landing Page, preenche os campos com suas informações.
Caso a pessoa “reconverta”, você pode usar formulários que já têm campos pré-preenchidos para que ela não precise completar tudo novamente. Aproveite para pedir novos dados que vão enriquecer sua base de dados.

Depois da Conversão – Página de Agradecimento

E depois de preencher o formulário, nada mais justo que receber um obrigado. Recomendamos ter uma confirmação na qual o lead terá acesso à oferta pela qual se interessou. Dessa maneira, as chances dele realmente fazer uso do material são maiores.

Você também pode aproveitar a oportunidade para oferecer um material complementar, caso possua, que possibilite que o usuário avance ainda mais pelo funil de vendas. E não se esqueça: otimize sua página de agradecimento incluindo links de compartilhamento nas mídias sociais.

Por que as páginas de agradecimento são importantes?

As páginas de agradecimento são importantes não só por cortesia, mas também para dizer quais os próximos passos para o lead receber o material de interesse. Pode ser aguardar uma mensagem via e-mail ou clicar em um botão para fazer download.

Você também pode usar uma página de agradecimento para fazer mais ofertas. Exemplos:

  • Oferecer outros materiais que tenham relação com o conteúdo da LP;

    Icon list
  • Oferecer diretamente seus produtos e serviços;

    Icon list
  • Ou simplesmente reconduzir o lead para seu site ou blog.

    Icon list

O importante é que essas opções mantenham o visitante em contato com sua empresa, o que aumenta o potencial de engajamento.

Elementos extras de uma Landing Page

Além dos elementos essenciais de uma Landing Page, que já citamos anteriormente, você também pode usar sua criatividade para adicionar outros elementos de acordo com seus objetivos.  

Por exemplo, para melhor direcionar o olhar do visitante, você pode utilizar setas ou uma imagem de uma pessoa olhando para o formulário. Nossos olhos costumam seguir esse tipo de direcionamento e isso pode impactar positivamente na conversão.

Outro recurso importante que você pode acrescentar à sua Landing Page é uma prova social. Destaque o fato de que outras pessoas terem comprado, baixado materiais ou encontrado valor na sua oferta.

Para indicar isso, você pode mostrar dados de compartilhamento em redes sociais, número de downloads ou até mesmo depoimentos.

Criar um senso de urgência também é uma boa tática para usar em sua Landing Page. Mostre claramente quanto tempo falta para sua oferta expirar, estimulando o visitante indeciso a agir rápido. Um cronômetro em posição de destaque pode ser o ideal para esse caso.

E o que mais? Tudo o que sua criatividade mandar, desde que contribua para as conversões.

Que ferramentas usar para a criação de uma Landing Page?

O mercado apresenta algumas opções de ferramentas para criação de Landing Pages e nós selecionamos as melhores para você.

RD Station

Para começar, vamos falar da RD Station, plataforma que tem a ferramenta para criar LPs mais usada do Brasil.

De acordo com a pesquisa TechTrends, 59,6% das empresas pesquisadas utilizam algum tipo de ferramenta. Desse total, 46,3% usam a RD Station Marketing, plataforma de Automação de Marketing pioneira no Brasil.

Veja a seguir os motivos dessa escolha.

1

Edição fácil e flexível

Edição fácil e flexível

A RD Station Marketing permite edição fácil, o que simplifica muito o seu trabalho.

Com esse recurso é possível alterar textos e cores de fundo, inserir imagens, editar o botão de Call to Action e outras ações.

A RD Station Marketing também apresenta a funcionalidade drag and drop, para tornar o trabalho ainda mais fácil.

2

Variedade de templates

Qual o formato de Landing Page mais adequado à sua oferta? Isso pode variar muito e a RD Station Marketing apresenta opções para diversas ocasiões.

São templates especiais para datas comemorativas, como Natal, Dia das Crianças e Black Friday. Além disso, existem LPs só com formulário, com imagens e descrição e outras.

3

Formulários inteligentes

Esses formulários pedem ao Lead apenas informações que você ainda não sabe sobre ele, sem repetições desnecessárias que podem ser cansativas no momento em que o visitante preenche os campos.

Esse recurso diminui drasticamente o abandono de página. Como resultado, sua taxa de conversão aumenta e você tem mais dados sobre seus Leads.  

4

Conversão social

O termo “conversão social” se refere à possibilidade de o visitante baixar seus materiais ricos após fazer login em redes sociais.

Esse recurso dispensa o preenchimento de um formulário, uma vez que são capturadas informações já existentes nas redes sociais do Lead. Esse é mais um recurso para evitar o abandono de página.

5

Integrações com diferentes sistemas

A RD Station permite a inserção de funcionalidades avançadas em seu código. Além disso, é possível a integração com outras ferramentas para adicionar funcionalidades que não existem na original.

6

Parâmetros de SEO

Para que sua Landing Page seja ranqueada no Google, é importante que ela tenha parâmetros editáveis de title, description, slug e outros.

A otimização de tags para redes sociais é fundamental para que o título, a imagem e a descrição de sua LP apareçam corretamente quando ela for compartilhada em redes sociais.

7

HTTPS

Para ranquear bem no Google, sua LP precisa ser segura. Por isso, o seu endereço deve começar com HTTPS, indicando que a página tem certificado SSL/TLS.

Esse certificado valida o site e criptografa informações que o usuário envia ou recebe. Isso aumenta a proteção do visitante.

8

Apresentar estatísticas

A ferramenta RD Station facilita a análise dos resultados de suas Landing Pages.

Para aperfeiçoar continuamente seu trabalho, é importante saber suas taxas de conversão, além dos pontos de tráfego para as conversões. A ferramenta apresenta esses dados e também possui um ranking de suas LPs em relação aos Leads obtidos por período.

8

Responsividade

Hoje em dia é fundamental alcançar o público nos smartphones, que são utilizados para pesquisar e fazer compras.

Por isso, o Editor de Landing Pages do RD Station Marketing mostra como sua página vai aparecer em um celular. É muito fácil, basta clicar.

SharpSpring

Outra ferramenta para criação de Landing Page que vale a pena conhecer é a SharpSpring. Ela é a plataforma de automação de marketing mais bem avaliada do mercado americano. Além disso, tem o selo Top Rated pela ferramenta TrustRadius, que reúne avaliações reais de clientes sobre soluções digitais.

A SharpSpring é usada para gerar leads, aumentar conversões em vendas e para obtenção de retornos mais altos para investimentos de marketing..

A plataforma atua no modelo SaaS (Software-as-a-Service), baseada na nuvem. Sua arquitetura é aberta e ela fornece contratos mensais flexíveis. A SharpSpring é uma boa opção para empresas em crescimento.

1

Criação de Landing Pages com a SharpSpring

O editor de Landing Pages da SharpSpring é uma ferramenta intuitiva para construção rápida de Landing Pages e que utiliza todos os elementos necessários para estimular a conversão. Você pode escolher entre diferentes layouts, editar texto, inserir imagens, etc. sem que seja necessário entender de programação.

O editor de LP da plataforma também disponibiliza dezenas de templates e você pode até modificá-los com o editor de HTML.

A RD Station Marketing também apresenta a funcionalidade drag and drop, para tornar o trabalho ainda mais fácil.

2

Responsividade

Todas as Landing Pages criadas no editor da SharpSpring são responsivas e podem ser acessadas de qualquer dispositivo, o que inclui computadores, tablets e smartphones.

Ao usar a ferramenta, você garante a melhor experiência de navegação e evita dificuldades de usabilidade.

O editor de LPs da SharpSpring permite ainda a criação de formulários dinâmicos para a coleta de cada vez mais informações sobre o Lead sem que isso afete a taxa de conversão.

3

Segmentação

Com a SharpSpring é fácil criar diferentes Landing Pages para cada segmento de seu público.

Usando o editor de conteúdo dinâmico, você pode alterar cada elemento de uma Landing Page (imagens, textos e calls to action), para se comunicar da maneira adequada com cada perfil de visitante.

Basta cadastrar personas na plataforma e mudar os elementos de uma Landing Page de acordo com elas. Sem recriar as Landing Pages uma por uma.

4

Conteúdos de acordo com a pontuação dos leads

Você também pode optar por adaptar suas Landing Pages de acordo com a pontuação de um Lead, definida pelo sistema de Lead Scoring.

Assim, cada Lead com uma pontuação diferente verá versões diferentes da mesma LP, aumentando as chances de conversão.

Novos visitantes, por exemplo, que estão no topo do funil, podem acessar a Landing Page e receber um convite para baixar um material. No caso de um Lead qualificado acessando a mesma página, ele pode ser abordado por um chat com a equipe de vendas.

5

Formulários dinâmicos

Os formulários da SharpSpring avançam o Lead pelo funil de vendas.

Um visitante que acessa a Landing Page pela primeira vez pode encontrar um formulário que requer apenas nome, e-mail e cargo. Preenchendo essas informações, ele passará a integrar de forma inicial a sua base de contatos.

Já um visitante de meio de funil pode encontrar um formulário mais avançado, pedindo telefone e cidade, por exemplo. Isso contribui para a segmentação da base.

6

Integração com o fluxo de automação

As Landing Pages desenvolvidas com a SharpSpring podem ser diretamente integradas aos fluxos de automação de seu planejamento. Elas podem ser utilizadas como disparadoras do envio de um e-mail específico, por exemplo. E podem também ser o gatilho de uma sugestão de materiais ou de uma ligação da sua equipe de vendas.

Assim, você pode acompanhar todos os passos de seus contatos e, conforme a captação de mais informações sobre eles, colocar em ação novas etapas do fluxo de nutrição.

7

Rastreamento

A SharpSpring possui um código de rastreamento para detectar todas as ações de um Lead em suas Landing Pages. Isso inclui cliques em links, reprodução de vídeos externos e muito mais. Todas as informações relevantes são coletadas a cada visita.

Como fazer uma boa divulgação das suas Landing Pages

Sua Landing Page pode ser a melhor do mundo, com excelentes materiais e com tudo o que é necessário para uma conversão. Mas de nada adiantará tudo isso se ela não for visualizada pelo cliente em potencial.

Divulgar sua página é essencial, porque quanto mais visitantes você tiver, mais chances de gerar leads você terá.

Confira a seguir alguns canais que podem ajudá-lo na divulgação e sua Landing Page.

E-mail

A primeira dica é ter um blog que atraia pessoas que estão no topo do funil de vendas. Use esse blog para captar e-mails, seja dos visitantes que se tornam assinantes de newsletters, seja daqueles que querem saber mais sobre sua empresa.  

Com os e-mails captados, fica fácil divulgar sua Landing Page e posteriormente segmentar os usuários de maneira estratégica para seus objetivos.

Redes Sociais

Use suas redes sociais para divulgar sua Landing Page e conquistar engajamento. Estimule os usuários a marcar pessoas, compartilhar e reagir ao seu material. Assim, você aumenta o alcance de sua divulgação e pode atrair mais visitantes.

Mídia Paga

Esse recurso é importante principalmente no início de suas ações. Você pode impulsionar suas Landing Pages com anúncios que aumentam suas oportunidades de geração de leads.

Vale a pena você testar mídias pagas aos poucos até descobrir qual o melhor canal para investir.

Blog/Site

Experimente colocar pontos de conversão em seu blog ou site. Você pode fazer isso dentro de um post, em banners e até em pop-ups. Só não deixe de trabalhar essas oportunidades de meio de funil que podem gerar muitos leads.

Tenha uma página exclusiva para seus materiais ricos

Vale a pena criar uma página em seu site para reunir todos os seus conteúdos ricos. Assim, as pessoas podem achar tudo o que você produziu num só lugar e podem até mesmo divulgar os materiais.

O importante é focar na geração de valor para o usuário.

Hora de testar a Landing Page

Acreditamos que depois que você terminou de ler todas essas informações,  uma das suas maiores dúvidas é se deve ou não contratar uma agência de marketing digital ou se deve encarar essa empreitada sozinho. No caso da contratação de uma agência, serão ofertados outros materiais que, em conjunto, podem trazer resultados muito positivos com a utilização da Landing Page. Além disso, uma agência possui profissionais de design capacitados para criar uma Landing Page de qualidade e com um excelente apelo visual. Através dos conhecimentos adquiridos neste guia, temos certeza que você saberá exatamente do que precisa e não cairá na “conversa de vendedor”.

No entanto, se você possui conhecimento e tempo disponível, existem excelentes ferramentas online que ajudam a criar Landing Pages profissionais. Essas ferramentas oferecem dezenas de modelos prontos nos quais você edita imagens, textos, cores etc.

O mais importante é não esquecer que o grande sucesso da Landing Page é saber como criá-la.

Porque contratar a Via Agência Digital?

Desenvolva o seu site em Webflow com um Expert

Logo Via + Webflow Expert

Somos Webflow Professional Partner, o que significa que a Webflow reconhece nossa expertise em trabalhar com a plataforma. E mais do que isso: ela nos concede a honra dessa parceria por saber que temos responsabilidade para implementar corretamente todos os benefícios que só o Webflow pode proporcionar aos nossos clientes. Que melhor motivo para contratar a Via na hora de dar início à revolução Webflow em sua empresa?

Agende uma conversa agora mesmo com um de nossos especialistas

Fale sobre seu negócio e sobre seus objetivos com relação ao marketing para que possamos montar um projeto eficaz para seus clientes e seu segmento. Se você quer ter uma boa receita com seu site, somente aqui é possível encontrar profissionais capacitados e que possuem domínio de todas as ferramentas necessárias.