Na era digital, é comum ficarmos sobrecarregados de informação. Com as redes sociais, notícias - verdadeiras ou falsas - podem viralizar em segundos, atingindo milhares de usuários.
Mais do que nunca, separar o verdadeiro do falso se tornou uma tarefa difícil. E importantíssima. Afinal, muitas de nossas decisões podem ser tomadas com base nessas notícias.
Agências checadoras de fatos já estão aí para verificar informações e podem ser uma grande ajuda. Afinal, a maioria dos usuários trabalha, estuda e ainda tenta ter tempo para suas vidas pessoais.
Realmente, a falta de tempo para checar uma a uma as informações pode ser um fator importante no contexto. E isso pode gerar estatísticas alarmantes.
De acordo com um estudo recente realizado pelo Instituto Mundial de Pesquisa (Ipsos), 62% dos entrevistados brasileiro afirmaram que já haviam acreditado em alguma notícia falsa.
O dado é preocupante quando comparado à média global, que é de 48%. Se o fenômeno é mundial, como evitar a desinformação?
Algumas dicas: ao receber um artigo por redes sociais, faça a verificação do assunto do texto em buscadores, observando sempre as fontes daquela informação. São confiáveis?
Outra dica é prestar atenção na data de publicação dos textos. Em muitos casos, eles podem ser verdadeiros, mas antigos. Quando compartilhada fora de época, podem dar uma impressão errada.
E um aplicativo muito útil para dispositivos móveis na checagem de conteúdos digitais é o Message Checker. Esse app é gratuito, com uma interface intuitiva e simples para usuários de diferentes faixas etárias.
Esse agregador de mensagens faz a checagem de notícias, confere se o link recebido é confiável e pesquisa palavras-chaves — garantindo a credibilidade da informação.
Entre as ferramentas disponíveis, vale destacar que o software tem um banco de dados inteligente cheio de links suspeitos já verificados, garantindo a eficiência da checagem.
Nós da Via estamos sempre atentos para tudo o que é útil e verdadeiro no mundo do marketing digital, da tecnologia e das interações cada vez mais proveitosas entre as pessoas.