Parece filme: engenheiros criam material capaz de pensar! Saiba mais.

Pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, EUA, junto com a Força Aérea, desenvolveram um circuito integrado feito de polímeros de borracha capaz de "pensar".

A pesquisa, publicada na revista Nature, inova em engenharia de materiais. Realmente, a construção de um circuito integrado em um material que não é semicondutor é inédita.

Segundo os pesquisadores, o componente criado consegue verificar as forças que estão ao seu redor e calcular qual a melhor resposta adaptativa para aquele estímulo.

As informações são recebidas e codificadas de forma binária no próprio material, não sendo necessário nenhum instrumento extra para a tarefa.

Ryan L. Harne, cientista principal da pesquisa, explica que “o material de polímero macio age como  um cérebro que pode receber sequências digitais de informações que são processadas”.

E na sequência explica que isso resulta em novas sequências de informações digitais que podem controlar reações.

Os pesquisadores dizem que essa tecnologia poderia ser utilizada das mais diversas formas, como, por exemplo, em buscas e salvamentos, reparos de infraestruturas, e em materiais bio-híbridos.

Os engenheiros também querem desenvolver uma técnica para que o material possa reconhecer estímulos visualmente, podendo desviar de algo que possa vir a seu encontro.

Ficção científica? Bem, parece que já estamos vivendo nela! E tem muita coisa boa acontecendo! E você? Que aplicação daria a esse material incrível?

Nós da Via não somos cientistas, mas, modéstia à parte, também entregamos soluções inovadoras aos nossos clientes. E saber que o mundo está evoluindo só aumenta nossa vontade de criar!

Sobre a Via 

Veja um pouco do que podemos fazer por você: