Um importante estudo sobre marketing digital na América Latina feito pela NTT DATA e pela MIT Technology Review teve a participação de líderes de 60 empresas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.
Os dados obtidos mostram que hoje, os investimentos em marketing digital correspondem a 60% de todo investimento em marketing.
E, de acordo com os entrevistados, esse percentual deve aumentar para 85%, nos próximos cinco anos,
Atualmente, 90% das empresas pesquisadas têm estratégia de marketing digital. Há três anos, esse percentual estava em 40%.
E 44% delas conseguiram atingir os KPIs (Key Performance Indicators) nas áreas envolvidas no negócio. Além disso, 28% afirmam ter conseguido alinhar o marketing digital aos objetivos do negócio.
Os pesquisadores recomendam que as empresas estabeleçam estratégias focadas no consumidor para atingi-lo com a mensagem correta. E para isso, existem ferramentas adequadas.
Quem quer investir no digital deve recorrer a recursos como CRM (segundo 82% dos entrevistados), SEO (59%), ferramentas de gerenciamento de campanhas (57%) e ferramentas de escuta social (38%).
É claro que não podemos deixar de falar de redes sociais. O Instagram apareceu como a opção preferida para investimentos em marketing digital para 87% das empresas.
Em seguida, vêm o Facebook (76%), o LinkedIn (53%) e o YouTube (53%). O TikTok foi apontado por 18%, mas a expectativa é que apareça como terceiro na América Latina até o fim do ano.
O mais interessante de pesquisas como essa? Seus dados estão disponíveis facilmente, repercutem em diversos sites de notícias. O importante é SABER o que fazer com tanta informação.
E nisso entra uma equipe experiente, que sabe reconhecer as necessidades de cada cliente. E traçar as estratégias certas para cada um! Pensou na equipe Via? Nós também!