O fim dos cookies de terceiros

O que é um cookie?  Cookies são como rastros que o usuário deixa na internet. 

Eles salvam suas informações de login, ativam o preenchimento automático, registram as suas preferências, etc. Tudo com sua autorização.

os cookies de terceiros coletam dados de outra forma. Eles são usados por anunciantes que não pertencem ao domínio do site visitado. Esse tipo de cookie tem acesso às preferências individuais do usuário.  

Recentemente, o gigante das buscas Google entendeu que cookies de terceiros são uma ameaça à privacidade dos usuários e optou por abandonar esse recurso. 

Assim, os cookies de terceiros serão desabilitados definitivamente até 2023. E é claro que isso terá impacto nas estratégias de marketing digital. 

O que deve mudar, segundo especialistas: 

Segmentação de público-alvo; 

Criação da base de look-a-like; 

Remarketing. 

E o novo grande desafio passa a ser: como aumentar a privacidade dos consumidores e ainda garantir o desempenho das campanhas de publicidade? 

Pensando nisso, o próprio Google vem desenvolvendo uma solução chamada FLoC (Federated Learning of Cohorts). A ideia é rastrear o histórico de navegação dos usuários e separá-los em grupos. Sem ID individual.  

Outra solução para contornar a situação é o ID universal, quando os dados são levantados através das informações que sua empresa já tem. Entre elas, e-mail e telefone. 

Enquanto as soluções estão sendo pensadas, sua empresa, pode, porém, começar a explorar outros mecanismos de coleta de dados: 

Pesquisas de mercado; 

Enquetes nas redes sociais; 

Conteúdos ricos e gratuitos. 

Sim, você continuará fazendo bons negócios na web. Basta se adaptar. Mas esta não é a única constante em um universo que está sempre em transformação?  ;)  

Saiba mais sobre a gente: 

Veja outros Web Stories