O Google Analytics é um sistema gratuito que pode monitorar o tráfego de qualquer site, loja virtual ou blog.
Ele não apenas informa quantos usuários acessam um site, mas também mostra como esses usuários se comportam ao navegar pelas páginas e seções desse site.
Por isso, o Google Analytics é fundamental para o gerenciamento do seu negócio online. Com ele você pode saber a origem das visitas recebidas, otimizando sua estratégia de marketing de conteúdo.
E não é só isso: é possível conhecer o perfil dos visitantes, o que será essencial para a criação de estratégias cada vez mais focadas.
O Google Analytics possibilita também que você descubra quais os canais que mais convertem, para que você priorize os que dão mais resultado e otimize seu investimento.
A ferramenta também lista os conteúdos com melhor desempenho de acordo com o parâmetro que você escolher: tráfego, permanência, conversão etc.
E, como todo mundo sabe, páginas que carregam devagar perdem visitantes. Por isso, o Google Analytics também mede a velocidade de carregamento, mostrando a média por período.
Com as métricas do Google Analytics é possível diferenciar visitantes (que podem visitar o seu site várias vezes em um período, vindos de diferentes canais, navegando por diferentes páginas)...
…hits (qualquer interação de um visitante com um site) e sessão (um conjunto de hits gerados por um visitante ao navegar).
Outra métrica importante é a taxa de rejeição, que mostra uma sessão em que o usuário visitou apenas uma página e saiu sem interagir com nenhuma outra página.
Com tudo isso, dá para ver que essa ferramenta é essencial para quem quer fazer negócios online, não é mesmo?