Copywriting é a produção de textos persuasivos para ações de marketing e vendas. Isso inclui o conteúdo de emails, sites, catálogos, anúncios e cartas de vendas, entre outros.
Esse tipo de texto é chamado de copy. E o profissional que cria esse material é conhecido como copywriter.
O termo copywriter surgiu em 1870 para denominar profissionais que escreviam anúncios. Os Copywriters de hoje escrevem textos persuasivos, mas o nome ficou.
O trabalho dos profissionais pioneiros do ramo popularizou marcas, rendendo muito dinheiro para elas. E na era da internet, continua rendendo. Mas, para isso, é preciso ter fundamento.
Então, a primeira técnica que quem escreve copy deve dominar é o estudo da persona. Ou seja, o estudo de uma personagem que representa o cliente ideal construído a partir de dados reais.
Outra técnica: antecipar as rejeições que podem surgir na mente do cliente. Exemplo: “este produto não serve para mim”. Prove que serve antes que ele pense! Isso se chama “quebrar objeções”.
Mais uma técnica: criar títulos seguindo os 4Us, ou seja, falar de: algo único, ultra-específico (fuja de generalizações!)...
…Útil (o produto ou serviço tem que melhorar a vida das pessoas, certo?) e urgente.Claro, urgência é importante: se o consumidor deixar para comprar depois, pode nem comprar.
E tem os gatilhos mentais, palavras estratégicas que funcionam como estímulos, influenciando o leitor do texto. Estas são apenas algumas técnicas de um universo que está sempre em expansão.
E onde aplicar tudo isso? Em inúmeros canais e formatos. Exemplos: Meta Ads, Instagram, e-mail marketing, blogs e outros. Ou seja, onde você precisar persuadir!