Acesse o conteúdo

Entenda a eficiência do Google Analytics na análise digital

Entenda a eficiência do Google Analytics na análise digital
Entenda a eficiência do Google Analytics na análise digital

Nenhuma estratégia de marketing de conteúdo pode ser considerada completa ou correta se não contemplar o elemento mais importante — o objetivo. Você deseja aumentar suas conversões? Analisar o comportamento dos visitantes em seu site? Direcioná-los para suas redes sociais? Saber quais conteúdos fazem mais sucesso? Ter claro qual resultado que sua estratégia de marketing precisa alcançar — e quais as métricas que definem o sucesso ou não desta estratégia — é indispensável para tornar sua presença na web bem sucedida.

Para possibilitar que seu conteúdo, e, consequentemente, sua marca e negócio, tenham visibilidade e seu objetivo seja alcançado, você pode se utilizar de diversas ferramentas. É possível investir em links patrocinados, e-mail marketing, redes sociais, promoções e anúncios em sites e blogs com o perfil de seu público alvo, entre outras opções. Mas, entre tantas opções e possibilidades, como saber qual das iniciativas está sendo bem sucedida?

De nada adianta investir em marketing de conteúdo se os resultados de suas ações não puderem ser mensurados. É importante checar os números que o investimento nestas ferramentas traz ao seu negócio. Entender as métricas permite que você saiba de que forma as visualizações no seu site estão aumentando, quais artigos estão sendo mais lidos, quanto tempo os visitantes ocupam em cada página, ou mesmo como estão analisando seus produtos, se você trabalha com e-commerce. É possível, ainda, saber quais redes sociais estão reverberando suas campanhas de forma mais eficiente.

Para ter acesso e pleno entendimento destas métricas, como segui-las e usá-las a seu favor, você precisa contar com uma plataforma de análise digital. É aí que entra o Google Analytics.

O Google Analytics

Para poder mensurar e analisar as métricas resultantes do investimento das ferramentas determinadas pela estratégia de marketing existem algumas plataformas de análise digital. O Google Analytics é referência neste assunto. Uma plataforma gratuita e fácil de usar, que permite aos editores de sites e responsáveis pelo marketing acompanhar diariamente a evolução das visitas ou páginas da web consultadas em seu site. O Google Analytics fornece informações valiosas para o SEO (Search Engine Optmization), para a otimização da navegação e sobre o comportamento dos visitantes em seu site.

Apresenta também informações extremamente importantes e constantemente atualizadas sobre a forma como os visitantes usam seu site e as formas utilizadas para chegar até ele. Tudo isto fornecendo insights importantes para que você possa fazer com que retornem. Estes insights são possíveis através de seus diversos recursos:

  1. Google Search Console

    O Google Search Console (GSC) é outro produto gratuito do Google que aprimora a qualidade do site, fornecendo informações para garantir que o Google encontre seu endereço, exibindo-o nas consultas de pesquisas corretas, bem como possíveis erros encontrados pelo Google, entre outros itens que possibilitam ótimos insights de valorização de conteúdo.

  2. Acompanhamento de Eventos

    Eventos são interações que o usuário tem com todo tipo de conteúdo que possa ser acompanhado. Isto, de forma independente do carregamento de uma página web ou mesmo de uma tela. Itens como downloads, cliques em anúncios para dispositivos móveis, gadgets, elementos em Flash, reproduções de vídeo, abertura de uma janela de chat, entre outros, são exemplos claros de ações que podem ser acompanhadas como eventos.

  3. Multi Channel Funil

    As conversões e transações de comércio eletrônico, no Google Analytics, são atribuídas à última campanha, pesquisa ou anúncio que direcionou o usuário quando ele realizou uma conversão. No entanto, é importante saber que papel as referências de websites, pesquisas e anúncios anteriores tiveram nesta conversão.

Métricas: o que você deve acompanhar?

É excelente poder configurar e ter acesso aos relatórios disponibilizados pelo Google Analytics. No entanto, por mais completos que sejam, serão realmente inúteis se não se souber o significado de todos os números e gráficos apresentados. As métricas podem ser acessadas através do caminho Público Alvo >> Visão Geral e são as seguintes:

  • Visitas e Visitantes
  • Visualizações de Página
  • Taxa de Rejeição (Bounce Rate)
  • Porcentagem de novas visitas
  • Origens de tráfego (ou fontes de aquisição de tráfego)
  • Duração média da sessão

Conclusão

Provavelmente a plataforma de análise digital mais completa a que você pode ter acesso, de forma gratuita, é o Google Analytics que conta com centenas de recursos que, certamente, o ajudarão a consolidar mais negócios e aprimorar o desempenho de seu site.

É importante ter em mente que para ser usado de forma realmente eficiente, o Google Analytics deve ser inserido como uma ferramenta dentro de uma estratégia maior e consolidada, com objetivos bem definidos. É importante saber o que medir e ter estabelecido qual a sua definição de sucesso. Assim, das diversas informações disponibilizadas pelo Google Analytics, você utilizará daquelas que realmente são relevantes para o seu negócio.

Você já conhecia o funcionamento do Google Analytics? Conta para gente o que achou através dos comentários!

Não tem retorno mais rápido do que Publicidade Online. Então não perca tempo!

Vamos conversar →
Modelo CTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *