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Consultoria de marketing digital: o que avaliar ao contratar uma?

Consultoria de marketing digital: o que avaliar ao contratar uma?
Consultoria de marketing digital: o que avaliar ao contratar uma?

Temos testemunhado com frequência os benefícios que as novas estratégias digitais têm gerado para muitas empresas. No entanto, nem todas conseguem obter o mesmo sucesso no ambiente online. Então, a questão é: será que essas empresas não estão precisando da ajuda de uma consultoria de marketing digital para alavancar os seus resultados?

Essa é uma questão muito importante, pois é muito comum que os empreendedores pensem que só porque há um setor de TI dentro da empresa, já é o suficiente para conseguir conquistar visibilidade na internet. Porém, não é bem assim, já que as atribuições do profissional de TI não devem ser confundidas com as do profissional de marketing. Ambos podem até se complementar, mas cada um tem sua função específica.

Se o seu objetivo também é gerar ganhos por meio de estratégias de marketing digital, então, sua organização precisa de uma empresa de consultoria com expertise nesse tipo de trabalho. No entanto, o que deve ser avaliado antes de contratar uma empresa desse porte? É o que vamos ver neste artigo agora. Acompanhe!

Melhores práticas para a contratação de uma consultoria de marketing digital

  • Avalie a qualificação dos profissionais

    É importante buscar informações e analisar os profissionais da agência que pretende contratar para evitar surpresas mais tarde. Depois de fechar o contrato, será muito mais difícil conseguir fazer a rescisão, pois, com certeza, isso não só trará aborrecimentos, como gerará uma multa, muitas vezes, causando grande prejuízo para a organização.

    Por isso, procure saber há quanto tempo a empresa presta consultoria no mercado, qual é a sua missão e quais são os seus valores, se sua filosofia de trabalho se encaixa com a da sua organização e, principalmente, se há alguma reclamação sobre os seus serviços.

    Uma empresa se faz a partir dos seus profissionais, e se esses não tiverem ética e know-how, pode descartar de imediato, afinal, você precisa de solução e não de mais problemas, não é mesmo?

  • Conheça seus cases de sucesso

    Uma consultoria de sucesso não precisa se esforçar muito para fazer sua propaganda — seus próprios clientes fazem isso por ela quando o seu serviço agrega valor para eles.

    O que queremos dizer é que se a agência for realmente boa naquilo que faz, os seus cases de sucesso falarão por si só — não existe maior credibilidade do que ouvir os próprios clientes falarem sobre os resultados que alcançaram com a ajuda da consultoria.

    Mas atenção: não acredite apenas no que leu no site ou no blog da agência, afinal, a página da empresa aceita tudo que se escrever nela — cabe a você descobrir se os cases são verdadeiros. E como descobrir isso? Simples, entre em contato com os clientes citados nos cases e verifique a veracidade das informações. Afinal de contas, como diz o ditado, seguro morreu de velho!

  • Procure saber sobre as habilidades e os conhecimentos técnicos

    Pense: você precisa de uma consultoria em marketing digital, portanto, ela deve ser especialista nesse assunto. Então, o que é mais sensato a fazer? Procurar saber quais habilidades e conhecimentos técnicos seus profissionais têm nessa área em específico.

    Entenda qual é o nível de conhecimento em marketing digital, quais estratégias e ferramentas ela utilizará para ajudar a alavancar o seu negócio, como ela poderá customizar os seus serviços para se encaixar com as suas necessidades e muito mais.

    Pense bem antes, pois comprar gato por lebre pode não só trazer insatisfação, mas um prejuízo significativo para o seu negócio.

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  • Pesquise sobre como seu serviço será executado

    É bem comum vermos muitas empresas com um pé atrás quando vão contratar uma consultoria de marketing digital. Isso porque já tiveram algumas experiências frustrantes e não conseguiram obter nenhum resultado ou retorno financeiro sobre os seus investimentos.

    Porém, na maioria das vezes, isso acontece porque a agência contratada não tem bagagem suficiente para suportar a demanda da empresa contratante. Dessa forma, antes de fechar qualquer serviço de consultoria, procure saber qual planejamento a empresa propõe, como pretende executar os seus serviços e quais ferramentas serão utilizadas.

    Tenha isso fechado no contrato, pois, assim, você poderá cobrar mais tarde os resultados prometidos.

  • Observe a metodologia de trabalho

    Observe a metodologia de trabalho da consultoria de marketing digital. O que ela tem a oferecer se encaixa com a rotina da sua empresa? Seus valores estão de acordo com os da organização? Você está de acordo com os métodos que a agência vai utilizar para conquistar mais clientes?

    Lembre-se de que a contratação envolve as duas partes, e ambas devem estar de acordo com a metodologia que vai ser empregada. Se houver qualquer divergência de opinião quanto a esse quesito, é melhor não arriscar. Deve haver sinergia entre contratado e contratante — caso contrário, haverá mais problemas do que soluções.

  • Verifique as certificações em marketing digital da consultoria

    A internet abriu várias portas para muitos segmentos de negócio. O problema é que há muita enganação por lá. Muitas agências prometem mundos e fundos, mas, na realidade, não têm o mínimo de condição de cumprir com o prometido.

    Por isso, é importante verificar quais certificações em marketing digital a consultoria tem e se são certificados de peso ou apenas aqueles cursos sem credibilidade que vemos por aí na internet.

    O trabalho prestado pela consultoria está diretamente ligado à qualidade de sua equipe de profissionais e aos resultados que eles podem trazer. Não existe mágica para fazer uma organização crescer, mas, sim, um trabalho bem organizado e focado em uma mentoria estratégica capaz de guiar a empresa por novos caminhos — ajudando-a a repensar o seu modelo de negócio, enfrentar desafios e potencializar resultados.

    Portanto, é necessário que ela tenha como comprovar suas certificações e mostrar que é capaz de otimizar estratégias para promover e dar maior autoridade à marca, fidelizando clientes e gerando mais negócios para a organização.

    Uma consultoria de marketing digital exige profissionais multidisciplinares, com foco em posicionamento estratégico e conhecimento sobre o negócio do cliente — logo, para obter resultados mais específicos, o ideal é contratar uma agência capaz de executar toda a demanda de marketing da empresa com êxito e eficiência.

Então, agora que você já sabe o que deve avaliar antes de contratar uma consultoria de marketing digital, que tal entrar em contato conosco para que possamos mostrar os diferenciais dos nossos serviços? Estamos aguardando!

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