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Por que fazer a auditoria de SEO com Webflow?

Por que fazer a auditoria de SEO com Webflow?
Por que fazer a auditoria de SEO com Webflow?

Quando falamos de mecanismos de busca, a disputa por um lugar ao sol é acirrada, não é mesmo? Usar uma estratégia como a auditoria de SEO com Webflow pode ser a diferença entre figurar nos primeiros resultados ou amargar no esquecimento.

Conheça um pouco mais sobre essa plataforma que ajuda a conhecer melhor sua audiência e melhorar o desempenho do seu site. Boa leitura!

O que é uma auditoria de SEO?

A auditoria de SEO é um recurso utilizado para mostrar quais os erros relativos ao bom ranqueamento nas buscas orgânicas estão afetando o desempenho do site de uma empresa.

Contudo, isso não significa que ela vá mostrar de cara qual a solução para resolver a questão. Para isso, você precisa também de ferramentas de marketing que, além de indicarem, podem ajudar a corrigir uma eventual falha.

Vale a pena ressaltar que o problema nem sempre é interno. Por isso, o ideal é fazer uma análise completa, que inclua as seguintes etapas:

  • auditoria do seu site — verifica se há problemas estruturais e técnicos internos;
  • auditoria de conteúdo — analisa se o conteúdo está de acordo com as boas práticas de SEO;
  • auditoria externa — nesse caso, a ideia é buscar oportunidades ou problemas em outros domínios.

O que é Webflow?

Muito mais do que permitir a auditoria de SEO, com o Webflow é possível construir e projetar sites personalizados — já que ele é uma plataforma completa — sem que você precise inserir uma única linha de código. Impressionante, não é mesmo?

Quando você usa essa ferramenta de construção de websites está trabalhando com HTML, CSS e JavaScript, sem ter a necessidade de conhecer ou entender nada sobre nenhum dos três códigos de computador.

Há vários modelos e elementos disponíveis e você é o responsável por definir a aparência final. Além disso, ele também oferece o serviço de hospedagem para o site que você acabou de criar.

Dessa forma, você pode garantir um bom ranqueamento checando com regularidade o desempenho nos resultados de busca, usando o recurso de auditoria de SEO com Webflow.

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Como utilizar a auditoria de SEO com Webflow?

O primeiro passo, é migrar ou criar seu site na plataforma, depois seguir algumas etapas importantes. Dessa forma, você assegura que os códigos estarão limpos e organizados, garantindo o carregamento mais rápido da página.

Consequentemente, os rastreadores dos mecanismos de pesquisa conseguem encontrá-la mais facilmente, o que garante uma boa performance do seu site.

Quais as configurações básicas para otimizar meu site?

Para poder utilizar a auditoria de SEO com Webflow, você deve definir certas configurações básicas, que são essenciais para obter os melhores resultados de ranqueamento. Veja a seguir.

Habilitar a visibilidade do site nos mecanismos de pesquisa

O objetivo da auditoria de SEO com Webflow é aumentar a visibilidade do seu site nas páginas de resultados dos mecanismos de busca.

Para isso, você deve garantir que ele seja facilmente visível para os robôs de pesquisa. Ou seja, você precisa se certificar de que nada vai atrapalhar a indexação das suas páginas.

Para começar, siga esses passos:

  • abra o painel do Webflow;
  • vá até o item “todos os projetos”
  • escolha o projeto que você quer;
  • clique em Configurações » SEO » Indexação;
  • desative a “indexação do Webflow” para permitir que os mecanismos de busca encontrem seu site.

Instalar um certificado SSL válido

Todo proprietário de site tem a obrigação de oferecer uma boa experiência aos seus usuários e proteger suas informações, principalmente quando envolve dados bancários e informações pessoais.

Além de garantir a segurança dos usuários do seu site, um certificado SSL válido aumenta suas possibilidades de ser listado nos primeiros resultados de buscadores, como o Google.

Quando você usa o Webflow, a plataforma cria, automaticamente, o certificado SSL para o site. Sendo assim, fica tudo certo para garantir que a confidencialidade dos dados esteja de acordo com a LGPD.

Oferecer uma arquitetura otimizada

A maneira como você organiza as páginas e o conteúdo do seu site é essencial, afinal, isso afeta diretamente a experiência do usuário. Quando você facilita a entrega da informação e navegação, contribui para que seu cliente fique mais tempo no site.

Mas, por que isso é importante? Porque os mecanismos de busca também entendem que isso é um sinal de que o conteúdo é relevante e atende as necessidades do usuário, o que melhora sua classificação nos resultados.

Ao realizar uma auditoria de SEO com o Webflow, você consegue avaliar critérios importantes para esse fim, como:

  • uma página inicial clara;
  • página de contato acessível e simples;
  • conteúdo sobre a empresa e seus valores;
  • página de serviços ou produtos intuitiva, etc.

É a partir dessas páginas centrais que o restante do site será vinculado. Por isso, os textos devem ser enxutos, porém, claros. Devem também conter palavras-chave estratégicas, principalmente na descrição de produtos.

Conectar-se ao Google Search Console

Já que o Google é o maior buscador, é preciso usar os recursos que ele disponibiliza, não é mesmo? Afinal, a ferramenta é gratuita e ajuda a garantir que seu site seja indexável.

Com o GSC você tem acesso a informações importantes, como:

  • número de impressões nas páginas;
  • número de cliques;
  • classificação do seu site nas páginas de pesquisa e outras.

Mande um sitemap XML do seu site para Google Search Console

Com a auditoria de SEO com o Webflow, você gera automaticamente o sitemap, que, nada mais é que um arquivo em formato XML com o mapa do site. Com ele você consegue listar as páginas que quer indexar.

Vincular seu site ao Google Analytics

O Google Analytics é outra ferramenta gratuita muito valiosa para ajudar na auditoria de SEO com Webflow.

Com ele você consegue informações valiosas sobre o comportamento dos usuários. Entre elas você pode verificar:

  • número de visitas no seu site e seu país de origem;
  • páginas mais visitadas;
  • quanto tempo o visitante ficou no site;
  • qual a origem do tráfego, etc.

Já deu para perceber que realizar uma auditoria de SEO com Webflow é essencial para garantir o tráfego orgânico, não é mesmo? Dessa forma, você verifica como anda o desempenho do seu site e ajusta o que for preciso para obter melhores resultados e, assim, garantir as primeiras posições no Google.

Que tal aproveitar sua visita por aqui e conferir o artigo “O que faz um gestor de tráfego?”