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    Criação de site: O Guia Definitivo

    Faça sua empresa ser encontrada em um clique! Saiba como neste guia.

    COMEÇE AGORA!

Criação de site: O Guia Definitivo

 

Estar presente na internet deixou de ser uma opção para as empresas e tornou-se obrigação. Até aí nenhuma novidade, não é mesmo? Mas como são várias as possibilidades disponíveis (blogs, redes sociais, links patrocinados, vídeos etc.), é necessário se questionar o quão efetiva está sendo a sua presença. Neste guia vamos falar sobre a importância de um site para o seu negócio, ferramenta que tem desempenhado um papel cada vez mais importante, uma vez que é para onde quase todas as ações online se destinam.

É vital que um pensamento sempre esteja presente:

Não basta ter uma presença digital decorativa. É necessário que esta presença seja efetiva..

Efetiva = Resultado

Este guia se destina a dois públicos. O primeiro é o empreendedor que ainda não tem um site. Para este, a mensagem é muito direta: você está perdendo negócio. O segundo é o que já possui um site, mas não extrai resultado dele.

Para tornar mais claro e de fácil entendimento, este guia aborda a importância do site desde o início.

Vamos lá!

Por que ter um site?

Esta deve ser a primeira pergunta que vem à mente quando você pensa na possibilidade de criar seu próprio site. Será que o investimento vale a pena? Podemos afirmar que sim, vale a pena. Mas pra tirar essa dúvida de vez, listamos abaixo 8 motivos que vão te convencer rapidinho a ter um site para o seu negócio:

  • Seu concorrente

    Provavelmente quase todos os seus concorrente já possuem um site. Isso, por si só, já é motivo o suficiente, afinal você certamente não quer ficar com a fama de atrasado, não é?

  • Maior visibilidade da empresa

    Do que adianta ofertar um excelente produto, de altíssima qualidade, se as pessoas não sabem que ele existe? Sem contar que, por meio de um produto ficará mais fácil apresentar outros, já que estarão a apenas um clique.

  • Se relacionar com sua audiência

    Há muitas maneiras de se relacionar com as pessoas através do seu site. Você pode, por exemplo, criar um chat em tempo real para falar com o seu cliente, sem que ele precise pegar o telefone para entrar em contato. É possível também criar um blog com posts informativos ou de ajuda.

  • Ser encontrado no Google

    A primeira opção quando uma pessoa precisa de um produto ou serviço é digitar na busca do Google. E você só aparecerá se tiver um site preparado para isso.

  • Mais credibilidade

    Clientes tendem a dar mais credibilidade e confiança a empresas que possuem sites que transmitem profissionalismo.

  • Atrair novos clientes

    Sites bem construídos aumentam o tráfego por estarem indexados no Google e, com isso, novos clientes poderão encontrar o seu negócio.

  • Aumentar as vendas

    Este item é muito simples: como dissemos no item anterior, o aumento no tráfego traz novos cliente e, com eles, mais vendas.

  • Investimento em marketing digital

    Ter um site possibilita investir em marketing digital, que tem um custo muito inferior quando comparado ao marketing tradicional (jornal e televisão, por exemplo). E é possível medir o Retorno Sobre o Investimento (ROI) com bastante precisão.

A importância de um site

Já parou para pensar que grande parte das vezes o site poderá ser o primeiro contato que o cliente terá com a sua marca? Afinal, quando queremos alguma coisa hoje, a primeira reação que temos é fazer uma pesquisa no Google. O link para o seu site poderá ser a resposta.

Agora, se você não possui um site, é muito simples: você não existe na internet, ou seja, não está onde as pessoas mais procuram o seu produto ou serviço. Mas é bem provável que o seu concorrente esteja. O mesmo acontecerá se você possuir um site mas ele não for desenvolvido para ser encontrado. É o mesmo que não existir.

Um problema comum que vemos com frequência aqui na Via são sites desatualizados há muito tempo. Eles passam a impressão de que a sua empresa está parada no tempo, não dá importância para o cliente mantendo-o atualizado, não se preocupa em se manter moderna e, em alguns casos, até passa a impressão de que a empresa não existe mais.

O site permite que você aumente os resultados, não há dúvidas disso, mas para isso, é necessário que ele seja desenvolvido pensando no público-alvo, usando uma linguagem com a qual eles se identifiquem, fazendo com que se sintam confortáveis ao navegar pelo site e, o mais importante: que desejem retornar.

Se o cliente, por um breve momento, perceber que o seu site não atende à expectativa dele, provavelmente não retornará mais.

Quando saber se é o momento de reformular o site?

Talvez você ficou incomodado com o que dissemos no capítulo anterior, sobre empresas que já possuem um site, mas que não traz resultados. Certamente você se perguntou: ok, entendi o quanto é importante ter um site profissional e bem planejado, mas como vou saber se o meu é ou não assim? Como vou saber se está na hora de reformulá-lo?

Pensando nisso, preparamos um pequeno questionário de auto avaliação para ajudá-lo a diagnosticar o seu site. Então, faça esta checagem:

  • As páginas demoram para abrir? O site é lento?
  • Existe algum blog vinculado onde são publicados conteúdos para engajar o seu público?
  • O site é responsivo, ou seja, foi preparado para funcionar em smartphones?
  • O site está desatualizado há meses?
  • A concorrência está se destacando e deixando você para trás?
  • Faz tempo que não recebe nenhum contato pelo fale conosco?

O gabarito dos questionamentos acima é esse:

  • Não. Meu site é rápido
  • Sim, e eu posto conteúdo no mínimo semanalmente.
  • Sim, e funciona perfeitamente.
  • Não. Eu mantenho meu site atualizado.
  • Não. Eu me mantenho sempre no páreo.
  • Não. Recebo constantemente

Se duas ou mais de suas respostas forem diferentes do gabarito, tem algo de muito errado e provavelmente será necessário reformular o seu site com urgência para você parar de perder venda.

O que é importante ter em um site?

Se você chegou até aqui e está convencido de que precisa ter ou reformular um site, a próximo dúvida é a mais comum: por onde começar? Por isso, listamos os principais pontos a serem considerados em um site:

  • Nome do domínio

    O primeiro item da nossa lista é um dos mais importantes. Ele precisa ser simples e fácil de lembrar. Se for possível ter um nome ligado à sua atividade seria fantástico. Isso ajuda na indexação orgânica do Google. Por exemplo, o nosso site: www.viaagenciadigital.com.br, o “Via” é o nome da nossa empresa e “Agência digital” nos faz ser encontrados mais facilmente quando o usuário busca por agência digital. Mas isso não é obrigatório

  • Informações essenciais

    Um dos motivos pelos quais as pessoas buscam um site é para ter acesso a informações sobre a empresa. Por isso, a importância de criar uma seção “Sobre”, onde deve constar uma apresentação clara do que a empresa é e faz.

  • Conteúdo bem escrito

    Nada de utilizar textos copiados da internet e nem cometer erros de português. Se você encontrar dificuldades, uma boa opção é a contratação de um redator que pode, inclusive, utilizar as palavras-chave corretas para ranquear melhor o seu site nos buscadores.

  • Oferecer navegação clara e simples

    O visitante não deve perder tempo procurando as informações no seu site e nem precisar de um manual para chegar aonde precisa. A organização é fundamental para que ele não desista e vá buscar informação em outro site. Daí a relevância dos menus de navegação que precisam estar visíveis em todas as páginas do site e sempre na mesma ordem.

  • Interação com as redes sociais

    É preciso buscar uma interação ativa com o público-alvo e as redes sociais são uma excelente estratégia para divulgar ainda mais a empresa. É recomendado que você inclua links e botões do tipo curtir/seguir para todas as redes sociais que sua empresa estiver usando.

  • Imagens de alta qualidade

    As imagens da página inicial e das demais páginas devem ser de alta qualidade, principalmente quando mostram o seu produto. É claro que elas precisam estar alinhadas com o que você faz ou com o serviço que oferece. Lembre-se: primeiro as pessoas “compram” com os olhos.

  • Escolhendo as cores certas

    É indispensável seguir a paleta de cor que foi definida na identidade visual da empresa. Existe uma psicologia de cores que pode ajudá-lo nessa escolha:

    • Azul: representa calma e confiança, sabedoria e tradição;
    • Preto: sofisticação, luxo e exclusividade;
    • Verde: representa estabilidade e possibilidade;
    • Amarelo: luz, alegria e valor;
    • Marrom: segurança, força e trabalho;
    • Vermelho: incentiva ações, chama atenção e impetuosidade;
    • Laranja: aconchego, acolhimento e calor;
    • Roxo: nobreza, imaginação e criatividade;
    • Branco: pureza, paz e limpeza.
  • Formulário de contato ou informação de contato

    Forneça um formulário de contato, pois é uma maneira fácil e simples de o futuro cliente entrar em contato com a sua empresa. Mas sempre responda a essas mensagens! O formulário deve existir para ser respondido. Caso a pessoa precise de um contato imediato, deixe em destaque os telefones disponíveis para atendimento.

    Dica: Faça um teste agora para ver se o seu formulário está funcionando.

  • Mostre os benefícios do seu produto ou serviço

    O foco principal do site geralmente é poder demonstrar de diversas formas os benefícios do seu produto ou serviço. Você pode, além de usar fotos de alta qualidade, criar vídeos explicativos com no máximo 2 minutos e incluir depoimentos de quem já comprou.

  • Call To Action (CTA) — Chamadas Para Ação

    Depois de demonstrar o seu produto, dê a possibilidade de o visitante adquirir o produto ou receber mais informações sobre ele. Para isso, crie botões que chamem a atenção do usuário e façam com que ele realize uma ação. Nesse caso, é indicado que use cores que contrastam com as cores do site. Além da cor, é preciso testar formatos, diferentes textos e tipos de letras.

  • Blog

    O conteúdo é vital para o desempenho nos resultados de pesquisa do Google e um blog deve fazer parte dessa estratégia. Além de melhorar o seu posicionamento orgânico nos buscadores, o blog é imprescindível para melhorar o engajamento com o público.

Por que criar um site em WordPress?

Agora que você sabe como precisa ser o seu site, é hora de escolher uma boa plataforma que dará apoio ao seu novo site. O WordPress é uma excelente ferramenta para criação de sites e é padrão aqui na Via.

Para te mostrar que a plataforma é a melhor opção, listamos 8 motivos que vão fazer você escolher o WordPress como para o seu site:

  • Grátis

    O WordPress é uma plataforma gratuita e não existe licença de software.

  • Fácil instalação

    Criar um site pode não ser uma tarefa tão fácil, mas pode se tornar ainda mais difícil quando se escolhe uma plataforma que dificulta a instalação e utilização.

  • Utilização

    Uma das principais razões de adotarmos o WordPress como padrão aqui na Via foi justamente a facilidade de utilização dele pelos nossos clientes. Não temos nenhum cliente que acha difícil utilizar a plataforma.

  • Aplicativo

    Você pode administrar o seu site através do aplicativo padrão do WordPress, tanto para iOS quanto para Android.

  • Plugins

    O WordPress possui mais de 30.000 plugins gratuitos que aumentam as funcionalidades do seu site. Sua empresa tem a opção de criar formulários de contato, instalar filtros anti-spam e muitos outros. Além de sites para empresas, é possível produzir qualquer tipo de página, como e-commerces, páginas de cadastros, portfólios, galerias de fotos e até redes sociais.

  • SEO

    Sites otimizados alcançam os melhores resultados nos buscadores. Afinal, de cada 10 empresas, 10 desejam estar em boa colocação nos mecanismos de busca, principalmente no Google. O SEO baseia-se na qualidade do conteúdo publicado e em adequar o seu site aos critérios dos mecanismos de busca.

    Por isso o WordPress é uma excelente plataforma, pois ele atualiza o código-fonte para adequar-se aos padrões do Google. Em outras palavras, é o “casamento” perfeito.

  • Atualização frequente

    O WordPress recebe atualizações continuadamente. Aproximadamente a cada 6 meses uma nova versão é lançada e a ferramenta está em constante aperfeiçoamento, sempre com recursos novos que facilitam o uso no dia a dia. Além de contar com atualizações de segurança constantes.

  • Comunidade online

    O WordPress é tão conhecido que milhares de usuários participam de fóruns e blogs na internet, compartilhando conhecimento, criando novos plugins, novos temas e dispostos a tirarem as dúvidas. Você pode encontrar a resposta para a sua dúvida de forma rápida e fácil. Nada melhor que encontrar ajuda quando se precisa.

Estas são apenas algumas das vantagens do WordPress, claro que existem mais. Porém, acreditamos que essas são as principais.

Para fechar com chave de ouro esta seção, seguem dois dados que eliminam qualquer dúvida sobre o poder do WordPress:

  • Mais de 27% dos sites do mundo estão em WordPress;
  • O segundo colocado tem apenas 3,3%.

Fonte: https://w3techs.com/technologies/history_overview/content_management/all/q

Site responsivo não é uma opção, é uma exigência

Site com um layout responsivo, ou o popular site flexível, se adapta automaticamente a qualquer tipo de dispositivo, como PC, celular, tablet, entre outros.

Ouvimos falar sobre o design responsivo desde 2013, ou seja, já se passaram 10 anos e isso deixou de ser um diferencial para se tornar necessário. É importante que você saiba que o design responsivo já é uma exigência do Google, ou seja, ele é essencial para que sua empresa tenha uma performance positiva nos resultados de busca no Google.

Caso o seu site ainda não seja responsivo, é necessário ajustá-lo imediatamente.

Capriche no Design do seu site

Site feio não vende! Se o seu site estiver desatualizado, pode ser cruel ouvir essa afirmativa mas está na hora de ele passar por uma reformulação.

Além de ser agradável ao público, há outros fatores que explicam por que seu site precisa ter um design caprichado:

  • Um bom design influencia nas vendas

    Quando você passeia no shopping, percebe que sempre tem algumas vitrines que se destacam em meio a tantas outras? Geralmente, as que mais se destacam possuem algo que chama atenção e que seja agradável ao consumidor. Pensando nessa situação, percebe a importância do design para as vendas?

    Trazendo essa realidade para o mundo digital, um bom design influencia demais na percepção do cliente diante do seu produto. Ao contrário de uma loja física, onde se pode tocar, analisar o produto, sentir a textura, o site não possibilita isso. A aparência é um ponto crucial para a escolha de um produto. Por está razão, o seu site deve se destacar através da aparência, principalmente se for o primeiro contato do visitante com a sua empresa.

  • É uma estratégia de negócio

    O design do seu site pode induzir o usuário a ler o conteúdo, navegar pelas páginas ou fazê-lo simplesmente abandonar todo o processo e ir em busca de algo melhor. Ele pode ter o melhor conteúdo, um bom ranqueamento no Google e mesmo assim sua empresa pode perder diversas possibilidades de gerar negócios por não ser atrativo. Design e conteúdo devem estar sempre alinhados em prol do resultado

  • Usabilidade

    Um site tem o compromisso de proporcionar uma boa experiência ao usuário enquanto ele estiver navegando. A essa experiência, chamamos de usabilidade. Como exemplo simples, às vezes, melhorar a estrutura de navegação do menu, reduzir o número de página, aumentar o tamanho dos campos dos formulários ou tamanho do texto fazem toda a diferença.

  • Credibilidade

    O design do site pensado a partir da identidade visual da empresa proporciona maior identificação com o público-alvo, o que amplia a credibilidade da marca, já que esse público passa a perceber um esforço maior da empresa em querer criar um relacionamento independente do meio em que esteja presente.

Convergência das ações de marketing digital

O site normalmente se torna uma das principais ferramentas de comunicação de uma empresa. Ações de marketing digital normalmente levam até o site, com isso podemos afirmar que o site é para onde convergem todas essas ações.

Se entendermos que o marketing digital é uma jornada, o destino será sempre o mesmo: o site. Veja, abaixo, algumas das estratégias mais usadas de marketing digital e veja onde elas irão dar:

  • Blog

    Para tornar a sua empresa uma autoridade no seu ramo de atuação, criar um blog é uma ótima opção. É através dele que sua empresa pode oferecer conteúdos interessantes para atrair o público. O blog pode ser integrado ao site, no caso do WordPress isso é fácil, mas caso não seja, uma hora um post levará a um produto ou serviço dentro do site.

  • Landing Pages

    Landing Page é uma maneira eficaz para coletar dados de possíveis clientes. Nós já criamos um guia especial sobre essa estratégia e recomendamos que você dê uma olhada. Elas são páginas com uma finalidade muito específica e, quando cumprem bem sua missão, sempre levam o usuário a acessar o site, já que é natural querer mais informações sobre algo que o interessou.

  • Mídias sociais

    Apesar de ser primordial possuir uma página no Facebook, Linkedin, Instagram e outras redes, nenhuma delas substitui um site. As mídias sociais também são fontes de tráfego para o site e posts no blog, além das landing pages.

  • E-mail marketing

    O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para gerar vendas, a mais tradicional, inclusive. Além de ser uma ótima forma de propagar informações, atrair e criar relacionamentos com seus contatos, normalmente ele traz um link que vai para o site. Para saber mais sobre e-mail marketing, confira o nosso guia específico.

  • Google

    O sonho de qualquer empresa é estar no topo do Google e isso pode acontecer de forma orgânica ou paga. De forma paga, através do Google AdWords, você terá seus anúncios direcionados apenas para o público ao qual deseja vender, sem gastar dinheiro com quem não tem interesse nenhum no seu produto. Na televisão, por exemplo, você disponibiliza verba sem saber os resultados. Ao clicarem nesses anúncios, o destino natural é uma página do site.

Checklist: Como escolher a melhor empresa para o seu site

Nem sempre é uma tarefa fácil escolher a agência que fará o seu site, são tantos os pontos envolvidos que fica difícil encontrar uma empresa comprometida com qualidade e prazo. Sabendo disso, deixamos algumas dicas preciosas para você não cair numa cilada:

  • Navegue pelo site da agência e desconfie se o site não condiz com o que está sendo oferecido.
  • Analise o portfólio da agência e verifique se você percebe valor no trabalho e compare com o portfólio de outras agências.
  • Peça referência para as empresas que já contrataram a agência, talvez você até conheça algum dos clientes dela.
  • Verifique se quem te atende está passando segurança nas informações que estão sendo transmitidas.
  • Solicite um contrato com prazo de entregas, de preferência com um cronograma de limite de tempo para cada etapa. Especifique detalhadamente tudo o que quer que seja contemplado no escopo do trabalho.
  • Preço não é igual a valor, logo, tomar uma decisão baseando-se apenas no preço é praticamente garantia de arrependimento. Lembre-se que o projeto sairá mais caro e levará muito mais tempo se tiver que contratar duas vezes.
  • Como um site não é algo que você tem que comprar todo mês, normalmente leva em média 30 meses para reformulá-lo. Uma ótima dica é pegar o valor do orçamento e dividi-lo por 30. O resultado será o valor médio mensal de investimento no novo site.

Como nós da Via Agência Digital trabalhamos

Nós não somos apenas mais uma agência em meio a tantas outras. Nós não criamos apenas um site, nós queremos participar e, como resultado, construímos relações duradouras.

E como nós trabalhamos?

  • Avaliação da Presença Digital

    Antes de iniciarmos os trabalhos, fazemos uma avaliação da presença digital da empresa. É uma análise objetiva da sua presença na internet e, depois, comparamos com a sua concorrência.

  • WordPress

    Adotamos a plataforma WordPress como padrão. E mantemos ele sempre atualizado. Além de usarmos os melhores plugins para turbiná-lo para além do básico.

  • Gestão de Projetos

    Cada site é um projeto estruturado e gerenciado através de um sistema específico que garante o máximo de qualidade e cumprimento absoluto dos prazos.

  • Design

    Prepare-se para receber elogios. Possuímos profissionais altamente competentes e com vasta experiência no mercado que farão você suspirar quando vir o seu novo layout.

  • Otimizamos o seu site

    Seu site terá melhor posicionamento nos resultados das pesquisas orgânicas (não pagas) feitas em sistemas de busca como o Google. Ficando muitas vezes na frente do seu concorrente.

  • Hospedagem Premium

    De nada adianta fazer um site profissional se a hospedagem for ruim. Por essa razão, oferecemos aos nossos clientes hospedagem profissional 100% gerenciada. Assim, você centraliza sua presença reduzindo o tempo de suporte, sobrando mais tempo para se concentrar no seu negócio.

E como diz Bernador Hees, CEO da Kraft Heins Company: “O sucesso não está na estratégia, está na execução”.

Ufa! Chegamos ao fim do nosso guia Parabéns e obrigado por ter chegado até aqui. Agora você dispõe de informações concisas e vitais para tomar a decisão correta e transformar o seu site em uma ferramenta de vendas.

Se ficou com alguma dúvida, será um prazer respondê-la, basta deixar o seu comentário abaixo.