Cliente & Agência

Manual completo para evitar frustrações ou ilusões e definitivamente partir para o resultado

Primeiramente, este conteúdo que iremos apresentar a vocês não é uma verdade absoluta. São anos de conhecimento como agência de marketing, testando e aprendendo, adquirindo experiência ao longo do tempo, e a hora é agora: vamos mostrar  todo o processo de contratação Cliente & Agência.

Iremos desmistificar o que é verdade e o que é mentira, qual o papel de cada parte envolvida e quais os pontos mais importantes para uma parceria de sucesso.

Resumindo: este é um manual completo para evitar frustrações ou ilusões e definitivamente partir para o resultado.

Preparado? Então venha ver as coisas por um ângulo mais verdadeiro. Isso só vai beneficiar seu trabalho, seja você cliente ou agência.

Definindo o escopo do trabalho.
(Antes do fechamento)

O que é o Webflow?

O que você está pedindo pra agência fazer? Você sabe exatamente quais os limites do seu projeto? Quando começa, quando termina? Que serviços inclui, não inclui? É bom alinhar tudo direitinho antes de dar início, pra depois não se sentir frustrado.

Temos que ter em mente que cada empresa, seja ela a agência ou o cliente, possui uma metodologia interna de trabalho, de organização e planejamento. E, ao juntar essas duas empresas, cada uma acostumada a trabalhar de formas diferentes, mas agora com um objetivo em comum, é essencial analisar e pontuar as responsabilidades de cada parte. Por isso, a importância de alinhar todas as expectativas antes do fechamento da proposta.

O escopo do projeto bate com as expectativas? O investimento sugerido pela agência está dentro do que você estava imaginando? E o tempo de retorno?

Uma coisa é certa: se você já iniciou a parceria com agência acreditando que ela fará você vender mais, tem alguma coisa errada.

Esta é apenas uma das ilusões que um cliente pode ter. Existem outras, como, por exemplo:

  • Acreditar que os resultados serão imediatos;

  • Não ter uma pessoa dedicada ao marketing e achar que as coisas funcionarão bem assim;

  • Não ter uma pessoa dedicada à área comercial e achar que as coisas funcionarão bem assim;

  • Querer conduzir o projeto com base em "achismos" ou pensar que se "o concorrente fez isso e deu certo, temos que fazer igual”;

  • Achar que o concorrente está fazendo melhor e querer fazer igual sem ao menos saber os dados reais dos resultados deles;

  • Pular etapas. Por exemplo, já querer  publicar um artigo no blog, sem antes organizar o site. Ou até mesmo sem site. Fazer campanhas pagas no Google que levam a páginas que nem sequer estão preparadas para conversão.

São tantas ilusões e expectativas criadas que poderíamos aumentar a lista acima em algumas vezes. Mas, não vamos focar nessa questão agora.

Vamos apenas dizer que, como toda ilusão, essas também acabam levando à frustração.

O antídoto para isso?  Planejamento, alinhar expectativas, saber quais as responsabilidades de cada parte, confiança e transparência.

Os primeiros passos do fechamento do planejamento

O que é o Webflow?

A interação do cliente nessa etapa é muito importante, pois a agência deverá coletar todas as informações necessárias para a elaboração do planejamento. Digamos que a agência não saiba absolutamente nada sobre o seu negócio. O envolvimento do cliente no projeto é fundamental para que sejam atingidos os resultados esperados.

A agência precisa de informações do cliente como:

  • história da marca,

  • público-alvo,

  • dados técnicos, dados de acessos às plataformas, sites e outros,

  • ticket médio,

  • quantidade de clientes/ano, quantos clientes ganharam, quantos perderam e outras.

Só de posse desses dados a agência pode fazer sua parte com uma base sólida para o sucesso.  É importante destacar que, caso haja omissão de informações nesta etapa, o próprio cliente e seu projeto serão os mais prejudicados.

Processos/etapas do projeto.
(Mês a mês)

O que é o Webflow?

Projeto de Desenvolvimento de Website

Um projeto de desenvolvimento de website tem duração mínima de 90 dias. Desde a criação das telas, codificação e diagramação até a publicação. Após a publicação, ainda é necessário otimizar as páginas, isto é, deixá-las mais fáceis de encontrar pelo Google e demais buscadores.

Projeto de Marketing Digital

Primeiros 3 meses: Planejamento + Presença Digital + Setup do projeto

  • Mês 1:

    Nesta fase inicial do projeto são realizadas reuniões para coleta de informações estratégicas do negócio, alinhamento de prioridades e execução do planejamento de marketing digital. Também é realizada a importação de e-mails para a primeira campanha de Ads e configuração inicial de algumas ferramentas.

  • Mês 2:

    Nesta etapa do projeto, as configurações das mídias sociais são revisadas. É criado uma planilha com um calendário de envios de e-mail marketing, mídias sociais e conteúdos (caso o projeto contratado tenha Marketing de Conteúdo). É feito o primeiro post.

  • Mês 3:

    Normalmente, nesta etapa temos: site publicado, mídias sociais configuradas e calendários de postagens criados. É a hora de publicar as campanhas de Ads, postar no Blog e criar a primeira campanha com landing page.

  • Mês 4 ao mês 12:

    Acompanhamento dos resultados com uma reunião de alinhamento que acontece de forma trimestral, implementar melhorias e propor novas ações.

    Obs: o cliente poderá acompanhar todas as tarefas, prazos, etc. pelo nosso Sistema de Projetos.

A diferença entre começar um projeto do zero e refazer o que existe por estar errado ou desatualizado

Por que usar o Webflow? 

Refazer o que está desatualizado ou foi feito de forma errada poderá ser muito mais complicado do que partir do zero em um projeto.

Realmente, apesar de parecer mais trabalhoso, fazer um site do zero traz muitos benefícios. Alguns deles:

  • Tecnologia de ponta;

  • Estrutura correta;

  • Navegação pensada para uma melhor experiência do usuário;

  • Design atraente que transmite os valores da marca;

  • Novo conteúdo adequado à estratégia de comunicação como um todo.

Sua empresa tem que ter tudo isso em mente antes de decidir “emendar” algo que já não está funcionando bem. E para isso tem que ter confiança em quem vai criar seu novo site.

Estágios de maturidade

Os quatro passos fundamentais da metodologia foram construídos seguindo um caminho lógico e contínuo rumo ao sucesso. O objetivo dos estágios é transformar a presença digital do cliente em uma máquina sustentável de geração de negócios.

Para isso, é necessário preencher os pré-requisitos de cada estágio antes de seguir para a próxima etapa.

01

Iniciante

Ter construído a estrutura que servirá de base para sua presença digital.

02

Básico

Já produz conteúdo para geração de tráfego recorrente para o seu site/blog utilizando múltiplos canais.

03

Intermediário

Saber gerir e qualificar, de forma escalável, os leads gerados por meio do Pré-Inbound e/ou Inbound Marketing.

04

Autoridade

Estar no topo com estratégias consolidadas. Efetuar e metrificar a conversão-chave definida pela estratégia, gerando resultados de negócio.

O tempo e o resultado.
(Acabar com a ilusão de que é rápido)

O que é melhor Webflow ou Wordpress? 

O imediatismo da internet às vezes pode distorcer nossa percepção de tempo. Clicou, o site abriu. Clicou de novo, mudou de site. O Whatsapp chama, você responde no ato. Gostou da foto no Insta? Compartilhe agora! Acontece que, mesmo com toda essa velocidade do século XXI, os resultados ainda levam tempo para aparecer. Isso porque leva tempo para que uma comunicação digital bem feita atinja o alvo.

Algumas ferramentas do Google, por exemplo, precisam de aproximadamente 90 dias para que obtenham a performance desejada. Não é só publicar um anúncio pago que ele aparece para o seu público-alvo. Isso pode levar meses, por isso a importância de fazer tudo no tempo certo e não ficar ansioso com resultados rápidos. Os resultados vêm, mas eles podem demorar.

A diferença entre intenção e ação. (para o crescimento)

Intenção, todo mundo tem. “Eu quero crescer muito!” é um exemplo de intenção. Mas estar disposto à ação para fazer isso acontecer… Bem, isso é outra história.

É por isso que a presença do cliente é fundamental DURANTE a execução do projeto. Afinal, é preciso ter em mente que esse é um trabalho feito a quatro mãos, um esforço em conjunto. Para que tudo flua da melhor forma possível, o cliente tem que compartilhar informação, tem que estar envolvido no projeto. Ou seja, é preciso muito mais do que intenção.

Fatores como tempo de resposta a um pedido da agência, por exemplo, podem impactar todo um cronograma e prejudicar os resultados.

Outro fator crítico para diferenciar a mera intenção da ação: estar disposto a mudanças. Sim, a empresa cliente tem que estar disposta ao ato de MUDAR se o resultado do relacionamento com a agência indicar esse caminho. E de que tipo de mudanças estamos falando?

  • mudança de visão;

  • de foco;

  • de treinamento de equipe;

  • e adoção de novas ferramentas.

são apenas alguns exemplos.

Reforçando: não basta que a empresa cliente tenha a intenção de ter uma agência, é preciso que esteja disposta à AÇÃO no dia a dia do projeto com essa agência.

Tipos de serviços aplicados a um projeto

Cada cliente tem suas particularidades e necessidades e cada projeto é pensado exclusivamente para ele. Porém, podemos dizer que na maioria das vezes aplicamos basicamente os serviços abaixo:

Investimento disponível X Investimento necessário

Sua agência deve deixar bem claro qual o investimento necessário para que sua empresa atinja seus objetivos. E deve ser capaz de agir dentro das limitações impostas pelo seu orçamento, sem fazer promessas fora da realidade. Com muita transparência, é possível evitar frustrações e obter o melhor resultado possível, mesmo com orçamentos limitados.

Por exemplo: talvez não seja possível fazer campanha paga em todas as redes sociais desejadas. Isso deve ser deixado claro, bem como o resultado esperado com um alcance limitado.

Responsabilidades

Principais recursos da ferramenta de CMS

Qual o papel do cliente, qual o papel da agência? É o fim da confusão. Agora você verá claramente o que cada um deve fazer em perfeita harmonia para alcançar os tão sonhados resultados.

Antes de tudo, você precisa entender que uma agência de marketing digital é como o cérebro estratégico e criativo para expor seus produtos ou serviços na grande vitrine que é a internet. Mas esse cérebro não pode trabalhar sozinho. Ele precisa do cliente para fornecer informações sobre seu negócio ao longo das diversas etapas de cada projeto. O objetivo de ambos é o mesmo: o sucesso, é claro!

Agora, que tal entender, de forma resumida, o papel de cada um?

Papel da agência

A agência deve estar focada em entender o funcionamento da sua empresa, seus objetivos, demandas e problemas de marketing e comunicação para desenvolver as melhores estratégias a partir da realidade do mercado e público-alvo.

01

Identificação do mercado e público-alvo

É preciso entender quem são os seus clientes, identificando gostos, a “dor” principal, preferências, comportamentos, dentre outras informações relevantes que vão ajudar na definição de uma persona, ou consumidor ideal. Assim, é possível criar uma estratégia bem direcionada e eficiente.

02

Planejamento estratégico de mídia

É nessa etapa que serão definidos os melhores canais, ações e formatos usados para atrair o seu público-alvo.

03

Criação de conteúdo

É papel da agência criar conteúdos estratégicos, de qualidade e com relevância para captar a atenção e interesse dos seus potenciais clientes, como artigos, e-books, e-mail marketing, etc.

04

Criação de sites

A criação de um site ou e-commerce para o seu negócio é uma das tarefas mais importantes que será conduzida pela agência de marketing digital. Isso porque sua presença digital, além de reforçar sua identidade de marca, também impulsiona vendas.

05

Anúncios

Anunciar é uma das estratégias mais rápidas e eficientes para captar clientes na web. E uma agência de marketing digital será capaz de criar ações otimizadas que gerem resultados positivos de acordo com o seu público e objetivo.

06

Monitoramento de resultados

Uma das maiores vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar tudo o que é realizado. Ao contar com profissionais especializados, essa etapa de análise se torna ainda mais importante e eficiente, realizada de forma otimizada com as melhores ferramentas e estratégias. Mas o envolvimento do cliente segue sendo vital. Cabe a ele fornecer informações precisas, corretas e sempre atualizadas.

07

SEO

As estratégias de SEO são desenvolvidas para otimizar o seu site e conteúdos. Assim, eles ocupam um lugar de destaque nos resultados de busca e, consequentemente, atingem um número maior de usuários.

08

Definição da jornada do consumidor

Estabelecer as etapas que envolvem o cliente em um processo de compra, desde o momento da identificação da necessidade de resolver um problema, passando pela pesquisa, interesse até o fechamento da venda.

09

Desenvolvimento de UX

UX, em bom português, é experiência do usuário. Por que isso é importante? Porque hoje não basta entregar o melhor conteúdo. É preciso entregá-lo da forma mais agradável e conveniente possível. E UX foca justamente nisso.

10

Desenvolvimento de estratégias para rede sociais

A interatividade é um dos grandes atrativos das redes, que colocam as marcas “cara a cara” com o consumidor. Um bom planejamento pode fazer desse encontro um sucesso, potencializando mídia espontânea através de menções e compartilhamentos de conteúdo.

Papel do cliente

É essencial que o cliente participe do projeto ao lado da agência, prestando informações necessárias sempre que solicitado. Só assim a agência poderá criar as melhores estratégias a partir das demandas apresentadas.

O maior conhecedor do próprio negócio e do próprio mercado é o cliente. A agência tem que absorver esses conhecimentos.

Mas é importante não confundir as coisas: embora o cliente deva ser ouvido, ele não é o especialista em marketing digital. Sendo assim, é o cliente que deve ouvir com cuidado as soluções que a empresa prestadora de serviço irá propor. É só dessa harmonização de conhecimentos de ambos os lados é que poderá resultar o sucesso esperado

Agora que esclarecemos todos os pontos, você sabe responder, afinal, como deve ser o relacionamento entre agência e cliente?

Como deve ser o relacionamento entre agência e cliente?

Para gerar resultados, uma relação deve ser baseada em diálogo, transparência e confiança.

Para que a relação entre a agência e o cliente seja saudável e duradoura, ambos precisam estar alinhados, tendo um mesmo propósito.

01

Reciprocidade

Ao buscar uma agência, é importante que o cliente pesquise bem qual delas melhor se adapta às suas necessidades, a reputação no mercado e a disponibilização de tecnologias. Além disso, é fundamental verificar se a agência tem o know-how para o tipo de resultado procurado.

É claro que a agência também deve levantar as demandas do cliente em potencial para determinar se será possível atender as expectativas.

O primeiro contato é extremamente importante, pois a agência precisa conquistar a confiança do cliente, garantindo assim a autonomia necessária para colocar em prática suas estratégias. Afinal, não adianta ser uma empresa expert se o cliente engessar a tomada de decisão da agência.

O diálogo é fundamental desde o início da relação profissional. Expectativas e objetivos devem estar bem alinhados para evitar divergências mais tarde.

02

Transparência e responsabilidade

Um erro que até agências de renome no mercado já cometeram é prometer algo ao cliente e depois não cumprir o acordado. Porém hoje, com a velocidade e alcance das informações, e temendo repercussões na internet, as empresas de marketing estão sendo muito mais cuidadosas na manutenção de sua imagem no mercado.

O que se busca hoje em dia é um relacionamento transparente com os clientes. Isso significa que as agências devem deixar bem claro até que ponto podem se adequar às necessidades do negócio e o tempo necessário para que o projeto amadureça.

O cliente, por sua vez, deve estar aberto ao diálogo e deve ser um facilitador e parceiro, disposto a passar as informações necessárias para que a agência possa implementar suas estratégias.

É necessário que as responsabilidades de cada um sejam definidas previamente, pois, caso haja gargalos e ruídos durante a execução do projeto, a identificação e resolução destes seja mais rápida.

03

Dinâmica de atendimento

É normal que, no cotidiano, as agências se deparem com clientes que acreditam já ter o passo a passo para a solução de seus problemas. Alguns inclusive apresentam inúmeras ações e esperam que a agência mude sua rotina de trabalho para atendê-los.

O trabalho de uma agência, porém, vai além de concluir ações. Por trás de toda e qualquer campanha, existe muito estudo, expertise e know-how. E é necessário que o cliente respeite a metodologia da agência, acreditando no trabalho e aguardando os benefícios que virão com o tempo.

É claro também que, como qualquer outra empresa, toda agência tem processos definidos para atingir resultados. Por isso, é necessário que o cliente conheça claramente e respeite esses processos, pois não é possível a agência mudar toda sua prática de atendimento de acordo com o que cada cliente exige. É preciso confiar e aguardar até o método utilizado funcionar.

As ações e campanhas envolvem diagnósticos completos, planejamento e definição de estratégias. O trabalho de uma agência deve ser visto como uma extensão da empresa, o cliente precisa saber que ambos têm o mesmo objetivo e desejam ver resultados.

04

Maior entrosamento durante o relacionamento

No início da relação comercial, pontos de vista, expectativas e desejos devem ser debatidos para maior entrosamento entre as partes e melhor desenvolvimento do projeto.

A partir de uma boa comunicação, cliente e agência se sentirão mais à vontade para lidar com eventuais divergências. E juntos poderão traçar planos para melhor eficácia das campanhas. Cada um precisa entender o ponto de vista do outro e trabalhar em conjunto para maximizar resultados.

Para garantir maior assertividade, a agência pode apresentar os seguintes recursos para que o cliente acompanhe o seu trabalho:

  • briefing com o foco e objetivos das campanhas;

  • canais e estratégias otimizadas;

  • formas de mensuração dos resultados;

  • demonstrativos de cumprimento de metas.

Com transparência, diálogo e confiança mútua é que são construídos os melhores projetos. O objetivo é ter uma relação em que ambos saiam ganhando. Afinal, quando cliente e agência estão bem alinhados, o sucesso de um reflete no outro.

Conclusão

Principais recursos da ferramenta de CMS

A Via está há 15 anos no mercado e já desenvolveu inúmeros projetos de sucesso. Nossa experiência nos permite dizer que o conteúdo exposto aqui é a melhor forma de evitar ilusões e frustrações no relacionamento agência X cliente. Mas não apenas isso: as informações contidas neste manual são fundamentais para um relacionamento de sucesso entre as duas partes.

Hoje podemos dizer que temos não somente as ferramentas tecnológicas necessárias para atender clientes dos mais diversos mercados, temos também os melhores profissionais, com a melhor expertise.

Quer saber mais? Converse com a gente. Teremos prazer em atendê-lo!

CHECKLIST [Ainda não contratei uma agência]

Preparamos este checklist para que você contrate a agência certa para seu projeto.

Tenha esses itens em mente antes de tomar essa importante decisão.

Aqui não tem tudo, mas tem o básico que é comum a muitas situações, então vale a pena utilizar. Confira!

01

As agências que você pensa em contratar têm o perfil adequado para alcançar os objetivos do projeto?

02

Você verificou o histórico de sucesso dessas agências em projetos semelhantes?

03

As agências que estão na concorrência são capazes de deixar os papéis do cliente e da agência claros para ambos os lados?

04

As agências que estão na concorrência são capazes de identificar seu estágio de maturidade digital?

05

As agências que você pensa em contratar são capazes de identificar as limitações e oportunidades de seu atual estágio de maturidade digital?

06

O escopo do projeto bate com as expectativas?

07

O valor de investimento destinado é condizente com o tamanho, porte e objetivos da sua empresa?

CHECKLIST [Já contratei uma agência]

Ótimo, você analisou as opções disponíveis no mercado e escolheu a agência que tem tudo para entregar os resultados que espera.

Preparamos um checklist básico e comum a todos os projetos.

Use este recurso para verificar se tudo está indo na direção certa. Confira!

01

O escopo do projeto foi definido com clareza?

02

Você foi transparente ao transmitir informações essenciais de sua empresa para sua agência? Exemplos:

  • história da marca,

  • público-alvo,

  • dados técnicos, dados de acessos às plataformas, sites e outros,

  • ticket médio,

  • quantidade de clientes/ano, quantos clientes ganharam, quantos perderam

e outras informações importantes já foram passadas para agência?

03

As etapas do projeto foram planejadas mês a mês?

04

As etapas do projeto estão ocorrendo de acordo com o planejado?

05

Estão sendo feitos ajustes necessários durante o desenrolar das etapas do projeto?

06

As soluções entregues pela agência foram devidamente testadas e validadas?

07

É necessário solicitar alterações e/ou correções dentro do escopo do projeto?

08

O monitoramento de resultados está sendo realizado?

Principais recursos da ferramenta de CMS