Acesse o conteúdo

YouTube Shorts: o que é e como usar?

YouTube Shorts: o que é e como usar?
YouTube Shorts: o que é e como usar?

Embora as pessoas ainda utilizem a televisão como maneira de entretenimento, o Youtube a muitos anos se tornou uma forte plataforma de vídeos e que traz melhorias constantes para seus usuários. Uma das mais atuais é o Youtube Shorts.

Para saber o que é Youtube Shorts, como ele surgiu, qual a sua finalidade e porque anda tão famoso ultimamente, confira o texto de hoje, onde tudo isso será abordado de maneira clara, simples, objetiva e bastante dinâmica.

A tendência das redes sociais

Pois bem, com as redes sociais cada vez mais em alta e tomando conta da vida das pessoas, tornou-se comum que outras surgissem no lugar e, uma que fez bastante sucesso foi o TikTok com seus vídeos curtos e bem editados.

Seja para criar conteúdo de quadro com moldura personalizado ou sobre alguma novidade, o Youtube não perdeu tempo e criou o Youtube Shorts para atender essa tendência e não perder os usuários de sua plataforma.

Os stories popularizaram primeiro no Instagram, porém, um detalhe muito importante é que eles são uma espécie de vlog onde as pessoas contam sobre seus dias e fazem atualizações ao longo dele.

Já o Youtube Shorts tem como objetivo ser um vídeo curto com um pouco mais de edição, podendo entreter os usuários, ser compartilhado em outras redes sociais e, ainda sim, gerar engajamento, independentemente se o assunto é tecnologia ou venda de balões latex.

Para saber mais sobre essa nova funcionalidade da plataforma e ficar por dentro de como utilizá-la de maneira eficiente e prática, confira os tópicos a seguir.

O impacto do Youtube Shorts

Pode-se dizer que, nos dias atuais, a melhor forma de crescer na internet e conseguir atrair mais público para a sua marca é através da criação de conteúdo, conceito bem sólido nos dias de hoje. As pessoas estão na internet justamente por isso.

As redes sociais e o Youtube são ótimas maneiras de aumentar o engajamento com publicações e vídeos que geram o interesse dos usuários, fazendo com que comecem a te seguir, compartilhar e, de fato, consumir o seu conteúdo.

Mesmo as empresas grandes, que contam com crachá e cordão personalizado, acabaram se rendendo a essa tendência e, hoje, realizam um bom trabalho com a criação de conteúdo, fazendo com que estejam sempre em evidência nos lugares.

Alguns benefícios dessa estratégia são:

  • Maior alcance da marca;
  • Maior engajamento;
  • Maior probabilidade de parcerias;
  • Maior lucro;

E o Youtube Shorts tem desempenhado um ótimo papel desde o seu lançamento, permitindo que, primeiramente, os seguidores da marca não precisem trocar de rede social caso queiram ver algum vídeo diferente relacionado à marca.

Não apenas isso, mas é ótimo para indicar outras parcerias e até mesmo atiçar a curiosidade dos usuários com algum próximo vídeo, mesmo que esteja relacionado a algo diferente do conteúdo do canal, por exemplo, controle de acesso em portarias.

Algumas maneiras de fazer o uso correto e eficiente do Youtube Shorts são:

  1. Conheça o seu público

    Conhecer o público-alvo das suas publicações no Youtube Shorts é essencial para gerar engajamento e conseguir fazer com que as pessoas conheçam e se interessem pelo conteúdo que a sua marca está criando.

    De nada adianta ter um conteúdo diferenciado no shorts se o seu público o acha desinteressante. Isso pode causar o efeito contrário ao buscado, portanto, tenha atenção e cuidado.

  2. Edite bem os vídeos

    Um dos maiores diferenciais do Youtube Shorts é a edição dos vídeos, afinal, por serem curtos, é muito mais simples e fácil de realizar essa ação. Não é à toa que eles se diferem tanto dos stories do Instagram.

    Se for para lançar um vlog rápido ou algum recado, utilize a aba de comunidades da plataforma ou outras redes sociais. 

    Elas são funcionalidades feitas para atingir propósitos diferentes e, caso não sejam feitas da maneira correta, o algoritmo do Youtube pode decepcionar e as pessoas podem não reconhecer o seu trabalho.

  3. Seja simples

    Não precisa exagerar muito na criação do seu próximo shorts. Basta ter uma ideia legal e pensar em como desenvolvê-la de forma criativa para durar, no máximo, entre 15 e 20 segundos.

    Caso queira criar conteúdos melhor desenvolvidos e onde as histórias podem ser mais complexas e a edição pode brilhar por mais tempo, opte por videos padrões da plataforma. O shorts é para ser simples e rápido, portanto, objetividade é a chave.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *