YouTube e Marketing: 9 dicas para ter uma estratégia de resultados
Com um consumidor cada vez mais exigente, e a concorrência mais acirrada na busca pela atenção e pelos recursos do mercado, é fundamental encontrar maneiras criativas e eficientes de divulgar os seus produtos, serviços ou, até mesmo, a marca. Por isso, pensar em estratégias de como utilizar YouTube e Marketing juntos é um dos caminhos.
Que tal, então, entender melhor como utilizar essa plataforma para potencializar as suas ações de Marketing Digital? Quanto melhor for seu entendimento sobre o assunto, melhor será a construção do planejamento das suas estratégias e mais efetividade para o seu negócio.
Sabendo das mudanças existentes no ambiente online, é fundamental que executemos ele com maior precisão. Para que isso aconteça, entenda como essa plataforma funciona e quais são os resultados obtidos a partir da utilização dela.
Continue a leitura deste artigo para conferir algumas dicas que separamos para você tornar as suas estratégias ainda mais eficientes e conseguir, de fato, gerar um impacto maior no seu público. Confira!
Neste artigo, falaremos sobre:
Qual é a relevância do YouTube atualmente?
Por mais que o Facebook e o Instagram sejam as redes sociais mais utilizadas quando falamos em Marketing Digital, é preciso conhecer outras soluções para potencializar as suas ações de Marketing, e o YouTube é uma delas. De acordo com o Social Media Trends 2019, 72,3% dos usuários utilizam regularmente essa plataforma.
Além disso, os últimos cinco anos registraram um aumento de 165% no tempo de vídeos assistidos no YouTube. Outros dados mostram que quase 90% dos usuários da plataforma conheceram uma nova marca, produto ou serviço por meio dos vídeos. Portanto, como ignorar esses números tão impactantes?
Quais as 9 dicas para ter sucesso com YouTube e Marketing?
Agora, que tal saber como ter os melhores resultados possíveis ao aliar YouTube e Marketing? Confira as nossas dicas!
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Tenha o próprio canal
O primeiro passo é ter um canal próprio. Mas isso não significa apenas ter uma conta no YouTube e publicar vídeos uma vez ou outra. É preciso investir no seu canal e garantir que ele seja atrativo para o seu público-alvo.
Antes de mais nada, planeje bem quais são os objetivos e quais serão os conteúdos gerados no seu canal. Lembrando que eles precisam conversar com sua audiência e, ao mesmo tempo, serem relevantes.
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Planeje seu conteúdo
Como adiantamos no item anterior, sem sombra de dúvidas, uma das principais tarefas é planejar o conteúdo do seu canal. Ele precisa estar alinhado com as estratégias do seu negócio.
Além disso, é necessário que os conteúdos sejam postados com uma certa periodicidade. Por exemplo, quando deixamos muito tempo sem atualizar o canal, gera uma imagem negativa para os visitantes.
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Capriche na produção
Não basta apenas ter um canal, o conteúdo precisa ser bem produzido. Se o objetivo é captar novos clientes ou fidelizar aqueles que já estão envolvidos com a marca, eles não podem ser amadores ou mal-executados.
Para isso, uma agência de marketing digital pode ser uma grande parceira para a produção dos seus vídeos. Não significa que será necessário ter um grande orçamento para marketing, mas sim, vídeos bem feitos e de qualidade.
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Utilize a linguagem adequada
Outro fator que precisa ser analisado é o tipo de conteúdo e linguagem que você vai oferecer ao seu público. Ou seja, encontrar um tom de voz e um perfil de vídeos que sejam, de fato, interessantes para atrair ou fidelizar consumidores.
Uma boa aposta para ter bons vídeos é construir um roteiro bem definido. Com ele em mãos, você executará como forme o planejamento de marketing e será, ao mesmo tempo, rico para quem está consumindo-o.
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Aposte em anúncios
Anúncios também podem ser muito interessantes para tornar a relação entre YouTube e Marketing ainda mais próxima e lucrativa para a sua empresa. Afinal, além de atrair leads e fortalecer a reputação da sua marca, você pode monetizar diretamente a sua estratégia.
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Escolha boas palavras-chave
Assim como inbound marketing e SEO, as palavras-chave são utilizadas para que seus vídeos sejam bem ranqueados na plataforma. Com o planejamento de marketing em mãos, entenda quais são os assuntos mais valiosos para o seu negócio no momento para ser mais assertivo na relação entre YouTube e Marketing.
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Preencha corretamente a descrição e tags
Outra maneira de conseguir fazer com que seus vídeos sejam bem posicionados nessa rede é o preenchimento da descrição e as tags. Ambos, quando juntos, eles são entendidos pelo algoritmo do YouTube como ricos para o público-alvo. Com isso, seu material chegará mais fácil a quem você deseja atingir com eles.
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Integre com suas redes sociais
O YouTube também é considerado uma rede social e é uma das mais antigas. Quando você investe nessa plataforma, você está conseguindo conquistar maior reputação no ambiente online.
Para que você aumente o seu alcance, integre os conteúdos nas suas outras redes sociais. Com isso, além de otimizar os resultados, você consegue torná-lo ainda mais relevante para a sua persona.
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Analise seus resultados
Por fim, e não menos importante, outra prática fundamental para o sucesso do Youtube e Marketing é a análise dos resultados. Assim como qualquer outra estratégia, você precisa mensurar o desempenho e identificar quais são os pontos de oportunidade para obter melhor o resultado.
O Google Analytics, por exemplo, é uma excelente forma de entender o impacto dos conteúdos dos vídeos e qual a relevância para a jornada de consumo online.
Qual é a importância de olhar o cenário completo do Marketing Digital?
Relacionar YouTube e Marketing é uma excelente estratégia de marketing digital, porém, não pode ser a única utilizada dentro da sua empresa. Entender todo o cenário de Marketing Digital em que o seu negócio se encontra é, portanto, fundamental para adotar outras ações e campanhas que consigam gerar os resultados esperados ao impactarem o seu público-alvo.
Parte importante para o sucesso de qualquer empresa, atualmente, é conhecer as estratégias que melhor se comunicam com os clientes e aqueles em potencial. Afinal, com tanta concorrência, é importante utilizar os recursos de forma precisa e nas plataformas certas.
Agora que você já sabe como YouTube e Marketing podem caminhar juntos, entenda como obter melhores resultados a partir da divulgação do seu site! Confira nosso artigo e aplique nas suas estratégias agora mesmo!
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