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É possível usar o WhatsApp em marketing digital?

É possível usar o WhatsApp em marketing digital?

É possível usar o WhatsApp em marketing digital?

Os números não mentem: no mundo inteiro, já são 5 bilhões de usuários conectados ao WhatsApp. Só no Brasil, há impressionantes 200 milhões de celulares com o aplicativo. O alto grau de fidelidade pela ferramenta é, de fato, assustador, com 70% dos usuários utilizando o app diariamente, sendo mais de 12 bilhões de mensagens trocadas. Essas pessoas são potenciais clientes para a sua empresa.

Com a entrada cada vez maior de novos usuários na web, por meio de smartphones, é tentador querer aproveitar todas as funcionalidades de um app que não para de crescer, em benefício do seu negócio. E não há como não aproveitá-lo como uma ferramenta de marketing digital, considerando sua abrangência e a importância atualmente.

A pergunta que não quer calar é: como fazer marketing digital no WhatsApp? Neste artigo, contamos tudo sobre o assunto, e, como muitas empresas, a sua poderá crescer por meio do botão WhatsApp também. Aproveite!

Por que fazer marketing digital no WhatsApp?

Além dos números acerca do crescimento de usuários, como estratégia, o marketing digital no WhatsApp é uma medida quase sem custo. Por comportar muitas mídias e ter inúmeras funcionalidades, como o botão WhatsApp, ele demonstra ter uma gama muito diversa de aplicações.

Como é possível usar o WhatsApp no marketing digital?

Se o app facilita a comunicação, não é muito difícil imaginar formas de empregá-lo para fins de marketing. São múltiplas as ideias para o uso da ferramenta, por exemplo, na divulgação da empresa, na comunicação e nas vendas, bem como em práticas que agregam agilidade, alcançando o target de maneira focada e relevante.

  1. Monte listas de transmissão

    Com um banco de dados composto por um grande número de contatos, é possível aproveitar o WhatsApp para o envio de promoções, atualizações a respeito da empresa e realização de sorteios. Como ele suporta diversos tipos de mídia, novas produções em vídeo e áudio podem ser facilmente difundidas por meio dele.

    Uma vantagem da lista de transmissão sobre os grupos é que, além de facilitar o envio em massa, permite que a resposta seja individual, não expondo as dúvidas e desejos de um cliente ao conhecimento de outro consumidor. Além disso, essa função faz quem recebe a mensagem percebê-la como direcionada exclusivamente para si, sem ser necessário que sejam realmente enviadas individualmente.

  2. Realize vendas pelo WhatsApp

    Aplicar a praticidade do app para vendas é a forma mais simples de usá-lo para o crescimento da empresa. Disponibilizar um WhatsApp para isso pode ser um ótimo caminho de conexão direta com o cliente. Porém, o canal deve ser acompanhado constantemente, evitando que haja demora nas respostas.

    O aplicativo pode ser usado na abordagem direta aos clientes, prospects e leads pelos vendedores, dispondo das funcionalidades, como carregamento de catálogo e dos meios de pagamento no próprio app. Ou por meio de listas de transmissão, que são igualmente úteis para a área comercial, tanto quanto o são para o marketing.

  3. Faça pesquisas de satisfação

    Com uma base de contatos de clientes variada, o aplicativo pode ser o instrumento para pesquisas de satisfação. Enviar uma mensagem, perguntando para o consumidor se ele compraria de novo da empresa ou se a indicaria para outra pessoa comprar é simples e mostrará como estão a imagem da marca e a satisfação com o atendimento.

    Como atualmente é comum encontrar reclamações postadas na internet, fazer uso desse canal para o serviço de atendimento ao consumidor, respondendo a críticas ou recebendo sugestões e até elogios, pode garantir a boa reputação da empresa. A ideia é facilitar para o cliente, que, ao reportar alguma falha, está ajudando a empresa a melhorar seus serviços.

  4. Dê um atendimento pessoal

    Para qualificar o marketing digital no WhatsApp, é necessário filtrar e segmentar os contatos para realizar abordagens personalizadas. Já manter o histórico de conversa é importante para que o consumidor não precise repetir informações em cada novo contato, criando, dessa maneira, um relacionamento com cada cliente, da forma mais humana e pessoal possível.

  5. Baixe o WhatsApp Business

    A versão para negócios do aplicativo também é gratuita e tem ótimas funcionalidades que o app pessoal não apresenta. Essas são úteis tanto para o marketing digital quanto para as vendas.

    O acesso a métricas da conta e dos anúncios permite o acompanhamento dos resultados, tornando o marketing digital no WhatsApp uma solução de inteligência, por exemplo.

    Considerando que agilidade é importante, a automatização das mensagens de saudação e ausência gera uma percepção de rapidez em quem entrou em contato. A função que permite adicionar um catálogo de produtos facilita as vendas pelo próprio app. Por outro lado, permitir a divulgação de anúncios abre caminho para a conversão de leads.

  6. Use o botão do WhatsApp e outras funcionalidades

    Dentro das muitas funcionalidades que o aplicativo apresenta, o botão WhatsApp, que permite direcionar o contato para uma conversa a partir das redes sociais ou do site da empresa, é um destaque. Se um prospect chegou até você por meio do Inbound Marketing, o app é a ferramenta de atendimento perfeita.

    Além disso, há diversas funções que podem ser usadas, como o recurso de pagamentos, que agiliza o fechamento de uma negociação. Classificar os contatos por meio de etiquetas, criar landing pages de direcionamento para os vendedores ou conectar leads de campanhas de e-mail marketing com o atendimento por meio do aplicativo também é um bom exemplo. Outra ideia é a utilização do status para divulgar ações.

  7. Baixe o WhatsApp web

    Para facilitar o uso do aplicativo, há um grande trunfo: sua versão para a web. Ela permite a gestão da ferramenta sem o impacto na produtividade que constantes acessos a um smartphone causam. Por meio do WhatsApp web, é possível utilizar todas as funcionalidades que há na versão móbile.

  8. Utilize-o como extensão de outros canais

    Se o objetivo é fazer marketing digital no WhatsApp, tê-lo como uma extensão das redes sociais e dos canais de contato é a melhor forma. Usar o QR codes, o botão WhatsApp e links para o aplicativo no Facebook, no Twitter, no blog, no e-mail, entre outros, encurta a distância e facilita a compra.

    Não basta colocar à disposição do cliente mais uma opção para a comunicação, é preciso usá-la ativamente e não somente esperar pelo consumidor. O aplicativo tem potencial para ser um instrumento para implementação de fluxos de contatos, com a automação de marketing, otimizando o aproveitamento da ferramenta em prol da empresa.

  9. Aposte em uma estratégia omnichannel

    Integrar os múltiplos canais, garantindo o mesmo atendimento ao cliente em todos eles, gera uma experiência mais satisfatória para o usuário. Isso porque, independentemente do motivo pelo qual o cliente criou uma demanda para a empresa, por meio do omnichannel, ela será mais bem acolhida.

    Ao segmentar os clientes e mapear a jornada de compra de cada grupo, o atendimento padrão passa a ser personalizado, necessitando, por isso, de constante atualização dos dados para manter-se. Do mesmo modo, ao dar continuidade a um contato anterior, não sendo preciso repetir informações, o consumidor sente-se valorizado e respeitado.

    A forma mais simples de implementar uma estratégia omnichannel é por meio de um software. O RD Station tem uma funcionalidade para gerenciar e automatizar o marketing digital; tendo sido desenvolvido para simplificar, une e disponibiliza várias funções. A Via Agência Digital é uma agência parceira especializada nessa ferramenta, que tem diversas vantagens:

    • interface simplificada e fácil de usar;
    • diversidade de funções disponíveis;
    • ótimo custo-benefício;
    • alta taxa de conversão;
    • possibilidade da análise de resultados.
  10. Monte grupos de foco

    O marketing digital no WhatsApp não se trata somente de garantir uma presença no aplicativo, mas de aproveitá-lo no planejamento estratégico. Montar grupos focais de clientes, prospects e leads é o começo. Ações embasadas em pesquisa são mais ajustadas aos objetivos da empresa, permitindo um melhor aproveitamento do orçamento e a otimização dos recursos.

    Nesses grupos, é possível desde testar abordagens diferentes aos vários segmentos de clientes até fazer pesquisas para futuras promoções, ações de marketing ou novos produtos, não sendo aplicado somente ao que será feito através do app, como também em propostas para outros canais.

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Que cuidados tomar com o marketing digital no WhatsApp?

É importante que todos os usos sugeridos ou aqueles bolados por sua empresa sejam planejados cuidadosamente. Com a Lei Geral de Proteção de Dados, as estratégias de marketing digital devem adequar-se às novas regras. Por isso, antes de partir para ação, é preciso levar esse regramento em conta.

A LGPD exige que a finalidade do uso dos dados, como os de contato, seja previamente informada, de forma que haja consentimento para a utilização para aquele fim. Além disso, em qualquer tempo, pode ser solicitado que tais informações sejam deletadas e o consentimento de uso passa a ser revogado, entre outros pontos a serem analisados no momento do planejamento.

Um cuidado adicional é ter um grupo de funcionários focado nas ações a serem tomadas, para que nada do que for feito pela marca se configure como SPAM. Tudo deve ser realizado com profissionalismo para cumprir o objetivo definido. Dessa forma, aproveitar todas as potencialidades do aplicativo será mais um ponto positivo na sua estratégia de marketing digital, e não uma fonte de problemas.

A entrada de novos usuários na web por meio de smartphones é cada vez maior, com a expansão acontecendo diariamente. Assim, engajar e tocar mais consumidores por meio das mídias sociais é uma obrigação para a sobrevivência da empresa no mercado atual. Naturalmente, o marketing digital no WhatsApp se encaixa nisso.

Com as diferentes funcionalidades do aplicativo, como o botão WhatsApp, que facilita a comunicação com essas pessoas, não é muito difícil perceber a importância de utilizá-lo. As sugestões deste artigo garantem a você uma ampla gama de opções para utilizar essa ferramenta e alcançar uma audiência qualificada e relevante.

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Junior Venturin Daniel

Formado em Marketing pela Universidade Vila Velha/ES. Trabalha com web desde 1999 e já participou de centenas de projetos digitais. Atualmente, dedica-se a ajudar os clientes a extraírem o máximo das oportunidades da Internet e, sobretudo, a se adaptarem às mudanças impostas pela transformação digital.