Início - Blog - Conheça mais sobre as Web Stories do Google

Conheça mais sobre as Web Stories do Google

Conheça mais sobre as Web Stories do Google Conheça mais sobre as Web Stories do Google
Conheça mais sobre as Web Stories do Google

Hoje em dia, o recurso de publicar várias telas em carrossel já se disseminou em inúmeras plataformas e redes sociais. Mas pouca gente conhece as Web Stories do Google, que prometem revolucionar esse universo digital.

De fato, se a linguagem das mídias sociais e dos grandes buscadores deve ser levada em conta por qualquer um que queira gerar engajamento na internet, essa pessoa também vai precisar entender os Web Stories.

Por exemplo, uma fabricante de filme Stretch pode criar um carrossel super dinâmico que atraia muito mais atenção e audiência para os seus conteúdos.

Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo aqui o conceito, a funcionalidade e a finalidade dessa função do Google. Além de dicas práticas e dos benefícios que essa ferramenta pode trazer.

Qual a origem do Web Stories?

Hoje em dia quase ninguém que é fluente na internet ignora que o Google é o maior mecanismo de busca do mundo, e uma das marcas mais fortes da história.

Contudo, quem criou esse conceito de “stories”, como uma sequência de vídeos ou animações que preenchem a tela inteira do celular (por um tempo predeterminado), foi o Snapchat, famoso aplicativo de troca de mensagem de multimídia.

Na sequência Instagram, Facebook e várias outras mídias começaram a implementar a mesma ferramenta. É preciso levar essa história em conta, para entender melhor o que o Google pretende com os seus stories.

A ideia é se conectar com as novas gerações, compostas por consumidores ávidos por conteúdos dinâmicos, bem criados e de fácil acesso, literalmente na palma da mão.

Por isso mesmo, uma empresa que presta um serviço como aplicação de ribbon cera, por exemplo, precisa entender como essas gerações pensam, e fazer igual.

Só assim ela vai conseguir impactar as pessoas certas, na hora certa e do jeito certo. É aí que a mágica começa a acontecer, mais ou menos na linha dos Web Stories do Google.

─ CASE

A Via ajudou a Go In a aumentar 30% nas vendas!

Visualizando os conteúdos gerados

Um ponto curioso sobre esse assunto é que algumas pessoas já usam o Google há anos, mas não sabem como visualizar um Web Storie, muito menos como criar os seus próprios.

Como dito acima, hoje eles estão acessíveis para todos, seja como recurso pessoal ou profissional. Além disso, eles permitem os seguintes elementos:

  • Vídeos;
  • Áudios;
  • Imagens;
  • Textos;
  • Animação;
  • Slides;
  • Efeitos.

Enfim, tudo o que possa tornar o conteúdo mais dinâmico, é muito bem-vindo. Para visualizá-los basta acessar o Google pelo aplicativo mobile (tanto para Android quanto para iOS).

Depois, os stories estão disponíveis na seção de buscas, que é onde as pessoas fazem todo tipo de pesquisa, como pela palavra-chave “tinta para impressora Inkjet”.

Ademais, eles também aparecem na aba de Busca Imagens. E, enfim, no Google Discover, que nada mais é do que um plus do buscador, que customiza algumas buscas para dar uma melhor experiência ao usuário que acessa logado.

Como criar seus conteúdos?

Apesar da reprodução e distribuição diferenciada, outra curiosidade sobre o Web Stories do Google é que em termos criativos ele é como uma página normal.

Assim, você pode utilizar programas e aplicativos de criação universais, como o WordPress e MakeStories, que são os mais famosos. Ou pode utilizar o próprio criador do Google, que já formata nos tamanhos e propriedades certos.

Segundo indicação do próprio Google, é preciso priorizar a multimídia (conteúdos audiovisuais) e textos curtos.

Por exemplo, ao falar sobre um carimbo datador manual, tente não utilizar mais do que 280 ou 300 caracteres, pois dificilmente sua audiência leria mais do que isso.

Também em termos de otimização é melhor, pois não se esqueça de que seu Web Storie poderá ser bem posicionado no buscador, seguindo a mesma lógica de SEO (Otimização para Motores de Busca) dos demais conteúdos.

As vantagens e os benefícios

Não é preciso ser especialista na área para entender que, a união entre o maior buscador e o melhor formato de geração de conteúdo, resulta em uma fórmula mágica.

De fato, só de poder agregar valor à sua otimização SEO isso já vale muito, pois toda sua presença online sairá ganhando com isso.

Ademais, os clientes vão poder consumir conteúdos seus de modo muito mais descontraído, moderno e envolvente, inclusive aumentando seu engajamento, compartilhamento e alcance.

Considerações finais

Descobrir novas linguagens e novos formatos de criação de conteúdo é um dos melhores esforços que qualquer marca pode fazer hoje, seja como empresa ou como autônomo.

Por isso mesmo, os Web Stories do Google têm se mostrado como uma das modalidades mais promissoras de geração de conteúdo. Com os conceitos e conselhos que trouxemos aqui, vai ser ainda mais fácil você entrar nesse universo e tirar dele o melhor proveito.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Receba novidades