• Banner Posts

Tudo o que você precisa saber sobre Redirecionamento 301

Tudo o que você precisa saber sobre Redirecionamento 301

Não é nada de novo, mas como muitos ainda desconhecem, resolvemos abordar o assunto. Este recurso, o redirecionamento 301, é uma solução simples para evitar problemas comuns de perda de tráfego, que acontecem quando uma página não é encontrada. Entenda melhor:

Redirecionamento 301

Se você já mudou conteúdo de uma página para a outra, com certeza notou que o tráfego até a nova página é menor, se comparado com a original. O motivo é simples: muitos usuários ainda estão seguindo os caminhos até a página antiga, que estão espalhados pela internet na forma de links. E, claro, a Internet não tem como saber que aquele conteúdo está “em novo endereço”; a menos que você mesmo conte a ela.

E é isso que o redirecionamento 301 faz. Ele é um código que informa o novo endereço onde o conteúdo pode ser encontrado. Em outras palavras, ele concentra todo o fluxo de tráfego para o endereço da web onde o conteúdo realmente está atualmente.

Vantagens do Redirecionamento 301

Existem duas vantagens principais para o redirecionamento 301. A primeira é que você não perde oportunidades. Vamos supor que um usuário siga um link que teoricamente levaria até uma apresentação do seu produto; porém, ele chega a uma página que não existe mais. Nesse momento, existe uma boa chance de que você tenha perdido uma venda.

A segunda vantagem é que você não perde autoridade. Quando existem duas – ou três, ou quatro – páginas pela web, todas teoricamente com o mesmo conteúdo, e o tráfego se espalha entre elas, o resultado é fácil de prever. Nenhuma das páginas vai atingir seu potencial completo de tráfego. Em vez de uma página com 1 milhão de acessos (que poderia estar no topo do ranking do Google), você terá duas páginas com 500 mil acessos cada.

Como fazer um Redirecionamento 301?

O Redirecionamento 301, como já dissemos, é feito através de uma inserção no código-fonte do seu website. Esse código depende da linguagem de programação do site, e é feita através dos arquivos do servidor. Portanto, não é recomendável que seja feito por pessoas que não têm o conhecimento necessário.

A melhor opção é contratar um especialista em programação para web, que poderá realizar este redirecionamento sem o risco de criar falhas internas no site.

Em que situações usar?

Existem várias situações em que o Redirecionamento 301 é útil. Vamos enumerar algumas delas:

  • Quando você apaga alguma das páginas do seu website. Links para essa página provavelmente ainda estão espalhados por aí, na internet e dentro do próprio site. Como a página não existe mais, redirecione para outra similar ou para a homepage.
  • Para redirecionar domínios http:// e http://www para o mesmo endereço. Por incrível que pareça, se um site for digitado com ou sem o famoso “www” no começo, a internet entende que são sites diferentes (mesmo que o conteúdo seja idêntico). Para evitar a perda de autoridade, que já mencionamos lá em cima, redirecione tudo para um único domínio.
  • Mudança de site. Se a sua empresa está mudando de nome ou adquiriu um domínio melhor, você pode usar o Redirecionamento 301 para enviar todos os usuários diretamente ao novo endereço.
  • Páginas temporárias. É muito comum que as empresas criem uma página com a intenção de que ela seja temporária – por exemplo, um hotsite para uma promoção. Mesmo assim, ainda haverá algum tráfego chegando até ela, depois que a promoção acabar. Em vez de perder estes visitantes, a melhor solução é usar o redirecionamento para enviá-los ao seu site principal.

Está interessado em saber mais sobre como o Redirecionamento 301 pode melhorar o desempenho e a experiência de navegação do seu site? Então entre em contato com a Via Agência Digital! Vamos ter prazer em esclarecer todas as suas dúvidas e curiosidades sobre este assunto!

Assine e receba no seu e-mail um conteúdo de primeira:

27 3045-5730
VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO

A Via é uma Agência Digital especializada na Criação de Sites, Marketing Digital, Inbound Marketing, Otimização de Sites (SEO) e Links Patrocinados com foco em resultados efetivos.