Acesse o conteúdo

Via aposta em futuro sustentável com certificado Moss

Via aposta em futuro sustentável com certificado Moss
Via aposta em futuro sustentável com certificado Moss

A Amazônia está em perigo. Mas não só ela. Todos sabemos que o planeta inteiro enfrenta mudanças climáticas que podem colocar em risco a humanidade. Nesse contexto, é fundamental que cada um faça a sua parte para evitar um desfecho negativo. E é claro que essa luta inclui não apenas ações individuais, mas ações empresariais também.

Empresas que têm responsabilidade ambiental apontam para um caminho de desenvolvimento sustentável, isto é, não destrutivo, com crescimento e respeito ao meio ambiente. Essas empresas estão certas: é o único caminho possível para nós.

Certificado de Neutralização de Carbono

A Fortaleza Ituxi na Amazônia

Uma das inúmeras formas de defender o meio ambiente é apoiar projetos como a Fortaleza Ituxi na Amazônia. Essa é uma iniciativa de combate às mudanças climáticas. Ao apoiá-la, empresas recebem um Certificado de Neutralização de Carbono de acordo com o Verified Carbon Standard (VCS), reconhecido mundialmente.

O projeto foi criado para proteger as florestas localizadas em uma das regiões mais desmatadas da Amazônia, Lábrea. A iniciativa também inclui a implementação de atividades de manejo florestal sustentável, beneficiando a comunidade local. Isso é importante porque atividades sustentáveis ajudam a evitar emissões de gases do efeito estufa. Ou seja, adotar essas práticas é uma forma de frear as mudanças climáticas.

Solicite um orçamento Solicite um orçamento

Entenda a situação

O site G1 divulgou que o acumulado de alertas de desmatamento na Amazônia Legal foi de 10.267 km², de janeiro até o último dia 30 de dezembro de 2022, segundo dados divulgados pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Essa foi considerada a pior marca da série histórica anual do Deter, o sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real do instituto. O índice leva em conta o chamado ano civil, que é o período total de janeiro a dezembro.

É um número assustador. Ainda mais se levarmos em conta que a Amazônia é de fundamental importância para o controle do clima do planeta e para a disponibilidade de água doce. Em outras palavras: se não tiver floresta, não tem água. E nem produção de alimentos. Simples (e triste) assim.

Além disso, a conservação da floresta também está diretamente ligada à batalha pelo equilíbrio climático global. Só com sua preservação será possível manter a temperatura mundial dentro de limites seguros. O Greenpeace chega a afirmar que já estamos em situação de emergência climática. E numa emergência, a melhor opção é agir. Imediatamente!

Como posso ajudar?

Antes de tudo, você precisa saber um pouco sobre o mercado de créditos de carbono. Esses créditos são certificados digitais representando o quanto de dióxido de carbono (CO2) uma empresa deixou de lançar na atmosfera.

Tais certificados podem ser comprados e vendidos, sendo auditados por instituições internacionais. Todo o registro dos créditos é regulado de acordo com um protocolo global.

O dinheiro da compra dos créditos de carbono pode ir para projetos certificados de preservação da Amazônia. Isso inclui o combate ao desmatamento e ao aquecimento global, além de contribuir para a proteção da fauna, flora e recursos hídricos da região.

A Via, por exemplo, comprou créditos para beneficiar os projetos ambientais Agrocortex, Fortaleza Ituxi e Florestal Santa Maria. Dessa maneira, neutralizamos as emissões de carbono da nossa empresa. É um compromisso que temos renovado continuamente. E que nos honrou com o Certificado de Neutralização de Carbono, de acordo com o Verified Carbon Standard (VCS).

Sua empresa também pode ajudar. Afinal, o planeta é de todos nós. E se todos cuidarmos dele, a Terra ainda terá água, ar e belezas naturais para nossos filhos, netos, bisnetos…

Quer fazer sua parte? Acesse: https://moss.earth/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *