Início - Blog - Via ajuda a Amazônia e recebe certificado

Via ajuda a Amazônia e recebe certificado

Via ajuda a Amazônia e recebe certificado Via ajuda a Amazônia e recebe certificado
Via ajuda a Amazônia e recebe certificado

A Amazônia está em perigo. Mas não só ela. Todos sabemos que o planeta inteiro enfrenta mudanças climáticas que podem colocar em risco a humanidade. Nesse contexto, é fundamental que cada um faça a sua parte para evitar um desfecho negativo. E é claro que essa luta inclui não apenas ações individuais, mas ações empresariais também.

Empresas que têm responsabilidade ambiental apontam para um caminho de desenvolvimento sustentável, isto é, não destrutivo, com crescimento e respeito ao meio ambiente. Essas empresas estão certas: é o único caminho possível para nós.

Certificado de Neutralização de Carbono
Certificado de Neutralização de Carbono

A Fortaleza Ituxi na Amazônia

Uma das inúmeras formas de defender o meio ambiente é apoiar projetos como a Fortaleza Ituxi na Amazônia. Essa é uma iniciativa de combate às mudanças climáticas. Ao apoiá-la, empresas recebem um Certificado de Neutralização de Carbono de acordo com o Verified Carbon Standard (VCS), reconhecido mundialmente.

O projeto foi criado para proteger as florestas localizadas em uma das regiões mais desmatadas da Amazônia, Lábrea. A iniciativa também inclui a implementação de atividades de manejo florestal sustentável, beneficiando a comunidade local. Isso é importante porque atividades sustentáveis ajudam a evitar emissões de gases do efeito estufa. Ou seja, adotar essas práticas é uma forma de frear as mudanças climáticas.

Entenda a situação

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o desmatamento na Amazônia cresceu cerca de 9,5% no período de agosto de 2019 até julho de 2020. Isso quando comparado ao período anterior, de 2018 a 2019. Foram derrubados 11.088 km² de floresta nesse intervalo de tempo. É um número assustador. Ainda mais se levarmos em conta que a Amazônia é de fundamental importância para o controle do clima do planeta e para a disponibilidade de água doce. Em outras palavras: se não tiver floresta, não tem água. E nem produção de alimentos. Simples (e triste) assim.

Além disso, a conservação da floresta também está diretamente ligada à batalha pelo equilíbrio climático global. Só com sua preservação será possível manter a temperatura mundial dentro de limites seguros. O Greenpeace chega a afirmar que já estamos em situação de emergência climática. E numa emergência, o melhor caminho é agir.

Como posso ajudar?

Antes de tudo, você precisa saber um pouco sobre o mercado de créditos de carbono. Esses créditos são certificados digitais representando o quanto de dióxido de carbono (CO2) uma empresa deixou de lançar na atmosfera.

Tais certificados podem ser comprados e vendidos, sendo auditados por instituições internacionais. Todo o registro dos créditos é regulado de acordo com um protocolo global.

O dinheiro da compra dos créditos de carbono pode ir para projetos certificados de preservação da Amazônia. Isso inclui o combate ao desmatamento e ao aquecimento global, além de contribuir para a proteção da fauna, flora e recursos hídricos da região.

A Via, por exemplo, comprou créditos recentemente para beneficiar a Fortaleza Ituxi. Foi isso que neutralizou as emissões de carbono da nossa empresa em 2020. E nos rendeu um certificado que agora temos a honra de divulgar: o Certificado de Neutralização de Carbono, de acordo com o Verified Carbon Standard (VCS).

É claro que ficamos muito felizes. Por isso estamos divulgando essa conquista para que outras empresas saibam que também podem ajudar.

Quer fazer sua parte? Acesse: https://moss.earth/

Receba novidades