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9 dicas para otimizar as vendas de Natal com o marketing digital

9 dicas para otimizar as vendas de Natal com o marketing digital
9 dicas para otimizar as vendas de Natal com o marketing digital

O fim do ano está chegando e você não quer perder essa oportunidade de realizar boas vendas de Natal, aumentando os lucros do seu negócio? Essa é a época em que, geralmente, os e-commerces recebem a maior demanda de clientes e alcançam seus melhores resultados. A melhor forma de otimizar os resultados, aproveitando que mais pessoas desejam comprar, é lançar mão do marketing digital.

Existe uma variada gama de ações que podem compor a estratégia de marketing digital para ampliar as vendas de Natal de sua empresa. Por isso, selecionar as melhores ideias e traçar um plano adequado é fundamental para garantir o sucesso nessa época do ano. Pensando nisso, separamos 9 dicas para otimizar os seus resultados. Mãos à obra e boas vendas!

  1. Revise sua estratégia de vendas de Natal

    Uma das melhores formas de planejar sua estratégia de vendas é olhar para o que já ocorreu. Com o auxílio das técnicas e de ferramentas de inteligência de negócios, é possível prever o futuro se baseando em dados do passado. Nesse sentido, algumas perguntas precisam ser respondidas:

    • Quais ofertas tiveram melhor retorno em cada canal?
    • Quais palavras-chave que geraram mais fluxo?
    • Quais os produtos ou coleções foram mais vendidos?
    • Quais ações geraram mais conversões?
    • Quais ofertas tiveram melhor retorno em cada canal?
    • Quais palavras-chave que geraram mais fluxo?
    • Quais os produtos ou coleções foram mais vendidos?
    • Quais ações geraram mais conversões?
    • Quais ofertas tiveram melhor retorno em cada canal?
    • Quais palavras-chave que geraram mais fluxo?
    • Quais os produtos ou coleções foram mais vendidos?
    • Quais ações geraram mais conversões?
    • Quais ofertas tiveram melhor retorno em cada canal?
    • Quais palavras-chave que geraram mais fluxo?
    • Quais os produtos ou coleções foram mais vendidos?
    • Quais ações geraram mais conversões?
  2. Aposte em conteúdo e design temáticos

    O uso de conteúdo e design temáticos nas suas ações de marketing digital pode ser um grande diferencial para atrair a atenção dos consumidores e criar um espírito do Natal. Unificar o layout de campanhas natalinas, criando uma identidade única, é imprescindível. Faça um banner na home page, destaque produtos selecionados em uma página com o tema e em um menu especial para mostrar as ofertas.

    No blog, continue utilizando a estratégia SEO para oferecer materiais relevantes para o seu público. Mas, dessa vez, foque conteúdos mais específicos, como “os melhores looks para o Natal” ou “o que dar de presente no amigo oculto”. Adapte o tema ao segmento do seu e-commerce e atraia um número maior de clientes.

  3. Ofereça descontos e condições especiais

    Todo mundo quer comprar alguma coisa no fim de ano, nem que seja uma “lembrancinha” para a família. Mas, ao mesmo tempo, nem todos têm condições para isso ou querem economizar a qualquer custo. Assim, é preciso ampliar as possibilidades no seu e-commerce para ganhar pontos com esses consumidores.

    Não perca essa enorme oportunidade de vendas em seu negócio, apostando em estratégias comerciais, como frete grátis, descontos, promoções, combos de produtos e condições especiais de pagamento. As facilidades financeiras digitais estão crescendo, então, tenha certeza de que tem opções de pagamento desse tipo. Isso porque elas ampliaram o acesso a compras online, de diversas pessoas, que podem se tornar suas clientes.

  4. Use as redes sociais

    As compras de Natal geralmente envolvem muita pesquisa, e as redes sociais podem ser importantes aliadas nesse processo. Para destacar a sua marca em uma imensidão de informações, é possível fazer anúncios segmentados por público, alcançando um resultado mais satisfatório.

    Fazer ações específicas por localização, parcerias com influencers regionais e lives de divulgação são apenas algumas das opções disponíveis para otimizar suas vendas nessa época. Grande parte dos consumidores somente compra após alguma indicação de que o produto atende às suas necessidades. Por isso, manter os comentários de clientes é uma ótima maneira de ter uma prova social para eles se sentirem seguros em comprar.

  5. Envie e-mail marketing

    Segmentando a lista de contatos por perfil e enviando ofertas de acordo, é possível transformar o e-mail marketing em uma excelente ferramenta para atrair os consumidores para o e-commerce e converter leads em vendas. Oferecer produtos e condições especiais por esse canal é uma ótima estratégia, mas, com a nova Lei Geral de Proteção de Dados, é preciso tomar cuidados.

  6. Esteja preparado

    As vendas de Natal geram um aumento de tráfego considerável para os e-commerces. E, para que tudo funcione corretamente, é preciso planejar e se preparar para suprir essa nova demanda de consumo. Invista em plataformas e servidores potentes, que suportem o crescimento de acesso e o grande número de pessoas navegando no seu site ao mesmo tempo. Também é preciso pensar em uma estratégia de logística que garanta a entrega dentro dos prazos previstos.

  7. Facilite a compra de presentes

    No Brasil, é comum deixar tudo para a última hora. Mas isso pode ser útil para sua empresa ao criar uma estratégia de vendas direcionadas que facilite a decisão de compra. Podem ser usadas questões ou imagens que levem a determinados produtos com o perfil do presenteado. Utilizar algoritmos e IoT para oferecer produtos, que quem comprou o que o cliente está visualizando também levou, ajuda a aumentar o ticket médio.

    Facilitar todo o processo de venda, diminuindo etapas, costuma minimizar o abandono de carrinho, bem como o faz o envio de e–mails para atrair o cliente de volta para o site e estimular a finalização da compra. Outra forma de usar a procrastinação nacional a seu favor é enviando lembretes sobre a data.

  8. Defina as principais ofertas

    Usando Business Intelligence, é possível selecionar produtos certeiros para as vendas de Natal, atendendo melhor ao seu perfil de clientes. Invista em ofertas diferenciadas para esses produtos e use-os como chamariz para seu site. Para isso, criar uma página dedicada a essas ofertas suscita o clima da época e facilita na hora da compra.

  9. Invista em landing pages atrativas

    As landing pages são peças fundamentais para o marketing digital. Criar uma específica com o tema de Natal para atrair clientes para seu site, por meio de redes sociais e e-mail marketing, gera informações para direcionar ofertas para os leads ou para converter em vendas.

    Não deixe para utilizar o marketing digital a favor da sua empresa somente no novo ano. Aproveite a época na qual ocorrem mais vendas para crescer. Utilizando as dicas que passamos neste artigo, você somente terá o que comemorar. Afinal, ninguém quer passar o Natal sem presente, certo?

Agora que já sabe como otimizar as vendas de Natal do seu negócio, quer mais dicas para crescer? Siga-nos nas redes sociais e melhore cada vez mais o desempenho da sua empresa. Estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn!

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