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É possível usar o WhatsApp em marketing digital?

É possível usar WhatsApp em marketing digital?

Os números não mentem: no mundo inteiro já são 5 bilhões de usuários e, só no Brasil, impressionantes 200 milhões de celulares estão conectados ao WhatsApp. O alto grau de fidelidade pela ferramenta é outro fato assustador, já que 70% dos usuários o utilizam diariamente.

Forma de comunicação que já está se tornando uma vilã para diversas operadoras de telefonia — hoje, são mais de 12 bilhões de mensagens trocadas no aplicativo móvel — não há como não querer aproveitar esse grande aplicativo como uma ferramenta de marketing digital.

Mas a pergunta que não quer calar é: como utilizar o WhatsApp para este fim?

É tentador querer aproveitar todas as funcionalidades de um aplicativo que não para de crescer. Com a entrada cada vez maior de novos usuários na web através de smartphones, a expansão acontece diariamente. Como suporta diversos tipos de mídia, o aplicativo é procurado por sua facilidade e praticidade, o que justifica o crescimento, ano após ano.

Como aproveitar o WhatsApp como ferramenta de marketing digital?

Se o WhatsApp facilita a comunicação, não é muito difícil imaginar formas de empregá-lo em práticas que tornam o marketing digital das empresas ainda mais ágeis e precisas, alcançando o target de maneira focada e relevante.

Um destes usos é o WhatsApp para ações de planejamento estratégico, montando grupos de clientes e prospects — o aplicativo permite a troca de informações de forma rápida, bem como a divulgação de trabalhos. Tal uso favorece que o grupo criado funcione como um focus group, podendo-se testar abordagens e convidando estes clientes e prospects para conhecer produtos e serviços em primeira mão.

Outro emprego para o WhatsApp, é tê-lo como uma extensão dos canais de contato. Facebook, Twitter, blog, e-mail e telefone não são as únicas opções de se colocar à disposição do cliente. Está aí o WhatsApp, que parece encurtar ainda mais esta distância. Além de se colocar de forma passiva, esperando o contato do cliente, o aplicativo pode ser usado para a difusão de mensagens informativas. Tudo, é claro, aproveitando o imediatismo e a rapidez ditados por esta ferramenta.

Tendo o contato de um grande número de prospects e consumidores formados, é possível aproveitar o WhatsApp para o envio de promoções, realização de sorteios, bem como para atualizações a respeito da empresa. Novas produções em vídeo e áudio também são facilmente difundidos através do aplicativo.

Garanta sua produtividade com a versão web do WhatsApp

Para facilitar o uso do WhatsApp como ferramenta de marketing digital, há um grande trunfo. É a versão para web do aplicativo. Ela permite a gestão desta ferramenta, sem atrapalhar a produtividade com os constantes acessos a uma smartphone.

Através da versão web do WhatsApp, é possível utilizar-se de todas as funcionalidades, acompanhando mensagens, enviando postagens, anexando arquivos, criando e respondendo a grupos.

É importante que todos os usos sugeridos e aqueles bolados por sua empresa sejam planejados cuidadosamente. Um dos cuidados é ter um grupo focado para as ações a serem tomadas, para que nada do que for feito pela marca se configure como SPAM. Tudo deve ser feito com profissionalismo e com a objetividade necessária para cumprir o objetivo definido. Desta forma, aproveitar todas as potencialidades da ferramenta será mais um ponto positivo na estratégia de marketing digital, para engajar e tocar ainda mais consumidores.

E você, já pensou em usar o WhatsApp para seu negócio? Conte-nos o que acha desta ideia através dos comentários!

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