Acesse o conteúdo

Dicas para seu texto ficar elegante

Dicas para seu texto ficar elegante
Dicas para seu texto ficar elegante

Há várias citações sobre elegância. Ela é silenciosa, no dizer do poeta grego Ovídio e na opinião do estilista italiano Giorgio Armani. É discreta, do filósofo Luiz Felipe Pondé. E acrescento, acho que copiando alguém: é simples.

Assim, na hora de escrever um texto qualquer — mensagem de e-mail, postagem para Web, opinião para jornal, até mesmo carta pessoal —, tenha isto sempre em mente: procure fazer tudo com a maior simplicidade possível.

Além da linguagem direta, das frases curtas, dos parágrafos pequenos, da correção gramatical e da riqueza de vocabulário, evite pecar pelo abuso de efeitos para chamar atenção para determinados pontos do seu texto.

Nada de misturar negrito, com itálico, com sublinhado, com LETRAS MAIÚSCULAS. E, é claro, JUNTAR TUDO ISTO DE UMA VEZ SÓ. Escolha apenas um. E, mesmo assim, use com a maior parcimônia possível.

Quem usa e abusa destes recursos, tem, como resultado final, o que se chama de “Carta de Sequestrador Pedindo Resgate”. São aquelas mensagens montadas com palavras recortadas de jornais, cada uma com uma forma, um tamanho, uma diferente da outra.

Eu prefiro usar apenas o negrito. E, mesmo assim, quase nunca no meio das frases, apenas em títulos e intertítulos. Itálico, algumas vezes, para ressaltar citações, palavras em outros idiomas. E só!

Outro ponto importante: marcadores. Os modernos editores de texto oferecem uma gama infindável deles. Se não se tomar cuidado, o texto fica completamente poluído por sinais como FrÖØÜà  e assim por diante.

Nunca faça isto. Use algo simples. Por exemplo: • — este é construindo segurando-se a tecla ALT e digitando 0, 1, 4 e 9. Este, combinado com o negrito, resolve 99,99% dos problemas de se chamar atenção para algum item.

Texto produzido por João Zuccaratto, redator e revisor de conteúdos para Web.

Não tem retorno mais rápido do que Publicidade Online. Então não perca tempo!

Vamos conversar →
Modelo CTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *