Acesse o conteúdo

O que é a taxa de rejeição e o que ela pode dizer sobre seu site?

O que é a taxa de rejeição e o que ela pode dizer sobre seu site?
O que é a taxa de rejeição e o que ela pode dizer sobre seu site?

A taxa de rejeição, ou “bounce rate”, é a porcentagem de usuários que chegaram até o seu site, visualizaram somente uma página e fecharam a janela sem clicar em nenhum outro link no site

Isso quer dizer que se 100 pessoas visitaram seu site e 80 delas só permaneceram na página de entrada, sua taxa de rejeição será de 80%. Mas para descobrir esse número, não é preciso ficar fazendo contas. Há ferramentas de análise de tráfego, como o Google Analytics, que fazem esse trabalho.

Para você entender melhor sobre a taxa de rejeição, mostraremos a seguir como ela afeta negativamente os resultados e o alcance de um site, além de dar dicas de como diminuí-la. Confira!

Como a taxa de rejeição afeta meu site? 

A taxa de rejeição é vista de forma bastante negativa. Imagine: um usuário entra no seu site e o abandona após visitar apenas uma página. O que você vai entender? Que, provavelmente, ele não gostou do conteúdo e optou por sair, não é mesmo? No entanto, há outros motivos que podem tê-lo levado a sair sem realizar nenhuma ação, como a dificuldade de navegação ou o carregamento lento.

Enfim, a taxa de rejeição é capaz de indicar uma série de problemas que podem estar ocorrendo em seu site. Porém, é importante ressaltar que nem sempre ela é a “vilã” que pensamos. Isso porque quando é feito seu cálculo, o tempo que o usuário permaneceu na página não é considerado.

Ou seja, mesmo que uma pessoa fique por uma hora lendo todo o conteúdo disponível em uma única página e depois encerre a navegação, isso será considerado na taxa de rejeição. Por isso, é preciso avaliar conjuntamente outras métricas de engajamento, como o tempo de permanência médio na página.

O problema é que a taxa de rejeição pesa no ranqueamento do Google, que a relaciona com a qualidade do conteúdo. Sendo assim, mesmo que sua taxa não esteja tão coerente com todos os padrões de qualidade do seu site, ainda assim é preciso buscar formas para diminuí-la, já que isso é importante para o SEO do seu site.

Como diminuir a taxa de rejeição? 

Antes de fazer alguma ação para diminuir a taxa de rejeição, você deve estar se perguntando qual é o valor ideal dessa métrica, não é mesmo? Na verdade, não existe um percentual definido, pois ele depende de uma série de fatores, mas, geralmente, a média para um site de conteúdo deve ser entre 40% a 60%.

Se você acredita que sua taxa de rejeição está muito alta, as dicas a seguir são fundamentais nesse momento:

  • Atente à experiência do usuário

    Seu site pode até ter um conteúdo bacana e de qualidade. Mas se ele não oferecer uma boa experiência de navegação para o usuário, o conteúdo pode não fazer nenhuma diferença!

    Para isso, é necessário que o layout do site seja adaptado para dispositivos móveis (smartphones e tablets), organizado e com textos que facilitem a leitura, com blocos pequenos, subtítulos, marcadores e imagens.

  • Utilize CTAs eficientes

    call-to-action (CTA) — que nada mais é do que a chamada para uma ação — precisa atrair a atenção do usuário. Assim, ele tende a interagir mais com o seu site, clicando em links e botões, sendo direcionados para outras páginas.

    Uma dica para um bom CTA é oferecer alguma vantagem: assinatura de newsletter, auxílio de um especialista, download gratuito de um e-book, etc.

  • Verifique o tempo de carregamento

    Se sua página está demorando demais para carregar, é bem provável que o usuário desista da navegação, e, pior, vá para o site do seu concorrente. Existem algumas ferramentas que podem te ajudar a avaliar a velocidade do carregamento do seu site, como a Google PageSpeed ​​Insights.

  • Insira links internos

    Quando você estiver criando um conteúdo e já existir algo relacionado no seu site, não deixe de criar um link entre eles. Desse modo, você enriquece o seu texto, fazendo com que o usuário interaja com sua página e, consequentemente, contribua para a diminuição na taxa de rejeição.

E ai, conseguiu entender o que é taxa de rejeição? A autoridade online também faz parte desse processo. Nesse post ensinamos como construí-la. Confira!

SEO Técnico: o guia

As estratégias de SEO são fundamentais para o sucesso de um negócio online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *